PÓS GRADUAÇÃO - PRESENCIALEspecialização em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental - 400h

Objetivo Geral

Capacitar e qualificar profissionais em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes políticas, técnicas e tecnologias com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos sistemas de saneamento, para a formação de Engenheiros Sanitaristas

Público-Alvo

Engenheiros; Arquitetos; Técnicos (com nível superior completo) de serviços de saneamento.

1. Poluição, Qualidade e Usos da Água - 20h

2. Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento - 20h

3. Hidráulica Aplicada às Estações de Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias - 20h
 
4. Hidrologia Aplicada - 20h
 
5. Gestão de Recursos Hídricos - 20h
 
6. Gestão de Águas Pluviais Urbanas e Sistemas de Drenagem - 20h
 
7. Projetos de Sistemas de Abastecimento de Água I - 20h
 
8. Projetos de Sistemas de Abastecimento de Água II - 20h
 
9. Operação e Manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água - 20h
 
10. Técnicas e Projetos de Tratamento de Águas de Abastecimento I - 20h
 
11. Técnicas e Projetos de Tratamento de Águas de Abastecimento II - 20h
 
12. Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário I - 20h
 
13. Projetos de Sistemas de Esgotamento SanitárioII - 20h
 
14. Operação e Manutenção de Sistemas de Esgotamento Sanitário - 20h
 
15. Processos e Projetos de Estações de Tratamento de Águas Residuárias I - 20h
 
16. Processos e Projetos de Estações de Tratamento de Águas Residuárias II - 20h
 
17. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - 20h
 
18. Metodologia de Pesquisa Científica - 20h
 
19. Políticas Públicas e Gestão de Serviços de Saneamento - 20h
 
20. Projeto, Orçamento e Obras de Engenharia de Saneamento - 20h
CONFERENCISTA CONVIDADO: PD. SC. JOSIMAR RIBEIRO - Pós-Doutor em Engenharia Ambiental-UFRJ, Pós-Doutorado em Ciências Ambientais - USP, Pós-Doutorado em Tecnologia Ambiental - USP, em Saúde Ambiental - FIOCRUZ, Doutor em Engenharia Florestal - UFPR, Mestre em Ciências Biológicas - UFRJ, Pesquisador do IPEN/USP, Auditor Ambiental Líder - INMETRO/RAC, Professor da Escola de Engenharia-UFRJ.
 
Conferencista - PD. Sc. LAIS AGUIAR - Pós- Doutora em Engenharia Nuclear - UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear - UFSCA, Especialização em Eng. de Segurança do Trabalho - UFRJ, Graduação em Engenharia Química - UFPA. Tem experiência na área de Eng. Química, com ênfase em Análise de Risco Industrial.
 
D. SC. MONICA MARIA PENA - Possui graduação em Engenharia Civil - UERJ, mestrado em Engenharia Ambiental - UERJ e doutorado em Engenharia Civil - UERJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento básico - projetos, produção, coordenação, gerencia técnica e gerencia de contrato, engenharia sanitária e ambiental, perdas em sistemas de abastecimento de água, políticas públicas e ecologia, manejo e política ambiental.
 
D. SC. ALINE PIRES VERÓL - Doutora em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, tendo realizado parte das pesquisas no PROURB/FAU/UFRJ e participado de intercâmbio científico em atividades de pesquisa na Universidad Politécnica de Madri (Espanha) e no Centro Italiano de Riqualificazione Fluviale/CIRF (Itália). Mestre em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2010). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Recebeu a Dignidade Acadêmica Cum Laude pela UFRJ em 2007. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Saneamento Ambiental, Drenagem Urbana Sustentável e Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários.
 
D. SC. CARLOS EDUARDO BLUNDI - Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1975), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. Atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, Biomassa, métodos colorimétricos.
 
D. SC. FERNANDO ALTINO - Doutorado em Meio Ambiente pela UFRJ; Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ; Graduação em Engenharia Química pela UERJ, Graduação em Química pela Faculdade de Humanidades Pedro II; Atua, principalmente, nos seguintes temas: gestão ambiental, destinação de resíduos industriais, reciclagem, coleta seletiva, comunicação ambiental, auditórias ambientais, Avaliações de ACV, efluentes industriais, entre outros. Atualmente é Diretor do Instituto de Química da UERJ.
 
D. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA - Doutorando em Engenharia Civil com atuação na área de Recursos Hídricos e Saneamento na - COPPE/UFRJ. Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense IFF/RJ; Especialização em Direito Ambiental (UNOPAR; Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo. Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES. Coordenador do Programa de MBA em Gestão e Auditoria Ambiental do ISECENSA. Experiência na área Jurídica e Ambiental com ênfase em ocupações irregulares de áreas públicas, gestão de recursos hídricos, saneamento e valoração ambiental. Consultoria Empresarial na área Jurídica Ambiental. Auditor Líder ISO 14.001. Membro Titular do Comitê do Baixo Paraíba do Sul 2011/2013.
 
D. SC. MÔNICA PERTEL - Doutoranda do Programa de Engenharia Civil da UFRJ/COPP; Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo; Graduação em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (2006), Graduação em Ciencias Biologicas (bacharel e licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e (2009). Atualmente é. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análises laboratoriais, estudo e caracterização de efluentes, tratamento de água e esgoto, Saneamento Ecológico e Fontes Alternativas de Água, Programas de Conservação de Água (PCA), Recursos hídricos (vazões máximas e vazões ecológicas) e gerenciamento e controle de perdas de água em sistemas de abastecimento.
 
D. SC. JORGE HENRIQUE ALVES PRODANOFF - Possui graduação em Engenharia Civil - Obras Hidráulicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Prêmio CAPES de Teses em 2006 - Engenharias I. Voto de Louvor da COPPE em 2007. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Drenagem Urbana de Águas Pluviais, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição difusa, gestão de recursos hídricos, qualidade de água, cheias urbanas e hidráulica.
 
D. SC. LÍVIA CRISTINA DA SILVA LOBATO - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Linha de atuação: esgotamento sanitário; tratamento de esgoto; gerenciamento de lodo; aproveitamento energético de biogás; capacitação profissional de operadores de saneamento. Atualmente é bolsista CNPq no projeto; Consolidação do Núcleo Sudeste de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental.
 
M. SC. OSVALDO MOURA REZENDE - Possui mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é sócio da AquaFluxus Consultoria em Recursos Hídricos e consultor técnico do Laboratório de Hidráulica Computacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos.
 
M. SC. MARCELO FERREIRA DA FONSECA - Mestrado em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
 
M. SC. FELIPE SOMBRA DOS SANTOS - Formado pelo CEFETE-RJ - Técnico em Química Industrial. Graduado em Engenharia Química pela PUC-Rio. Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na área de Engenharia de Processos e Meio Ambiente pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos da PUC-Rio. Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ. Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UGB. Atualmente participando do programa de pós-graduação da Escola de Química da UFRJ, com previsão de conclusão do doutorado em 2015.
 
M. SC. DANIEL COBUCCI DE OLIVEIRA - Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Bolsista da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico.
 
M. SC. OSVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA JÚNIOR - Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Chefe de Área da Engenharia de Aplicação da Deca, divisão da Duratex S.A., sendo responsável pelas ações de relacionamento com o mercado da Construção Civil, com foco em arquitetos e engenheiros, assim como pelo desenvolvimento e estruturação do Programa de Conservação de Água da Deca. Atua ainda na área de pesquisas e testes da aplicação de produtos em campo e de assuntos relacionados a Sustentabilidade e Uso Eficiente da Água.
 
M. SC. FRANCISCO EDSON GARCÊS CARNEIRO LIRA - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), graduação em Filosofia pela Escola Teológica Mosteiro de São Bento (1985), graduação em Teologia pela Escola Teológica Mosteiro de São Bento (1989) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Atualmente é o Supervisor Pedagógico da EJA - Serviço Social do Comércio (Santo Amaro-PE). Orienta monografias e faz parte de bancas examinadoras na Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). 
 
M. Sc. Solange Folha Verde- Mestre em Educação – Linha de pesquisa - Políticas Públicas em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Especialista em Docência no Ensino Superior  pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Graduação em Licenciatura Plena Letras – Português / Inglês pela Universidade Guarulhos – UNG.
 
Pré Requisitos para Admissão

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior;
  • Histórico da Graduação;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo Vitae;
  • 02 fotos 3x4;
  • Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula;
  • Assinatura de Contrato Educacional.

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por universidade pública autorizada.

Certificado de Especialista pela UNIP

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Entrega da Monografia;
  • Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
  • Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.
Coordenação do Curso

Coord. Técnico - D. Sc. Ana Silvia Pereira Santos Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias e reuso de águas servidas.

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



MBA É NO INBEC

INBEC | Promoção MBA é no INBEC

CURTA NOSSA PÁGINA