Manifestações patológicas, técnicas de recuperação e reforço de estruturas em concreto.

Recuperação e reforço de estruturas

Assuntos abordados:

• Patologia x Manifestações patológicas;

• Prognostico, diagnostico e terapias das estruturas de concreto;

• Agentes de degradação em estruturas de concreto;

• Ensaios em concreto – estado endurecido;

• Recuperar e/ou reforçar;

• Técnicas de reforço;

Quando falamos em estruturas, é importante abranger o tema de envelhecimento e degradação das mesmas. Estas patologias agem em conjunto, seja por ações do intemperismo, fatores externos ou até mesmo por processos construtivos inadequados. Assim, é imprescindível que se tenha profissionais aptos a realizar diagnósticos de tais patologias e propor terapias para melhoria ou recuperação destas estruturas. 

Podemos fazer uma breve comparação de uma estrutura ao corpo humano, pois ambos emitem sinais e sintomas de que algo não está a contento. Podemos tomar por exemplo uma simples febre que quando aparece nos deixa em alerta de que há algo errado em nosso corpo. Comparamos esta mesma febre, que é vista como um sinal de algo errado, à uma fissura e/ou rachadura em um elemento; de imediato isso nos alerta a algo errado podendo ser consequências de variações térmicas ou até mesmo um recalque de fundação.

É imprescindível realizar um diagnóstico correto destas patologias para que se possa escolher e aplicar terapias de forma correta. Comparando novamente patologias de estruturas com patologias humanas, se é realizado um diagnóstico errôneo de determinada doença e é aplicado uma terapia, seja medicamentosa ou alternativa, de forma errônea também, a patologia pode agravar e ser fata. O mesmo pode acontecer com um diagnóstico errôneo de uma patologia em estruturas. Cabe ao profissional patologista realizar um correto diagnóstico e escolher terapias certeiras e eficazes que levem à recuperação e/ou reforço das estruturas. A recuperação e o reforço de estruturas são técnicas que visam reabilitar e/ou possibilitar que as estruturas recebam novos carregamentos, ou em alguns casos, pode-se atingir os dois objetivos simultaneamente, dependendo do processo de degradação existente.


Palestrante(s)

  • ALBER VITORINO
    ESP. ALBER VITORINO Graduado – Centro universitário Univag; Especialista em estruturas de concreto e fundações – INBEC; Mestrando em ciências da Educação – Ênfase em enge... Graduado – Centro universitário Univag; Especialista em estruturas de concreto e fundações – INBEC; Mestrando em ciências da Educação – Ênfase em engenharia civil – USD Universidad; Engenheiro Civil – Responsável técnico da empresa El Condor Engenharia, onde atua com atividades de controle tecnológico de concreto, solos e pavimento; Laudos técnicos; Patologias das estruturas; Recuperação e reforço de estruturas em concreto Veja Mais Voltar

Manifestações patológicas, técnicas de recuperação e reforço de estruturas em concreto.
  • 15/04/2019 19:30
  • Local: Auditório do CREA - MT Av. Historiador Rubens de Mendonça, 491 - Araes, Cuiabá - MT, Cuiabá - MT

Entrada: 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

Inscrever-me

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.