LEAN CONSTRUCTION, UM CHOQUE DE GESTÃO NA OBRA

O que é o “Lean Construction”, sua metodologia, seus princípios, quais os seus benefícios, quais sistemas disponíveis que a utilizam. Estudo de caso. 

Quem está construindo ou reformando sabe bem que o orçamento parece ser sempre menor do que as necessidades da obra. Isso porque, além do material necessário para a construção tradicional, pensasse que é preciso, sempre, comprar um pouco mais para cobrir eventuais problemas nos materiais ou falhas pela necessidade do produto. No fim da construção, esses pequenos excessos podem somar até 30% do total empenhado.

No caso do pequeno construtor, assim como das grandes empresas a percepção da falta de planejamento, a mão de obra sem preparo e a falta de organização no armazenamento dos materiais já faz com que se procurem uma forma ou um sistema de melhorar o processo e conter o desperdício.

Com esse novo pensamento, as empresas estão buscando novas metodologias e sistemas. Estão se empenhando pouco a pouco na utilização de novas ferramentas de gestão e com isso chegando à conclusão que podem aumentar seu rendimento na obra, podem reduzir desperdícios, podem fazer com que seus trabalhadores da obra estejam aptos a utilizar materiais e equipamentos de forma mais consciente e econômica.

Vem aí um choque de gestão na obra, através da utilização das ferramentas Lean Construction.

Palestrante(s)

  • SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA
    M. SC. SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho -... Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Especialista em Avaliação e Perícias Judiciais - UFF, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Professora convidada na disciplina Engenharia de Meio Ambiente de 2008 até 2012 (EP/DRHIMA/UFRJ) Professora de cursos de pós graduação na área de Gestão Ambiental, Perícias Ambientais, Perícias Ambientais, Perícias Judiciais e Tecnologias e Inovações na Construção Civil desde 2009 (INBEC, UNIC). Pesquisadora UFRJ - NASA (CNPq) desde 2008 - Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais - NASA; Membro do Diretório de Pesquisa Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ/CNPq) Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) dos cursos: MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia da Construção e MBA Planejamento e Controle de Obras. Veja Mais Voltar

LEAN CONSTRUCTION, UM CHOQUE DE GESTÃO NA OBRA
  • 14/02/2019 19:00
  • Auditório do CREA-MS Rua Sebastião Taveira, 272 Monte Castelo, Campo Grande - MS

Entrada: Gratuita

Inscrever-me

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.