A IMPORTÂNCIA DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS ESPECIALIZADOS NOS HOSPITAIS - NECESSIDADE COMPROVADA - SP

É o tema da palestra que Fumio Araki , Especialista em Engenharia e Manutenção Hospitalar, professor e coordenador do INBEC, apresentará no dia 26 de março de 2020 às 19:30 horas, no auditório da UNIP - Campus Paraíso – Rua Vergueiro 1211 – Paraíso – SP.

Atuando desde de 1979 como gestor responsável pelo Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção Hospitalar em vários hospitais brasileiros de grande porte, públicos e privados, Fumio Araki efetuou também consultorias e treinamentos em Hospitais de Angola – Luanda e continua a disseminar as suas experiências práticas através dos cursos práticos de extensão e de pós graduação pelo INBEC – Instituto Brasileiro de Educação Continuada atuante em todo o território nacional com mais de 35 unidades nas principais capitais.

Em sua palestra, Fumio Araki abordará a necessidade plenamente comprovada de arquitetos e engenheiros especializados nos hospitais apresentando vários cases e cenários reais. Na sua concepção, projetar, construir e manter um complexo hospitalar em pleno funcionamento de forma correta e segura é uma das especialidades de arquitetura e de engenharia mais complexas do mundo em função da diversidade de instalações e de equipamentos que compõem a sua infraestrutura, e principalmente pelo fato de tratar-se de ambientes onde pacientes correm riscos de morte 24 horas por dia e, portanto, não são permitidas falhas técnicas e operacionais em hipótese alguma. Projetos de arquitetura e de instalações, operação e manutenção, elaborados por profissionais especializados são fundamentais e obrigatórios nesses ambientes.

Recentemente, o Tribunal de Contas da União do Distrito Federal divulgou uma nota afirmando que “ o maior problema nos hospitais é a falta de engenheiros e arquitetos especializados”. Além disso, a enorme quantidade de incêndios nos hospitais presenciados nos últimos meses e anos por problemas técnicos, reforçam a necessidade da presença e atuação de arquitetos e engenheiros especializados.

Abordará também o panorama geral com a tendência da saúde no Brasil até o final do século com o envelhecimento e encolhimento da população e que já está tendo alguns impactos na concepção dos espaços de saúde.

Palestrante(s)

  • Foto do palestrante: FUMIO ARAKI
    ESP. FUMIO ARAKI Especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública/USP, Especialista em Segurança do Trabalho pela UNICAMP / FUNDACENTRO, G... Especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública/USP, Especialista em Segurança do Trabalho pela UNICAMP / FUNDACENTRO, Graduado em Engenharia Civil pela UNICAMP. Tem mais de 40 anos de gerenciamento em Engenharia e Manutenção Hospitalar, Engenharia Clínica, Serviços de Apoio (lavanderia, higiene, segurança patrimonial, segurança do trabalho, suprimentos) em hospitais de grande porte de São Paulo. Atuou como Gerente de Planejamento de Obras Industriais na Construtora Toda do Brasil SA. Foi coordenador e professor de cursos de Especialização Lato Sensu em Manutenção e Engenharia Hospitalar – Faculdade de Administração Hospitalar IPH – de 2000 a 2006, e na FEI- Faculdade de Engenharia Industrial de 2006 a 2010.  Atual : - Coordenador e professor dos cursos de extensão e de pós graduação de Engenharia e Manutenção Hospitalar do INBEC. Veja Mais Voltar

Ilustração do evento "A IMPORTÂNCIA DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS ESPECIALIZADOS NOS HOSPITAIS - NECESSIDADE COMPROVADA - SP"

  • 14/04/2020 19:30
  • Auditório da UNIP - Campus Paraíso Rua Vergueiro, 1211 - Aclimação, São Paulo - SP, São Paulo - SP
Entrada Gratuita
Efetuar cadastro no evento