PÓS GRADUAÇÃO - PRESENCIALEspecialização em Estruturas de Concreto e Fundações - 400h

Objetivos

Formar projetistas na área de concreto armado e protendido que possam se inserir no mercado contemporâneo. Introduzir engenheiros na área de pesquisa tecnológica. Formar profissionais para projetar estruturas residenciais, comerciais, industriais, pontes, bibliotecas e outras construções civis com aptidão do uso de recursos computacionais e com o conhecimento profundo da teoria dos mecanismos e comportamento das estruturas de concreto. Formação de gestores de projeto estrutural que tenham conhecimento técnico do assunto e possam assim planejar e prever melhor a sua execução.

Público-Alvo

Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Gerentes, Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Estruturas de Concreto.

MÓDULO 1 - CONCRETO ARMADO E USO DE PROGRAMA COMPUTACIONAL - 120h

CONCRETO ARMADO 

PROJETO, CÁLCULO E VERIFICAÇÃO DE ESTRUTURA DE EDIFICAÇÃO EM CONCRETO ARMADO USANDO PROGRAMA COMPUTACIONAL 1 e 2

MÓDULO 2 - FUNDAÇÕES - 40h

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES - 1

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES - 2

MÓDULO 3 – CONCRETO PROTENDIDO E ESTRUTURAS AFINS - 160h

ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO 

ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO

PONTES DE CONCRETO

MÓDULO 4 – ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO E PATOLOGIA - 60h

TÓPICOS ESPECIAIS I: ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO. ESCADAS

TÓPICOS ESPECIAIS II: MARQUISES E TORÇÃO, REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

INTRODUÇÃO A PATOLOGIA E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

MÓDULO 5 – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA - TCC - 20h

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – TCC

D. SC. ROBERTO CHUST CARVALHO - Doutorado em Engenharia de Estruturas São Carlos pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Engenharia de Estruturas - SÃO CARLOS pela Universidade de São Paulo; Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto Armado e Protendido, Estruturas Pré-Moldadas, Projeto e Análise de Estruturas, Pontes Lajes Alveolares Protendidas. Autor de dois livros Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado volumes 1 e 2.

D. SC. MARCOS FÁBIO PORTO DE AGUIAR - Doutorado em Engenharia civil, área de concentração em Geotecnia, pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Mestrado em geotecnia e infraestrutura pela Universidade de Hannover-Alemanha (1997) Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (1993), Atua principalmente nas áreas de Infraestrutura de Transportes, investigações geotécnicas e Fundações.

D. SC. JOSÉ CARLOS GASPARIM - Doutor em Viabilidade de Aproveitamento de Resíduos de Tratamento de Esgotos na Construção Civil - UNICAMP, Mestre em Engenharia Civil - USP, Graduado em Engenharia Civil - UFS, Técnico em Edificações - IFSP. Perito Judicial atuante em diversas Varas Cíveis das Comarcas da Capital, Interior e Litoral de São Paulo, Ex-Coordenador de Defesa Civil, Ex-Assessor Técnico da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo, Ex-Assessor Técnico da Diretoria de Obras da Empresa Municipal de Urbanização do Município de São Paulo, Ex-Engenheiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, ExEngenheiro Perito da Companhia de Metropolitano de São Paulo.

D. SC. RODRIGO BARROS - Doutorado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos; Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2009).Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos de Estruturas e Projetos de Fundação. É professor do curso de Engneharia Civil das Faculdades integradas de Araraquara, e do curso de Especialização em Engenharia de Estruturas da UNILINS.

D. SC HUDSON CHAGAS DOS SANTOS - Doutor e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo - EPUSP (2006); Graduação em Engenharia Civil – UNESP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e de Aço, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Estruturas de Aço e Madeira, Viscoelasticidade, Plasticidade, Cabos, Métodos Computacionais, Otimização, Computação Gráfica.

M. SC. ANDREILTON DE PAULA SANTOS - Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2010). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Atualmente é doutorando em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.

M. SC. ANTONIO DE FARIA - Mestrado em Construção Civil - área de Concentração em Sistemas Construtivos de Edificações pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Passos-MG, É professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Passos-FEP, do Curso de Engenharia Civil com Ênfase em Meio Ambiente do Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinópolis-INESP e dos Cursos de Engenharia Mecânica e Civil do Centro Universitário do Sul de Minas-UNIS-MG. Coordena o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas e exerce o cargo de Superintende Executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa da Minas-FEPESMIG.

M. SC. MARCOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA - Mestrado em Construção Civil - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Especialização em Engenharia de Estruturas - Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Ribeirao Preto, Brasil, Graduação em Engenharia Civil - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Sao Carlos, Brasil.

M.SC. LUCAS RODRIGO MIRANDA - Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2008); Possui Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2003) e Atualmente é Professor de nível técnico - ETEC José Matimiano da Silva. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto.

M.SC. THIAGO BINDILATTI INFORSATO - Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é Sócio-Diretor da PRETEC – Tecnologia em Préfabricados. Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto protendido, Concreto pré-moldado, Projeto estrutural, Detalhamento construtivo, Pavimento de edificações.

M. SC. VANESSA DOS SANTOS LIMA - Mestrado em Construção Civil (Conceito CAPES 4) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

M. SC. REGINA LUCIA BARROS SILVEIRA - Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de cursos de pós graduação dos cursos de Dinâmicas Grupais e Gestão de Grupo nas Organizaçãoes da Universidade de Fortaleza Professor da Universidade de Fortaleza, UNIFOR das disciplinas: Dinâmica de Grupo e Psicologia da Aprendizagem Formação em Psicodrama Pedagógico p- ACEP Consultoria em empresas na área de gestão de pessoas e liderança. facilitadora de grupo em seminários de integração. Professora em vários cursos de IES de Relaçãos Interpessoais.

M. SC. SOLANGE FOLHA VERDE - Mestre em Educação – Linha de pesquisa - Políticas Públicas em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Especialista em Docência no Ensino Superior  pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Graduação em Licenciatura Plena Letras – Português / Inglês pela Universidade Guarulhos – UNG.
Pré Requisitos para Admissão

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior;
  • Histórico da Graduação;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo Vitae;
  • 02 fotos 3x4;
  • Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula;
  • Assinatura de Contrato Educacional.

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por universidade pública autorizada.

Certificado de Especialista pela UNIP

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Entrega da Monografia;
  • Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
  • Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.
Coordenação do Curso

Coord. Técnico - Prof. D. Sc. Roberto Chust Carvalho - Doutor em Engenharia de Estruturas - USP, Mestre em Engenharia de Estruturas - USP, Graduação em Engenharia Civil - UFRJ. Autor de dois livros Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado volumes 1 e 2.

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



CURTA NOSSA PÁGINA