Ano Internacional do Som 2020 destaca papel que o som desempenha em todos os aspectos da sociedade



Ano Internacional do Som 2020 destaca papel que o som desempenha em todos os aspectos da sociedade

O Ano Internacional do Som é uma iniciativa global para destacar a importância de ciências e tecnologias sólidas e afins para todos na sociedade. O Ano Internacional do Som consistirá em atividades coordenadas em nível regional, nacional e internacional.

 

Essas atividades terão como objetivo estimular a compreensão em todo o mundo do importante papel que o som desempenha em todos os aspectos da nossa sociedade. Além disso, essas atividades também estimularão a compreensão da necessidade do controle do ruído na natureza, no ambiente construído e no local de trabalho.

 

O som desempenha um papel importante em todas as atividades humanas e as aplicações da acústica são encontradas em quase todos os aspectos da sociedade moderna. As subdisciplinas incluem aeroacústica, áudio, processamento de sinais, acústica arquitetônica, bioacústica, eletroacústica, ruído ambiental, acústica musical, controle de ruído, audição e psicoacústica, acústica física, fala, ultrassom, som subaquático e vibração.

 


(Imagem: Sound 2020/Reprodução)

 

O som é uma parte essencial da comunicação entre os seres humanos - na forma de fala, como um som de aviso, e também na música e sons criativos. No entanto, há uma preocupação com o excesso de som, que se transforma em ruído e precisa ser controlado para garantir ambientes de vida e trabalho aceitáveis e seguros.

 

 

Sobre o ano do som

 

O Ano Internacional do Som (IYS 2020) é uma iniciativa global para destacar a importância do som em todos os aspectos da vida na Terra e levará ao entendimento de questões relacionadas ao som nos níveis nacional e internacional.

 

A Comissão Internacional de Acústica (ICA) está mobilizando suas Sociedades Membros e Afiliadas Internacionais para promover as melhores práticas de som durante o ano de 2020 para criar um Ano Internacional do Som (IYS 2020).

 

Isso foi inspirado pelos esforços da La Semaine du Son (A Semana do Som), para obter a aprovação do Conselho Executivo da UNESCO da resolução 39C / 49 “A importância do som no mundo de hoje: promovendo as melhores práticas” a ser incluída na a agenda da 39ª Conferência Geral da UNESCO em 2017.

 


 

A recomendação nesse documento (seção 10) foi adotada como Resolução 39C / 59 da Assembleia Geral. O Ano Internacional do Som 2020 segue naturalmente como uma importante contribuição para essa resolução.

 

 

O que é som?

 

O som é o que ouvimos - pessoas conversando, música, barulho da cidade. Também há sons que não ouvimos, infrassom e ultrassom.

 

O som é uma grande parte de nossas vidas de várias maneiras. Nós nos comunicamos através do som. Os sons de aviso nos alertam para o perigo. A música, seja um concerto em um salão de orquestra ou nosso próprio canto no chuveiro, traz prazer e riqueza para nossas vidas. O som tem aplicações importantes na medicina, incluindo estetoscópios e imagens ultrassônicas.

 


 

Nem todo som é bom. Som indesejável - ruído - é onipresente na sociedade moderna. Irritação, perda de audição e efeitos não auditivos podem resultar em problemas. Muitos pesquisadores estão abordando os problemas. As abordagens que estão sendo investigadas incluem técnicas para reduzir o ruído na fonte, mapeamento do ruído na cidade, barreiras contra o ruído nas rodovias, protetores auditivos ativos e passivos e muito mais.

 


A ciência do som

 

Acústica é a ciência que investiga a produção, controle, transmissão, recepção e efeitos do som. A gama de tópicos em estudo é enorme, desde o design de salas de concerto até a ecolocalização de presas por morcegos, desde o ruído do tráfego nas estradas até os implantes cocleares.

 

Muitas vezes, é necessária uma abordagem multidisciplinar. Investigadores com diversas origens podem estar envolvidos, das ciências da vida, das ciências físicas e muito mais. Pessoas que fazem acústica são conhecidas como acústicos.

 

 

Calendário de eventos

 

O Ano do Som será comemorado com eventos originários nos níveis regional, nacional e internacional.

 

A Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), por exemplo, vai realizar o12º Congresso Iberoamericano de Acústica (FIA 2020) em Florianópolis, de 20 a 23 de setembro de 2020. A programação incluirá palestras de especialistas mundialmente renomados, bem como apresentações de trabalhos e pôsteres sobre temas relacionados às áreas de Acústica e Vibrações. Uma exposição técnica com os últimos avanços em produtos e equipamentos e o XXIX Encontro da SOBRAC ocorrerão em paralelo ao Congresso.

 


(Imagem: Sound 2020/Reprodução)

 

O FIA2020 tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais dos países ibero-americanos que atuam em questões de Acústica, Vibrações e áreas correlatas. Busca-se criar um ambiente de discussão entre as pessoas envolvidas na produção, difusão e aplicação de técnicas e processos nos campos de abrangência.

 

Confira aqui a Lista Completa de Eventos.

 

 

Por conforto acústico, escritórios exigem flexibilidade na arquitetura dos ambientes

 

A organização de planta livre - open plan (escritórios coletivos e panorâmicos) - que dominou a arquitetura e o layout corporativo no final da década de 50 e início dos 60 começa a ser substituído por espaços mais flexíveis e divididos por zonas ou células. Muitas vezes até por salas fechadas.

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde e Segurança do Trabalho, na França, mostrou que trabalhar o dia todo exposto a conversas paralelas e inteligíveis pode gerar cansaço, stress e efeitos nefastos nos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.

 


(Foto: ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica/Reprodução)

 

A integração e a ampla visão das equipes em um mesmo ambiente de um escritório open plan e panorâmico parecia ser o cenário ideal para as empresas no final da década de 50 e início da de 60, após os ambientes de escritórios passarem por variações de modelos como Bull Pen, Single Office e Executive Core.

 

Essa organização de planta livre que dominou a arquitetura e o layout coorporativo há décadas está sendo substituída por espaços mais flexíveis e divididos por zonas ou células. E um dos principais motivos dessa transformação é o conforto acústico.

 

 

Fontes:

- ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Sound 2020

- FIA 2020


Pós-Graduação