Coordenação do Curso
  • ANA SILVIA PEREIRA SANTOS

    D. SC. ANA SILVIA PEREIRA SANTOS

    Doutora em Engenharia Civil e Ambiental - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira... Doutora em Engenharia Civil e Ambiental - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil - Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, gestão de resíduos sólidos e controle de poluição das águas. Ainda leciona disciplinas de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Veja Mais Voltar

Conteúdos Relacionados

ACESSE NOSSO BLOG

PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL - 400h

PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL - 400h

Objetivos

Capacitar e qualificar profissionais em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes técnicas e tecnologias, além de diferentes estruturas políticas, com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos Sistemas de Saneamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fornecer dados e embasamento teórico e prático para compreensão e aplicação de conceitos;

Fornecer ferramentas e parâmetros para dimensionamento e elaboração de Projetos de Sistemas de Saneamento;

Propor ambiente de troca de informações e amplas discussões relacionadas ao tema saneamento em metodologias pedagógicas específicas para cursos de Pós-Graduação, com dinâmicas de grupo, exercícios aplicados, cases e visitas técnicas; 

Formar profissionais qualificados para atendimento da demanda do mercado de projetos, obras e operação e manutenção de sistemas de saneamento.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Justificativa

No Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS, em seu último Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto – 2013, lançado em dezembro de 2014, 93,0% da população urbana é atendida por rede de abastecimento de água e somente 56,3% é atendida com coleta de esgoto. Em relação ao esgoto gerado, somente 39,0% sofre algum tipo de tratamento.

Neste cenário, mais de 60% do esgoto doméstico gerado no Brasil é lançado in natura nos corpos d’água e os outros quase 40% passam por tratamento, em uma tentativa por parte dos prestadores dos serviços de água e esgoto de enquadrarem os seus efluentes às legislações federal e/ou estadual.

Público alvo

Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos de Serviços de Saneamento, outros profissionais de serviços de saneamento do setor público e privado, com curso Superior.

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.