PÓS GRADUAÇÃO - PRESENCIALEspecialização em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental - 400h

OBJETIVOS DO CURSO:

Capacitar e qualificar profissionais em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes políticas, técnicas e tecnologias com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos sistemas de saneamento, para a formação de Engenheiros Sanitaristas.
 
PÚBLICO ALVO DO CURSO:
 
Engenheiros, Tecnólogos de Serviços de Saneamento, outros profissionais de serviços de saneamento do setor público e privado, com curso Superior.

 

Módulo I – Nível Básico


POLUIÇÃO, QUALIDADE E USOS DA ÁGUA – 20h

Ementa: Conceito de poluição; Parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade da água; Usos do ambiente aquático; Efeitos do Lançamento de Cargas Poluidoras em Corpos D’água – Autodepuração; Decaimento Bacteriano, Eutrofização, Problemas poluidores e formas de controle de poluição, monitoramento de copos d’água, legislação sobre qualidade da água.

 

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO – 20h

Ementa: Introdução: Principais conceitos e definições; Histórico da Avaliação de Impacto Ambiental; Aspectos legais da avaliação de impactos ambientais no Brasil; O processo de Avaliação de Impacto Ambiental e seus objetivos; Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental; Identificação e Previsão de Impactos Ambientais; Metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais; Utilização e aplicações da Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil e no Mundo; Análise de Risco Ambiental; Etapas e procedimentos de licenciamento; Audiências Públicas; Tendências do licenciamento ambiental

 

HIDRÁULICA APLICADA ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUÁRIAS – 20h

Ementa: Regimes de escoamento; Regime permanente e transiente; Regime uniforme e variado; Regime permanente uniforme; Equações de energia, de conservação da massa e de quantidade de movimento; Escoamento em meio poroso; Unidades de recalque; Medidores de vazão; Medidores Parshall, malhas difusoras e agitadores mecanizados; Floculadores hidráulico; Floculadores mecanizados; Distribuição de vazão (canais, caixas e outros dispositivos); Decantadores de escoamento horizontal; Dispositivos de coleta e de descarga; Filtros; Perda de carga e expansão do meio filtrante; Unidades de gradeamento e de desarenação; Hidráulica do escoamento de lodos.

 

HIDROLOGIA APLICADA – 20h

Ementa: Introdução à hidrologia; Ciclo hidrológico; Balanço hídrico; Tipos e formas de precipitação; Medição e interpretação; Infiltração; Evaporação; Evapotranspiração; Escoamento superficial; Escoamento subterrâneo; Bacia hidrográfica; Enchentes e estiagem; Medição de vazão; Curva-chave; Método racional; Hidrograma unitário; Modelos Matemáticos - chuva x vazão; Vazões mínimas; Regime dos Cursos d'Água; Regularização de vazões.

 

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS – 20h

Ementa: Fundamentos, objetivos, diretrizes e planos da política nacional de recursos hídricos; Classificação das águas, dominialidade pública e valor econômico da água; Enquadramento; Organização do Sistema Brasileiro e Compensação financeira; Legislação para Uso dos Recursos Hídricos; Outorga pelo direito de uso; Modelos para Cobrança pela outorga; Proteção da qualidade e do abastecimento de recursos hídricos; Instrumentos de planejamento e gestão da política de Recursos Hídricos.

 

Módulo II – Nível Específico


GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS E SISTEMAS DE DRENAGEM – 20h

Ementa: Painel geral do problema de enchentes urbanas, Formação de Enchentes; O processo de urbanização e seus impactos sobre as cheias urbanas; O sistema de drenagem urbano; Concepções de controle de enchentes; Medidas estruturais e medidas não-estruturais; Manejo de águas pluviais urbanas; Planejamento de um sistema de drenagem.

 

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA I E II – 40h

Ementa: Unidades componentes, Estudo de concepção e plano diretor, Estudos demográficos, Tipos de consumidores, Vazões do consumo, Captação: água Subterrânea e águas Superficiais, Tomadas d'água; Reservatórios de Acumulação; Adução em condutos forçados; Adução por canais; Sistema de bombeamento e Recalque - Estações Elevatórias; Reservatórios de distribuição, Rede de distribuição: Conceituação, Planejamento, Materiais, Aspectos Construtivos; Distribuição em marcha e em malhas: Projeto e Normas.

 

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – 20h

Ementa: Técnicas, métodos e equipamentos de operação e manutenção das unidades componentes do sistema de abastecimento de água; Aspectos construtivos: Projeto e Normas; Automação de sistemas.

 

TÉCNICAS E PROJETOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO I E II – 40h

Ementa: Escolha do manancial; Processos e tecnologias de tratamento de água de abastecimento; Gradeamento e desarenação; Aeração e remoção de ferro e manganês; Coagulação química; Floculação: agitação hidráulica e mecanizada, unidades de mistura lenta; Decantação: princípios teóricos da sedimentação, decantação com placas ou tubos paralelos; Flotação; Filtração: lenta, rápida descendente e ascendente; Alcalinidade e dureza: processos de remoção; Desinfecção, Fluoretação; Correção Final de pH; ETA's Moduladas; Dimensionamento e operação das unidades;

 

SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO I E II – 40h

Ementa: Elementos componentes; Concepção da rede; Órgãos acessórios, Sistemas alternativos; Vazões de esgotos; Rede coletora; Estações elevatórias; Interceptores e emissários terrestres; Sifões invertidos; Critérios de dimensionamento e projeto.

 

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO – 20h

Ementa: Operação e manutenção de redes coletoras de esgoto: materiais, entupimento, incrustação, vazamento, corrosão e odor; Ligações clandestinas; cadastro de redes coletoras; Planejamento dos serviços; manutenção preventiva e corretiva; Acidentes de trabalho; Métodos construtivos; Equipamentos, técnicas e métodos; Automação de sistemas.

 

PROCESSOS E PROJETOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS I E II – 40h

Ementa: Objetivos do tratamento; Elementos de projeto; Estudo de concepção; Tecnologias, graus, operações e processos de tratamento: conceituação, dimensionamento, operação e manutenção; Tratamento preliminar: gradeamento e desarenação; Tratamento primário: decantação, flotação e físico-químico; Tratamento secundário: lagoas de estabilização facultativas, aeradas e de maturação, lodo ativado, filtração biológica aeróbia, rotores de contato, processos anaeróbios - UASB; Tratamento da fase sólida: espessamento - adensadores e centrífugas, estabilização: digestão anaeróbia e aeróbia, estabilização alcalina; desidratação: centrífugas, fitros-prensa e de esteira; Destinação final; Tratamento local: fossas sépticas, filtro anaeróbio, valas de infiltração e sumidouros, Valas de filtração; Estações compactas; Remoção de nutrientes; Desinfecção; Comparação técnica e econômica de alternativas; Sistemas simplificados; Unidades compactas; Elaboração de projetos.

 

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – 20h

Ementa: Gestão integrada de resíduos; Classificação; Legislação e Política Nacional de Resíduos Sólidos; Normas brasileiras; Propriedades dos resíduos; Diagnóstico; Coleta; Transporte; Tratamento e Destinação Final de resíduos sólidos urbanos; Formas de disposição de resíduos; Resíduos de serviços de saúde; Resíduos da construção civil. Resíduos industriais: tratamento e disposição final.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO – 20h

Ementa: Introdução; Gestão em saneamento ambiental; Gestão municipal de saneamento: redução de perdas e desperdícios de água/eficiência energética; Estruturação dos serviços municipais de saneamento; Elaboração do plano municipal de saneamento; Sustentabilidade financeira: custos e tarifas; Marcos legal e institucional; ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Nações Unidas); Objetivos e metas do atual governo federal; Programas do governo federal para alcance dos objetivos; Participação popular e controle social;

 

PROJETO, ORÇAMENTO E OBRAS DE ENGENHARIA DE SANEAMENTO – 20h

Ementa: Metodologias de apresentação de projeto: geral e específico para órgãos como CAIXA e FUNASA; Documentação necessária; Captação de recursos; Regras e leis específicas para liberação de verbas orçamentárias; Elaboração de Orçamento; Técnicas construtivas para execução de obras.

 

Módulo III – Trabalho de Conclusão de Curso


METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA – 20h

Ementa: O Pesquisador e a comunicação científica e tecnológica. A pesquisa e suas classificações. Os métodos científicos. As etapas da pesquisa. Revisão da literatura. Problema e hipótese de pesquisa. Projetos de pesquisa: organização, conteúdo e finalidades. Organização da monografia e sua normalização. Análise preliminar de dados. Métodos numéricos para a descrição de dados quantitativos. Métodos gráficos para a descrição de dados.

PROFESSORES E CONFERENCISTAS CONVIDADOS COM RENOMADA EXPERIÊNCIA
 
PD. SC. JOSIMAR RIBEIRO DE ALMEIDA - Pós-Doutor em Engenharia Ambiental - UFRJ, Pós-Doutorado em Ciências Ambientais - USP, Pós-Doutorado em Tecnologia Ambiental – USP, Pós-Doutor em Saúde Ambiental - FIOCRUZ; Supervisor Cursos INBEC/UNICID; Cientista Associado IPEN/USP; Professor Escola de Engenharia/UFRJ; Consultor RIO 2016; Diretor e Perito do OUERJ/ONU.
 
PD. Sc. LAIS AGUIAR - Pós- Doutora em Engenharia Nuclear - UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear - UFSCA, Especialização em Eng. de Segurança do Trabalho - UFRJ, Graduação em Engenharia Química - UFPA. Tem experiência na área de Eng. Química, com ênfase em Análise de Risco Industrial.
 
PD. Sc. ALEXANDRA FÁTIMA SARAIVA SOARES - Pós-Doutora em Direito Público - Università degli Studi di Messina-Itália. Doutora e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - UFMG.
 
D. SC. ANA SILVIA PEREIRA SANTOS - Doutora em Engenharia Civil e Ambiental – COPPE/UFRJ. Atua em projetos aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, gestão de resíduos sólidos e controle de poluição das águas.
 
D. SC. MÔNICA PERTEL – Doutora do Programa de Engenharia Civil da UFRJ/COPPE, Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, Graduação em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, Graduação em Ciências Biológicas (bacharel e licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo; Tem atuado principalmente nos seguintes temas: análises laboratoriais, estudo e caracterização de efluentes, tratamento de água e esgoto, Saneamento Ecológico. 
 
D. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA - Doutor em Engenharia Civil com atuação na área de Recursos Hídricos e Saneamento COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense IFF/RJ; Especialização em Direito Ambiental (UNOPAR; Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES. Coordenador do Programa de MBA em Gestão e Auditoria Ambiental do ISECENSA. Experiência na área Jurídica e Ambiental com ênfase em ocupações irregulares de áreas públicas, gestão de recursos hídricos, saneamento e valoração ambiental. Consultoria Empresarial na área Jurídica Ambiental. Auditor Líder ISO 14.001. 
 
D. SC. IENE CHRISTIE FIGUEIREDO - Doutora em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental pela COPPE/UFRJ; Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, Graduação em Engenharia Civil. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ; Coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Ambiental (Escola Politécnica/UFRJ), atuando com processos de tratamento de água e de esgoto, poluição e qualidade das águas, tratamento combinado de esgotos domésticos e lixiviados de aterros sanitários.
 
D. SC. OSVALDO BARBOSA DE OLIVEIRA JÚNIOR - Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Doutor UNICAMP (2012). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil atuando com Bacia Sanitária, Volume de Descarga Reduzido, Conservação de Água.
 
D. SC. DANIEL MINEGATTI - Doutor do programa de Engenharia Hidráulica e Sanitária POLI/USP, Mestre em Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos UFRJ. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, especificamente em relação à poluição das águas e em projetos de tratamento de efluentes. Autor de diversos projetos e artigos/publicações em periódicos internacionais e nacionais; professor convidado em aulas e cursos.
 
D. SC. GUSTAVO PAIVA WEYNE RODRIGUES - Doutor em Saneamento Ambiental – UFC, Mestre em Saneamento Ambiental – UFC, Especialização em Engenharia de Saneamento Básico – Faculdade Gama Filho – CE e Graduação em Engenharia Civil – UFC. Experiência em projetos de saneamento ambiental: sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos.
 
D. SC. CLETO AUGUSTO BARATTA MONTEIRO - Doutor em Saneamento Ambiental, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Engenheiro Civil - UFPE e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Ex-Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Piauí e Ex- Subsecretário de Obras do Estado do Piauí. Engenheiro da Coordenação de Tratamento de Esgotos Sanitários da AGESPISA (Águas e Esgotos do Piauí S.A).
 
D. SC. ALEXANDRE LIOI NASCENTES - Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - UFRJ, Mestre em Saneamento Ambiental - ENSP/FIOCRUZ e Engenheiro Civil e Sanitarista - UERJ. Tem experiência nas áreas de Controle de Poluição e Engenharia Sanitária e Ambiental, especialmente em Tratamento de Água, Tratamento de Esgotos Sanitários, Tratamento de Efluentes Industriais, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia (Instituto de Tecnologia) da UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRRJ.
 
D. SC. FRANCISCO VIEIRA PAIVA - Doutor em Recursos Naturais - UFCG, Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) - UFC, Graduação em Engenharia Civil - Universidade de Fortaleza. Membro Associado da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-CE).
 
M. SC. CARLOS EDUARDO SILVA - Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente (Universidade Tiradentes). É o atual CEO da Sustenere Publishing Corporation. Possui Bacharelado em Administração e é Graduando em Direito (Faculdade Estácio de Sergipe), Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Tiradentes), Professor de cursos de Especialização da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Serigy, Faculdade Ages, e FANESE.
 
M. SC. LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA MELLO - Mestre em Engenharia Química (Processos Químicos e Meio Ambiente) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá, Engenheiro Químico graduado - Universidade Federal Fluminense. Consultor senior de SMS da HGB Consultoria e Gestão e Coordenador dos Cursos de Engenharia da Unianhanguera Niterói.
 
M. SC. MATHEUS MARTINS DE SOUSA - possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Consultor Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Consultor Técnico do Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico. Atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana.
 
M. SC. OSVALDO MOURA REZENDE – Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é sócio da AquaFluxus Consultoria em Recursos Hídricos e consultor técnico do Laboratório de Hidráulica Computacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos.
 
M. SC. MARCELO FERREIRA DA FONSECA - Mestre em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
 
M. SC. ANA VRENI HAFNER - Engenheira Civil, Mestre em Recursos Hídricos e cursando MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas - FGV. Possui experiência em projetos de infraestrutura e saneamento, é Coordenadora do setor de Planejamento da Conen, empresa de consultoria e engenharia com grandes projetos no Rio de Janeiro, como a Concessão do Saneamento da Zona Oeste AP5 e o Porto Maravilha. Responsável por coordenar a elaboração de Estudos e Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico (PMSB e ERS), a orçamentação de projetos, a elaboração de planos de negócio e a avaliação de viabilidade financeira e econômica entre outras atividades ligadas a licitações, concessões e PPP’s na área de saneamento.
 
M. SC. DANIEL COBUCCI DE OLIVEIRA - Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Bolsista da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico.
 
M. SC. REGINA LÚCIA BARROS LEAL - Mestre em Educação - UFC. Graduada em Pedagogia - UFC com Habilitação em Administração escolar. Tem Habilitação em Supervisão de Ensino - Faculdade de Filosofia e Letras.

 

Pré Requisitos para Admissão

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior;
  • Histórico da Graduação;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo Vitae;
  • 02 fotos 3x4;
  • Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula;
  • Assinatura de Contrato Educacional.

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por universidade pública autorizada.

Certificado de Especialista pela UNIP

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Entrega da Monografia;
  • Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
  • Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.
Coordenação do Curso
D. SC. ANA SILVIA PEREIRA SANTOS - Doutora em Engenharia Civil e Ambiental – COPPE/UFRJ. Engenheira Civil - Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, gestão de resíduos sólidos e controle de poluição das águas.
SUPERVISÃO:
PD. SC. JOSIMAR RIBEIRO DE ALMEIDA - Pós-Doutor em Engenharia Ambiental - UFRJ, Pós-Doutorado em Ciências Ambientais - USP, Pós-Doutorado em Tecnologia Ambiental – USP, Pós-Doutor em Saúde Ambiental - FIOCRUZ; Supervisor Cursos INBEC/UNICID; Cientista Associado IPEN/USP; Professor Escola de Engenharia/UFRJ; Consultor RIO 2016; Diretor e Perito do OUERJ/ONU.

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



MBA É NO INBEC

INBEC | Promoção MBA é no INBEC

CURTA NOSSA PÁGINA