David Adjaye é o primeiro vencedor do Prêmio Charlotte Perriand



David Adjaye é o primeiro vencedor do Prêmio Charlotte Perriand

Adjaye Associates / Darren Bradley / ArchDaily Brasil - Reprodução

 

Elogiado pelas suas impactantes contribuições à arquitetura, design e comunidade, Sir David Adjaye foi reconhecido com primeiro o Prêmio Charlotte Perriand, uma honra criada pelo Créateurs Design Awards que reconhece a excelência e integridade na indústria do design. O fundador da Adjaye Associates foi selecionado pelas suas realizações que "vão além de marcos na cidade", e pela sua abordagem holística e impactante no desenvolvimento de tipologias residenciais, comerciais e culturais.

 

Há dois anos, o Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou Sir David Adjaye como vencedor da Medalha de Ouro Real de 2021. Ele foi reconhecido por seu trabalho de mais de 25 anos, que alcançou reconhecimento internacional com uma série de intervenções pioneiras que vão desde casas privativas, exposições e design de móveis, até grandes edifícios culturais e masterplans.

 

Os seus projetos recentes incluem o 21º Serpentine Pavilion, que será realizado em colaboração com o artista americano Theaster Gates. A instalação de 2022 terá como título Capela Negra e “homenageará as tradições britânicas de produção artesanal e manufatura".

 


O distrito do patrimônio de Barbados. Imagem cortesia de Adjaye Associates/ ArchDaily Brasil - Reprodução

 

No final de 2021, David Adjaye foi anunciado como o arquiteto responsável pelo Distrito do Patrimônio de Barbados, dedicado a documentar e recontar o impacto da escravidão no país, assim como em culturas e nações do hemisfério ocidental. Para este projeto, o arquiteto recorreu à técnica e filosofia dos túmulos tradicionais africanos, locais de oração e pirâmides, e concebeu um espaço que homenageia os mortos, celebra os vivos e manifesta um novo futuro diaspórico para a civilização negra que é tanto do continente africano quanto distinta dele.

 

O arquiteto foi também recentemente contratado para projetar hospitais distritais, parte da iniciativa Agenda 111 do governo de Gana, selecionado entre os 30 arquitetos mais influentes de Londres.

 


Projeto preliminar para o Museu Edo de Arte da África Ocidental na Nigéria. Imagem cortesia de Adjaye Associates/ ArchDaily Brasil - Reprodução

 

Charlotte Perriand é uma artista modernista francesa, uma arquiteta e designer, considerada uma das pioneiras, porém neglicenciada pela indústria. Após estudos em design de mobiliário, Perriand foi despedida por Le Corbusier, afirmando que o seu escritório "não bordava almofadas".

 

No entanto, após ter seu trabalho exposto no Salon d'Automne, foi contratada pelo arquiteto como designer em seu escritório. Perriand é conhecida por produzir três das cadeiras mais emblemáticas de Le Corbusier: a B301, B306, e a LC2 Grand Comfort.

 

Na década de 1930, a arquiteta expressou o seu envolvimento em muitas organizações de esquerda, fundando a Union des Artists Moderns, em 1937. Com isso, ela começou a implementar a "humanização" do trabalho de Le Corbusier, permitindo que os seus projetos se tornassem mais acessíveis, funcionais e apelativos para as massas.

 

Em 1940, Perriand foi convidada a viajar para o Japão para se tornar conselheira do Ministério do Comércio e Indústria. Após a Segunda Guerra Mundial, foi detida por um bloqueio naval e forçada ao exílio no Vietnã, onde estudou desenho oriental, tecelagem e carpintaria, o que influenciou fortemente os seus desenhos mais tarde.

 


Charlotte Perriand, uma das quatro arquitetas destacadas no livro "Mulheres Arquitetas no Movimento Moderno" de Carmen Espegel. Imagem © Robert Doisneau [Wikimedia], sob licença pública/ ArchDaily Brasil - Reprodução

 

O Prêmio Charlotte Perriand foi fundado este ano pelo Créateurs Design Awards, e homenageia o legado de Charlotte Perriand. O prêmio será entregue anualmente a criativos influentes que seguem os passos de Perriand e abraçam a sua "visão e compromisso com a arquitetura, design e arte".

 

O CDA é um programa de premiação peer to peer, que destaca trabalhos extraordinários nas áreas de design de interiores, design de produtos e arquitetura. Os jurados do prêmio estão entre um distinto grupo de líderes de arquitetura e membros da imprensa internacional, que conta agora com mais de 200 profissionais de 32 países diferentes.

 

Fonte:

- ArchDaily Brasil


Pós-Graduação