INDÚSTRIA 4.0: DO FÍSICO AO DIGITAL - UMA NOVA ERA 3

A quarta revolução industrial inciou no inicio dos anos 2000 com a popularização da internet e o desevolvimento expondencial de novas tecnologias e linguagens de programação que utilizam a comunicação ou a internet como base. Assim, em 2012, o Governo Alemão cunhou o termo Industry 4.0 ou Indústria 4.0, em português, a fim de desenvolver a competitividade da Industria Alemã na nova era tecnologica. A Indústria 4.0 é baseado no Cyber Physical System (CPS), isto é, integração entre o físico e o ciber, o digital e o virtual. Este termo é associado muitas vezes a Internet of Thing (IoT) ou Internet das Coisas, em português, e a Quarta Revolução Industrial.

A digitalização e virtualização é um caminho que a sociedade está trilhando para atividades pessoais, laborais, novos negócios e toda e qualquer processo que permita criar um gêmio digital. Caminho este que seguia em passos lentos e compassados até surgir uma pademia que nos obrigou a ficar em casa e repensar todo o modelo de sociedade e vida a qual levamos, e fazer assim, descobrir novas atitudes, ferramentas, assuntos e conhecimentos. Expondo nossa criativade ao máximo para solucinar nossos problemas diários. Esse fenômeno está acelerando o processo de digitalização e virtualização do mundo, da sociedade e de nossas vida, e a grande pergunta é: como será após todo esse processo? O mundo será como antes? O mundo será melhor ou será pior? Talvez seja diferente! Apenas diferente. E ser diferente nos levará a pensar, agir e viver diferente. Logo, qual é uma das possibilidades para as empresas como um todo no mundo, e na construção civil? Será a digitalização e virtualização uma dessas possibildades?

Esse seminário tem como objetivo abordar o que é a indústria 4.0, suas componentes, características, aplicações, benefícios, barreiras e desafios para todas as áreas, sem foco em área específica (Davi Teixeira). Em seguida a aplicação no Smart Building com o Building Information Modeling (BIM ) (Rogério Lima) e o nas Smart Cities com o City Information Modeling (CIM) com foco na Big Data e Sintaxe Espacial (Antonio Paulo ).


Palestrante(s)

  • Foto do palestrante: DAVI TEIXEIRA PINHEIRO
    ESP. DAVI TEIXEIRA PINHEIRO Aluno do Programa Doutoral em Engenharia Civil Engenharia Civil (PRODEC) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Mestre em Admi... Aluno do Programa Doutoral em Engenharia Civil Engenharia Civil (PRODEC) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Mestre em Administração e Controladoria pela UFC e Professor do Departamento de Construção Civil (DCC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (campus Fortaleza). Graduado em Engenharia Civil e Engenharia de Produção Mecânica pela UFC, Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Atuou como Coordenador de Obras Públicas da Construtora Castelo Branco (CCB), Coordenador de Infraestrutura da Secretaria Regional II da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Coordenador da Assessoria dos Projetos Especiais da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e, também, como professor do Instituto de Educação Continuada (INBEC) nos cursos de extensão e especialização na área da engenharia civil. Veja Mais Voltar

  • Foto do palestrante: ANTONIO PAULO H. CAVALCANTE
    D. SC. ANTONIO PAULO H. CAVALCANTE Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, PPG-FAU/UnB, Mestre em Engenh... Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, PPG-FAU/UnB, Mestre em Engenharia de Transportes pelo PET-COPPE/UFRJ, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFC. Participante dos Grupos de Pesquisas: Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização, DIMPU e do GTTEMA - Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente - DET/UFC; RedePGV, Rede Ibero - Americana de Estudos em Pólos Geradores de Viagens. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, PETRAN - UFC. Atualmente é professor adjunto 1 da UFC, atuando como docente de graduação para as disciplinas: Desenho para Engenharia, Desenho Assistido por Computador (todas as engenharias); Desenho Técnico e Geometria Descritiva (Arquitetura/Urbanismo e Design); Planejamento Urbano e os Transportes (Arquitetura/Urbanismo, Engenharia Ambiental, Geografia e Engenharia Civil). É colaborador no Grupo de Pesquisas em em Estratégias de Energias (PEE), programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e do LACER, Laboratório de Combustões em Energias Renováveis, ambos da UFC.Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento Urbano e de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem da oferta, congestionamentos, macroacessibilidade em cidades, pólos geradores, transportes e uso do solo, estacionamentos, sistema de informações geográficas e ensino de engenharia. Atualmente é Prof. Associado do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica em Engenharia e Arquitetura( DIATEC/UFC. Veja Mais Voltar