CURSO DE EXTENSÃO - PRESENCIALOrçamento e Licitações de Obras de Engenharia - 140h

Objetivos

Desenvolver e apresentar conhecimentos e habilidades necessárias para o desenvolvimento de orçamento de obras de engenharia e do processo de licitação. As aulas serão desenvolvidas de forma objetiva e prática, trabalhando com todas as áreas de desenvolvimento de um orçamento na qual os profissionais devem saber para exercer suas atividades de desenvolver projetos financeiros de custos de obras.

Público Alvo

Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Técnicos em Edificações e Profissionais que atual na área de orçamento de obras e licitações em empresas de engenharia. (Graduados ou cursando).

 

Disciplinas que Integram o Conteúdo do Curso

 

MÓDULO I - Conceitos Gerenciais Aplicados ao Desenvolvimento do Orçamento de Obras

Ementa:  Orçamento Estratégico, Tático e Operacional, Orçamento por Estimativa de Custo; Cálculo simplificado; Orçamento por estimativas; Orçamento Analítico; Interpretação do Projeto; Orçamento discriminado; Levantamento de Quantidades e Critérios; Preço unitário de materiais; Preço unitário de mão-de-obra; Taxas de Leis sociais e Riscos de trabalho; Custo Total.

MÓDULO II - Metodologia de Quantificação de Projetos de Edificações e Custos Diretos

Ementa: Filosofia Integrada de Quantificação, Quantificação de Projeto Arquitetônico, Quantificação de Projetos de Estrutura, Quantificação de Projetos de Instalações. As Composições de Preços Unitários; As cotações; A Apropriação; Os Cálculos; Critérios de Medição; Estruturas de Concreto.

MÓDULO III - Custos Indiretos: Taxa Administração, Custo financeiro, Leis Sociais e BDI

Ementa:  As Despesas Indiretas; As Taxas do BDI; Taxas que incidem sobre os custos; Taxas que incidem sobre o faturamento; A elaboração da Planilha de Vendas.

MÓDULO IV - Desenvolvimento de Cronogramas Físico, financeiro, Curva “S” e Histogramas

Ementa: Filosofia da Utilização de Cronograma, Integração do Cronograma com o Orçamento de Obras, Desenvolvimento de Cronograma Físico e Financeiro, Cronograma PERT- CPM, Cronograma de Linha de Balanço, Curva “S” e Histogramas.

MÓDULO V - Licitação de Obras de Edificações e Engenharia

Ementa: Conceito de licitação; Princípios da licitação; Finalidade da licitação; Fases da licitação: interna e externa; Competências para prática dos atos da licitação; Comissões de licitação; Tipos de licitação; Empresas em consórcio; Licitação deserta e fracassada; Vedações à participação na licitação.

MÓDULO  VI  -  Desenvolvimento  e  Cuidados  na  Elaboração  de  Editais

Ementa: Conceituação, Classificação e Tipificação de Editais de Obras e Serviços de Engenharia, Modalidades e Limites Contratuais, Direitos e Deveres dos Licitantes, Competência Técnica e Profissional, Impugnações de Editais e Contratos e Estudo de Caso.

MÓDULO  VII  -   Orçamento de Obras de Saneamento Ambiental.
Ementa:  Conceitos básicos de saneamento ambiental (Saneamento Básico – Água e Esgoto), Drenagem Superficial, Drenagem Profunda e Resíduos Sólidos), Modelos de Estruturas Orçamentárias, Parametrização de Orçamento para desenvolver projetos futuros e Custos Diretos e Indiretos de Obras de Saneamento).

M. Sc. Marcelo Augusto Farias de Castro - Mestre em Economia - CAEN/UFC, Especialista em Engenharia de Produção Civil - Universidade de Fortaleza, Engenheiro Civil - Universidade de Fortaleza. Sócio da MAFC -  Assessoria, Consultoria e Treinamento em Gestão e Finanças Imobiliárias.
 
M. Sc. Ari Holanda Júnior - Mestre em Administração de Empresas - Universidade de Fortaleza, Especialista em Gerência da Produção - Universidade de Fortaleza, Engenheiro Civil, Supervisor de Engenharia da Exact Invest Brazil.
 
Esp. André Quinderé Carneiro - Especialista em Gerenciamento de Projetos – FGV, Especialista com MBA em Gestão de Negócios – IBMEC, Engenheiro Civil. Professor da Disciplina - Gerenciamento da Construção Civil - UFC; Gerente da AVAL - Avaliações, Perícias e Projetos.
 
Esp. Eduardo Teixeira - Engenheiro Civil, Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia, Professor dos Cursos de Aperfeiçoamento em Licitação e Orçamento de Obras de Engenharia, Técnicas Construtivas; Medição, Fiscalização e Controle de Obras de Engenharia; Vistorias e Inspeções Prediais; Patologias e Recuperação de Estruturas de Concreto e Assistência Técnica e Perícias de Engenharia do INBEC. É assessor e consultor de prefeituras de municípios do estado do Ceará e consultor Técnico da SEINF/Fortaleza. Possui renomada expertise de mercado em Projetos, Consultoria, Perícias e Avaliações; Ex-Secretário de Obras de Guaramiranga/CE; Ex-Delegado Ambiental do IBAMA.
 
Esp. Davi Teixeira - MBA em Gerenciamento de Projetos - MRH – FGV, Graduação em Engenharia de Produção Mecânica – UFC, Graduação em Engenharia Civil - UFC. Professor efetivo do Ensino Básico, técnico e tecnológico - IFCE; Coordenação da parceria CCB – Construtora Castelo Branco com a Incorporadora PDG.
 
Esp. Maria Andréa Viana - MBA em Gestão Empresarial – FGV/RJ, MBA em Gestão Internacional de Empresas – FGV/EBAPE/ISCTE/LISBOA, MBA em Negociações Internacionais – ISCTE/LISBOA, Especialista em Gestão Estratégica – FIRB/AC, Especialista em Saneamento Ambiental – POSEAD/DF, Engenheira Civil. Foi Assessora de Planejamento e Coordenação Geral da SAERB – Companhia de Água e Esgoto de Rio Branco - AC, Coordenadora Geral de Obras - Secretaria Estadual de Obras Públicas do Estado do Acre, Diretora de Obras e Coordenadora Geral de Rodovias, DERACRE (Departamento de Estradas de Rodagem do Acre).
 
Esp. Antonio da Silva Calisto Neto - Especialista em Direito Público, Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Capitão do Quadro de Assessores Jurídicos do Exército, Chefe da Assessoria Jurídica do 2º Batalhão de Engenharia de Construção. Atuou como Chefe da Assessoria Jurídica da Prefeitura Militar de Brasília e Professor Substituto da Universidade Estadual do Piauí. É sócio da Probitatis Consultoria e Treinamento. Possui mais de oito anos de experiência no acompanhamento de processos licitatórios de grandes obras públicas administradas pelo Exército Brasileiro.

Pré Requisitos para Admissão

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

O aluno receberá seu Certificado de acordo à carga horária cumprida no curso:

- Certificado de Curso de Extensão: de 20 a 60 horas, ou seja de 01 a 03 módulos assistidos no curso.

- Certificado de Aprimoramento Profissional: de 80 a 100 horas, ou seja, de 04 a 05 módulos.

- Certificado de Curso de Aperfeiçoamento Profissional: de 120 a 160 horas, ou seja, de 06 a 08 módulos assistidos no curso.

Coordenação do Curso

M. Sc. Marcelo Augusto Farias de Castro - Mestre em Economia - CAEN/UFC, Especialista em Engenharia de Produção Civil - Universidade de Fortaleza, Engenheiro Civil - Universidade de Fortaleza. Sócio da MAFC -  Assessoria, Consultoria e Treinamento em Gestão e Finanças Imobiliárias.

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



CURTA NOSSA PÁGINA