CURSO DE EXTENSÃO - PRESENCIALInterpretação de Exames para confirmação diagnóstica na clínica de cães e gatos - 100h

OBJETIVOS

Aprimorar o conhecimento nos diversos segmentos da patologia veterinária e otimizar o uso dos exames laboratoriais como ferramenta de apoio ao diagnóstico na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais.

JUSTIFICATIVA

O profissional da área médica veterinária encontra no seu dia-a-dia inúmeras dificuldades quando examina um animal e procura formular um diagnóstico. Os sintomas apresentados pelos animais algumas vezes são atípicos e acabam por dificultar o diagnóstico. Por outro lado, por meio dos exames de laboratório, o clínico pode prescrever um tratamento adequado e observar o desenrolar da doença.
Novas tecnologias de diagnóstico continuam aparecendo para uso em laboratórios veterinários tornando o exame ainda mais preciso e essencial para o fechamento de diagnósticos de patologias em pets. Sendo assim, para prescrever tratamento é necessário que o médico veterinário tenha conhecimento na interpretação dos mais variados exames clínicos de cães e gatos.
Dessa forma, a interpretação de exames tem a finalidade de auxiliar na obtenção do correto diagnóstico, promovendo assim um melhor tratamento, e desta forma melhorar a qualidade de vida dos animais atendidos.

PÚBLICO ALVO

Médicos veterinários (clínicos, cirurgiões, intensivistas) e graduandos em medicina veterinária.

MÓDULO I - MSc. Michelle Costa e Silva

Hematologia

   Coleta de sangue venoso periférico

   Anticoagulantes

   Bioquímica do sangue
 
Hemograma

   Interpretação dos parâmetros celulares

Bioquímica clínica

Função renal

   Urinálise

   Uremias

Função hepática

   Indicações para exames hepáticos específicos

Função pancreática

   Pâncreas exócrino

   Pâncreas endócrino

MÓDULO II – Prof. DSc. Daniel Araújo Viana

Análise de exames dermatológicos

   Exames parasitológicos por raspado cutâneo

   Citologia cutânea

   Testes de meio de cultura de fungos dermatofitos

   Biopsia

   Culturas

   Sorologia
 
   Técnica de marcação imunológica

MÓDULO III – Profª. DSc. Cynthia Levi Baratta Monteiro

Análise ultrasonográfica

   Bases físicas da formação da imagem ultrassonográfica

   Artefatos de técnicas

   Técnicas de varredura da cavidade abdominal

   Semiologia ultrassonográfica

   Técnicas anestésicas utilizadas nos exames ultrassonográficos

MÓDULO IV – Profª. DSc. Paula Bitencout Vago

Analise radiológica

   Requisição de Exames Radiográficos

   Radiologia convencional

   Leitura interpretativa de radiografias

MÓDULO V – Profª. MSc. Lucelina da Silva Araújo

Analise microbiologia

   Exame direto ao microscópio;

   Micológico direto;

   Pesquisa de fungos, bacterioscopia;

   Cultura de urina, fezes e secreções em geral;

  Antibiograma;

  Líquor: coleta e exame bacteriológico.

MSc. Michelle Costa e Silva – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia. Mestrado em Ciências Veterinárias, na área de Vigilância Sanitária e Inspeção Sanitária, Reprodução e Produção Suína. Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Atuação e experiência em Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias. Professora das disciplinas de Patologia Clínica Veterinária, Interpretação de.Exames, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Tecnologia de Produtos de Origem Animal pertencentes ao Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Terra Nordeste (FATENE).

MSc. Daniel Araújo Viana - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Especialização em Clínica Médica e Cirurgia pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Biotecnologia da Saúde pela RENORBIO/UECE. Atualmente é Diretor Técnico Científico do Laboratório PATHOVET - Anatomia Patológica e Patologia Clínica Veterinária LTDA e Professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará, onde leciona as disciplinas de Patologia Geral Veterinária, Anatomia Patológica Veterinária, Diagnóstico Histopatológico, Citopatologia Veterinária e Medicina Legal Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal (rotina e pesquisa), atuando principalmente nos seguintes temas: patologia diagnóstica, citopatologia, histopatologia, oncologia, necropsia, patogenômica e proteômica de doenças infecciosas e neoplásicas, perícia veterinária e medicina legal veterinária.

DSc. Cynthia Levi Baratta Monteiro - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2006) tendo sido monitora da disciplina de Farmacologia Veterinária. Realizou mestrado (2008) e doutorado (2012) em Medicina Veterinária pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da mesma universidade e especialização em ultrassonografia de pequenos animais no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Pesquisa. Compôs o quadro de oficiais do quadro complementar do Exército Brasileiro ocupando o cargo de médica veterinária estando locada no 10º Depósito de Suprimentos pelo período de 2 anos (fev/ 2013 à fevereiro de 2015). Neste, trabalha no Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia e no canil desta instituição. Atualmente é professora da disciplina de Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Tecnologia do Nordeste - FATENE e veterinária responsável pelo setor de Diagnóstico por Imagem do hospital veterinário desta mesma Faculdade e presta serviço de ultrassonografia volante em clínicas particulares e criadores do Ceará.Tem experiência na área de Medicina Veterinária, em Reprodução Animal de Cães e Gatos, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de sêmen canino e ultrassonografia bidimensional e doppler reprodutiva canina e felina e pelvimetria e inspeção de alimentos e bromatologia.

DSc. Paula Bitencout Vago - Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Especialização "latu sensu" em Clínica e Cirurgia de grande animais na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais (2004), Especialização "latu sensu" em Diagnóstico e Cirurgia de equinos pelo Instituto Brasileiro de Veterinária (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2015) no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará, com concentração na área de Sanidade Animal. Atualmente é professora das disciplinas Clínica de Monogástricos, Clínica Cirúrgica II e Equideocultura na Faculdade Terra Nordeste (FATENE; Anatomia Funcional e Radiologia dos Animais Domésticos, Anatomia Radiológica Humana e Temas Tecnológicos em Biossegurança no curso de Radiologia e Anatomia Humana Geral no curso de Fisioterapia na DeVry Fanor, Fortaleza, Ceará. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica, Diagnóstico por Imagem e Cirurgia de Equinos.

MSc. Lucelina da Silva Araújo - Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA - (2010). Mestrado em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias - PPGCV, Faculdade de Veterinária (FAVET), Universidade Estadual do Ceará, UECE - (2012). Atualmente, doutoranda da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO.
 

Coordenação do Curso

D. Sc. Alan Diniz Lima - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2008, mestrado em Engenharia Agrícola pela UFC (2011) e doutorado (2015) Atualmente está como professor assistente Nível III da Faculdade Terra Nordeste (FATENE). Tem experiência na área de Estatística e experimentação Agrícola, Matemática, Agrometeorologia e Manejo de solo, água e planta.

D. Sc. Carlos Tadeu Bandeira deLavor - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1988) e Mestrado em Ciências Avícolas pela Universidade Estadual do Ceará (2004), Doutorado em Biotecnologia no programa Rede Nordeste de Biotecnologia - Renorbio (2011). Tem vasta experiência em Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal. Trabalha na área de Zootecnia e Extensão Rural, com ênfase em projetos de instalações para abrigo animal, manejo produtivo e sanitário e capacitação para Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de frango caipira para pequenos produtores; produção e reprodução de codornas e produção e reprodução de avestruzes. Tem experiência em coleta de sêmen de aves (Galos, Capotes, Perus e Faizões) e inseminação artificial de Capotes, Galinhas, Peruas e em incubação de ovos de algumas espécies de aves como: Struthio camelus, Numida meleagris, Coturnix coturnix e Gallus gallus. Tem experiência de ensino superior em Microbiologia, Parasitologia, Fisiologia, Histologia, Bioestatística, Embriologia, Ambiência e Bem Estar Animal, Deontologia Veterinária e Metodologia Científica (presencial e EAD). Coordena curso de Medicina Veterinária.
 

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



CURTA NOSSA PÁGINA