(Foto: Agência CBIC/Reprodução)
O crescimento da construção civil no Brasil já foi
anunciado e entidades preveem um aumento de 3% em média para 2020. Em
meio a um mundo cada vez mais digital e buscando mudar a realidade do setor,
soluções em tecnologia não param de aparecer. Canteiro de obras, departamento
pessoal, logística e gestão ganham aliados
digitais para melhorar produtividade e gerar crescimento.
O canteiro de obras já conta com inovações que vão de
tijolos tecnológicos e fábrica de casas automatizadas, a impressoras 3D e
realidade aumentada. Porém é a gestão
eficiente que será a grande responsável em alavancar o setor como previsto.
Para isso, diferentes funções ganham aliados poderosos da tecnologia: as soluções SaaS ou Software as a Service.
Isso é, programas que automatizam serviços básicos ou burocráticos na indústria
ou construtora e aumentam a produtividade, trazendo economia.
Conheça quatro
startups que estão fazendo a diferença no mercado da Construção
Civil por trazer inovação para otimizar a gestão em diferentes
frentes:
Fretefy:
Eficiência logística para indústrias e distribuidores de materiais de
construção
(Foto: Fretefy/Facebook/Reprodução)
Aço,
cimento, madeira, tubulações, acabamentos. Os materiais de construção ao saírem
da indústria até chegarem aos grandes atacadistas passam por um sistema
logístico complexo e que traz prejuízos
para o setor.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Fretefy, plataforma digital de eficiência logística, mostrou que 80% das cargas possuem atraso nas entregas ou chegam com avarias. Isso significa clientes insatisfeitos, falta de material no mercado e interrupção nas vendas. Para garantir a qualidade na entrega de materiais de construção, o Fretefy trouxe uma solução logística para indústria e centros distribuidores. A plataforma faz a gestão completa da jornada desde oferecimento e acompanhamento das cargas com rastreabilidade e visibilidade total até a entrega.
Informações como previsibilidade
de entrega e localização online do veículo, que antes ficavam nas mãos das
transportadoras, passam para as mãos da indústria e/ou distribuidor
(embarcador). Com esse controle, o proprietário da carga pode oferecer ao seu
cliente final, seja ele um lojista ou atacadista da construção Civil, transparência
total no processo de entrega da carga, com garantia
no prazo.
De acordo com levantamento junto a clientes, o Fretefy
reduz o trabalho operacional em mais de
30% dentro do departamento de logística. Esse resultado é alcançado devido
a vários fatores. Alguns deles são: oferecimento automático da carga para
autônomos ou transportadoras homologadas, tracking em tempo real, registro de
comprovante de entrega online e possibilidade de agilidade na troca de
informações entre todas as partes envolvidas. Ainda há a gestão de indicadores,
com KPIs que ajudam o gestor a identificar gargalos, falhas e otimizar o
serviço de entrega.
Tecza:
Gestão e contratação de mão de obra com alta performance
(Foto: Tecza /Facebook/Reprodução)
A tecnologia do Tecza
oferece um serviço de contratação e
gestão simplificada de fornecedores para a obra. Por meio da plataforma
digital é possível buscar a mão de obra com o melhor custo benefício disponível
na região e acompanhar o que está acontecendo no canteiro de obras de maneira
remota.
Um levantamento da plataforma mostrou que com a gestão
simplificada é possível aumentar a
produtividade na execução do serviço em até17%. A Tecza funciona como uma
empreiteira online que faz os registros diários do serviço, dessa forma,
promete reduzir em até 42% o volume de
trabalho da equipe de gestão da construtora, assegurando que a entrega seja
feita de acordo com o padrão de qualidade combinado e dentro do prazo estabelecido.
Pontomais: Gestão de pessoas e produtividade
(Foto: Pontomais/Facebook/Reprodução)
Cada vez mais a gestão de pessoas vem sendo a máxima para
empresas que querem garantir crescimento e alta produtividade. Os desafios para
o departamento pessoal são muitos, principalmente dentro da indústria da
construção e no canteiro de obras, que sofrem com a falta de qualificação da mão de obra. No final de 2019 a mão de
obra foi responsável por puxar os custos da Construção Civil, com alta na casa de 0,47%, segundo o IBGE,
a maior desde 2014.
Recrutar e reter talentos exige tempo e dedicação. Com o
objetivo de tirar o lado burocrático dos profissionais de RH, para que tenham
mais tempo para gerir pessoas é que surgiu a Pontomais. O
sistema é líder de mercado no controle digital de jornada e tem como
diferencial ser integrado diretamente
com a folha de pagamento do funcionário.
“O que antes demorava uma semana, hoje pode ser feito em um dia. Isso faz com que o RH fique mais
estratégico, pois, quando os profissionais conseguem automatizar algumas
funções, ganha-se tempo para desenvolver estratégias para alavancar a empresa”,
explica Silvana. O controle digital permite que a empresa consiga atender e
gerir as diferentes necessidades de jornadas, dentro da lei. Isto é, equipes
externas, trabalhadores remotos, jornadas intermitentes, hora extra noturna.
Prevision:
Planejamento eficiente e gestão enxuta para empreendimentos
(Foto: Prevision/Linkedin/Reprodução)
Hoje em dia atraso e orçamento estourado são sinônimos de obra. Em
média, orçamentos chegam a ultrapassar aproximadamente 20% do valor inicial. Para resolver esses problemas cruciais da
Construção Civil que envolvem principalmente gestão, é que foi criada a Prevision. A
startup atua em mais de 60 empresas espalhadas em 11 estados do país, entre
elas Alphaville, Direcional e Laguna, aplicando o método Lean Construction
(construção enxuta) e conceitos da gestão ágil.
“Sabemos, de acordo com alguns parceiros, que obras que
adotam o Lean
Construction e métodos de gestão podem ter até 6% de economia no prazo e custo total da obra. A Prevision
busca proporcionar esse ganho. Desenvolvemos um software para planejamento e
gestão física da obra que ajuda construtoras e incorporadoras a terem mais
previsibilidade, domínio dos processos e economia de tempo ao longo da execução
de seus empreendimentos, e já realizamos mais de 170 obras, em pouco mais de 2
anos de empresa”, explica Yan Bendin, COO da Prevision.
Isso é possível, pois com o uso da plataforma é possível
criar o cronograma da obra, atualizá-lo
facilmente e acompanhar o seu desempenho. As informações geram um banco de
dados que sintetiza os principais indicadores dos empreendimentos e permitem
otimizar a gestão da obra.
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