Novos desafios do tratamento da água para fins potáveis

Apesar do abastecimento de água ser o serviço do saneamento com maior amplitude de atendimento, aspectos relativos a sua disponibilidade e qualidade ainda requerem atenção. Quando lançamos o olhar para a Estação de Tratamento de Água (ETA), torna-se fundamental a compreensão desta com uma unidade produtora de água com restritivo selo de qualidade (potabilidade) e, para tal, geradora de resíduos. Sendo assim, o adequado gerenciamento dos recursos e potencialidades é um desafio para o prestador deste serviço.

Neste sentido, a atual exposição dos mananciais à novos contaminantes, decorrentes da inadequada gestão das águas residuárias, torna-se aspecto importante para produção de uma água segura ao consumidor. O reconhecimento e o controle destes contaminantes emergentes na fonte e a utilização do Plano de Segurança da Água como ferramenta de controle de risco são determinantes na potabilização da água.

Outro tema ainda distante da solução efetiva é a gestão dos resíduos da ETA, cujo manejo inadequado contrasta com a requisição de qualidade de água dos mananciais de abastecimento. Quantificar, qualificar e gerenciar adequadamente este lodo são ações fundamentais para redução dos seus impactos ambientais, além de contribuir para eficiência energética nas estações de tratamento de água.

Palestrante(s)

  • IENE CHRISTIE FIGUEIREDO
    D. SC. IENE CHRISTIE FIGUEIREDO Doutora em Engenharia Civil (Tecnologia de Saneamento Ambiental) - COPPE/UFRJ; Mestre em Engenharia Ambiental – UFES, Graduação em Engenharia Civil. A... Doutora em Engenharia Civil (Tecnologia de Saneamento Ambiental) - COPPE/UFRJ; Mestre em Engenharia Ambiental – UFES, Graduação em Engenharia Civil. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ e Coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Ambiental (Escola Politécnica/UFRJ). Tem experiência na área de Eng. Ambiental e Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de tratamento de água e de esgoto, poluição e qualidade das águas, tratamento combinado de esgotos domésticos e lixiviados de aterros sanitários. Veja Mais Voltar

Novos desafios do tratamento da água para fins potáveis
  • 26/10/2017 19:00
  • Auditório do SENGE Rua Alexandre de Gusmão, 4 - Rio Vermelho, Salvador - BA

Entrada: Gratuita

Inscrever-me

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.

Matriz
Rua Joaquim Nabuco - 2906 - Dionísio Torres - Fortaleza - CE
CEP: 60125-121
Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856
E-mail: fortaleza@inbec.com.br
>> Nossas Unidades