Saiba quais cargos estão em alta na Egenharia



Saiba quais cargos estão em alta na Egenharia

Independente da área de atuação, todo profissional sonha em conquistar uma boa posição no mercado, e, consequentemente, um salário compatível com suas tarefas e obrigações. No âmbito da engenharia, não é diferente. Apesar da atual situação econômica do País, as empresas estão contratando mais especialistas para atuar em determinados campos do segmento. De acordo com a consultoria de recrutamento HAYS, o ano de 2017 será mais receptivo para os engenheiros do que 2016, principalmente no ramo de infraestrutura, energia e agronegócio.


O fenômeno é uma consequência das ações realizadas no ano passado pelas companhias, pautadas na redução dos custos, aumento da produtividade e ganho na eficiência operacional, motivando demissões e diminuição no número de engenheiros em certas especialidades. Em 2017, continua valendo a busca por melhoria contínua, qualidade e eficiência operacional, mas o cenário se tornou mais receptivo para candidatos a oportunidades profissionais.


Com essa realidade, quatro cargos ganham mais visibilidade e espaço no comércio, conforme aponta o relatório da consultoria. São eles: gerente de operação, responsável pela redução de custos na organização, coordenador de engenharia de confiabilidade, conhecido pela atuação no processo de recall de produtos como carros e celulares, gerente de saúde, segurança e meio ambiente, auxilia na redução das perdas financeiras por meio de processos judiciais nas áreas trabalhista e ambiental, e gerente de qualidade, que age no aprimoramento da qualidade do produto, sem que os custos de produção aumentem.


Em contrapartida, existe ocupações que estão sendo menos ofertadas, como gerente de pesquisa e desenvolvimento. O caso específico ocorre devido à decisão das empresas de concentrar seus esforços em produtos e serviços já existentes que sejam rentáveis e seguros, deixando o investimento para novos campos em um futuro próximo. Por isso, a chave para driblar situações como essas é investir na capacitação profissional nas áreas que estão em alta, no caso, infraestrutura, energia e agronegócio.


INBEC

Pós-Graduação

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.