Coordenação do Curso
  • ROGERIO HENRIQUE FRAZÃO LIMA

    M. SC. ROGERIO HENRIQUE FRAZÃO LIMA

    Doutorando em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (ULISBOA) - Portugal, Mestre em Arquitetura pe... Doutorando em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (ULISBOA) - Portugal, Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU-UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma e suas aplicações em projetos de intervenções no patrimônio (HBIM), em projetos arquitetônicos e em analises automatizadas de projetos. Veja Mais Voltar

    LUCIANO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

    GRAD. LUCIANO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

    Arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e conservador dos Museus Castro... Arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e conservador dos Museus Castro Maya. Professor de História da Arte e da Arquitetura, restaurador de monumentos pelo Instituto Ítalo Latino Americano de Roma, diretor do Ateliê Belmonte Escritório de Arquitetura, decoração e design. Veja Mais Voltar

Conteúdos Relacionados

ACESSE NOSSO BLOG

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PRESERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO: ARQUITETURA E ARQUEOLOGIA - 400h

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PRESERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO: ARQUITETURA E ARQUEOLOGIA - 400h

Objetivos

Coordenada pelos Professores M. Sc. Rogério Lima e Esp. Luciano Cavalcanti a Pós-Graduação lato sensu - Preservação e Restauro do Patrimônio Histórico Edificado - Arquitetura e Arqueologia tem como principal objetivo formar profissionais que possam desenvolver trabalhos nas áreas de arqueologia histórica e projetos de intervenções em edifícios históricos, com foco na reinserção do bem histórico no cotidiano das cidades.

Com carga horária de 400h a Especialização em Preservação e Restauro do Patrimônio Histórico Edificado é um curso pioneiro, que vem atender ao expressivo número de sítios históricos espalhados pelo país, com intuito de valorizar sua importância simbólica, social e funcional, e pra isso faz-se necessário a formação de profissionais aptos a documentar, restaurar, conservar e desenvolver tais edificações a fim de proteger este patrimônio cultural do povo brasileiro.

Devidamente conectado com as normas brasileiras, nosso Curso de Preservação e Restauro do Patrimônio Histórico Edificado foi concebido para atender as demandas de intervenção, sem infringir as características originais das edificações. Para tanto, dentro da grade de disciplinas abordaremos assuntos fundamentais como Teoria e história do restauro - 20h, Preservação e proteção do patrimônio cultural - 20h, Centros históricos: conceitos e aspectos socioeconômicos - 20h, dentre outras.

Além das disciplinas que fundamentam a atividade, nosso Curso de Preservação e Restauro  apresenta 20h de Adaptabilidade e preservação do patrimônio, 20h de Metodologia do projeto de restauro, 20h de Método e técnica em pesquisa arqueológica, 20h de Práticas de identificação e documentação do patrimônio cultural, 20h de Requalificação urbana de centros históricos, além de disciplinas de arqueologia e museologia.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.