CURSO DE EXTENSÃO - PRESENCIALProjeto de Fundações e Soluções de Contenção - 120h

OBJETIVO:
Apresentar os conceitos e práticas aplicados no Brasil em projetos e fundações e contenções, considerando aspectos geotécnicos e estruturais.
 
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros civis e tecnólogos em construção civil.

Conceitos Básicos e Investigações em Geotecnia – 20h

Estabilidade de Taludes e Soluções de Contenção – 20h

Abordagem Geotécnica de Fundações Diretas – 20h

Abordagem Geotécnica de Fundações Profundas – 20h

Conceitos de Cálculo Estrutural e Elementos Estruturais de Fundações Diretas – 20h

Elementos Estruturais de Fundações Profundas e Contenções – 20h

D. SC. MARCOS FÁBIO PORTO DE AGUIAR - Possui doutorado em engenharia civil, área de concentração em geotecnia, pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em geotecnia e infraestrutura pela Universidade de Hannover - Alemanha (1997) e graduação em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atua, como professor e consultor, principalmente nas áreas de investigações geotécnicas, engenharia de fundações e contenções e infraestrutura de transportes.
 
D. SC. JOSE CARLOS ANGELO CINTRA - É graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1976), onde também obteve os títulos de mestre em Geotecnia (1981), doutor em Geotecnia (1987) e livre-docente (1995). Fez de pós-doutorado no LCPC - França (1988/89) e, em 2001, tornou-se professor titular do Dep. de Geotecnia da EESC-USP. Aposentou-se em 2015. Atuou na linha de pesquisa
Engenharia de Fundações, com destaque para o tema Fundações em Solos Colapsíveis. Tem 32 orientações concluídas de mestrado e doutorado, e mais de uma centena de publicações em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais, além de vários livros publicados sobre Fundações.
 
D. SC. SÉRGIO SANTOS - Engenheiro Civil (Universidade Federal do Ceará, 1994) e Doutor em Engenharia Civil (Universidade Federal do Ceará, Recursos Hídricos, 2008) com Doutorado-Sanduíche na University of New Hampshire, EUA. Professor Associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Estrutural e Recursos Hídricos. Atual coordenador do curso de Engenharia Civil do IFCE.
 
M. SC. JOSÉ ANTONIO SCHIAVON - Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2007), Mestrado (2010) em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Especialização (2012) em Engenharia de Estruturas pela Fundação Paulista de Tecnologia - Unilins. Atualmente participa do programa de pós-graduação em nível de Doutorado no Departamento de Geotecnia da EESC/USP com cotutela francesa pela École Centrale de Nantes, com defesa prevista para o 2o semestre de 2016. No período de doutorado realizou estágio de doutorado-sanduíche no IFSTTAR (Nantes) na França. Tem experiência de 4 anos como docente.
Coordenação do Curso

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



CURTA NOSSA PÁGINA