PÓS GRADUAÇÃO - PRESENCIALEspecialização em Perícia Ambiental Judicial - 400h

OBJETIVOS:

Promover o aprendizado multidisciplinar, conceitual e técnico, necessário para o desempenho das atividades de Perícia Judicial Ambiental e Assistência Técnica. Dotar os alunos de conhecimentos metodológicos e pedagógicos para a docência no terceiro grau em Unidades de Ensino Superior (Faculdades). Possibilitar a orientação e avaliação trabalhos universitários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Propiciar uma formação que habilite o profissional a compreender o meio natural, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Dando suporte ao profissional para atuar nas áreas de perícia ambiental.

JUSTIFICATIVA:

A economia brasileira, já possui instalado um considerável parque industrial, que nos últimos anos tem se deteriorado em diversos momentos de crise econômica; e em breve terá novas instalações de alta periculosidade e insalubridade para os trabalhadores, a sociedade e o meio ambiente. Todas as novas atividades aliadas ao fato de um parque industrial antigo e ultrapassado leva a necessidade de se capacitar muitos profissionais na área ambiental.
A perícia ambiental judicial é o procedimento técnico, mais adequado e coerente, para auxiliar o juiz, com conhecimento especializado que ele não dispõe, de modo a lhe proporcionar condições objetivas para que adote a melhor decisão possível, formando seu convencimento a partir do esclarecimento técnico de questões controvertidas. A regulamentação dos procedimentos periciais encontra-se estabelecida no Código de Processo Civil (CPC).
O curso forma profissionais para a atuação como Peritos Judiciais e Assistente Técnicos, na área ambiental, por meio do conhecimento e da análise dos procedimentos judiciais, administrativos, com aplicação das práticas e dos aspectos legais.

PÚBLICO ALVO DO CURSO:

Profissionais de órgãos públicos e privados atuantes na área ambiental; Consultores Ambientais; Químicos; Biólogos; Geólogos; Geógrafos; Agrônomos; Arquitetos; Engenheiros, Médicos Veterinário; Advogados; Ecologistas,  além dos profissionais que queriam aprimorar seus conhecimentos na área ambiental.

1. FUNDAMENTOS DA PERÍCIA AMBIENTAL - 20h
2. INTRODUÇÃO A POLUIÇÃO AMBIENTAL - 20h
3. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E LICENCIAMENTO - 20h
4. QUÍMICA APLICADA A PERÍCIA - 20h
5. GEOLOGIA APLICADA A PERÍCIA - 20h
6. ECOLOGIA APLICADA A PERÍCIA - 20h
7. ASPECTOS DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADOS A PERÍCIA - 20h
8. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA A PERÍCIA - 20h
9. GEOPROCESSAMENTO APLICADO A PERÍCIA - 20h
10. VALORAÇÃO ECONÔMICA DE PASSIVOS AMBIENTAIS - 20h
11. AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS - 20h
12. PERÍCIA AMBIENTAL NO MEIO BIÓTICO - 20h
13. PERÍCIA AMBIENTAL NO MEIO FÍSICO - 20h
14. PERÍCIA AMBIENTAL NO MEIO ANTRÓPICO - 20h
15. RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS - 20h
16. MÉTODOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS - 20h
17. ELABORAÇÃO DE LAUDO PERICIAL AMBIENTAL - 20h
18. ELABORAÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - 20h
19. PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS E AUDIÊNCIAS - 20h
20. METODOLOGIA DA PESQUISA - 20h
 

CONFERENCISTA CONVIDADO: PD. SC. JOSIMAR RIBEIRO - Pós-Doutor em Engenharia Ambiental - UFRJ, Pós-Doutorado em Ciências Ambientais - USP, Pós-Doutorado em Tecnologia Ambiental - USP e em Saúde Ambiental - FIOCRUZ; Supervisor Cursos INBEC/UNICID; Cientista Associado IPEN/USP; Professor Escola de Engenharia/UFRJ; Consultor RIO 2016; Perito OUERJ/ONU.
 

CONFERENCISTA CONVIDADA: PHD. LILIAN RODRIGUES ÁVILA - PhD em Ciências, Pós-doutorado juntamente com a Petrobrás e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na área de catálise. Gaduação em Química Industrial, Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de Franca (UNIFRAN), com período sanduíche na Universidad de Salamanca-Espanha. Revisora da revista Materials Research Bulletin, Vértices e Perspectivas On line. Experiência na área química, com ênfase em química inorgânica,
 

CONFERENCISTA CONVIDADA: D. SC. TATIANA OLIVEIRA COSTA - Doutora Engenharia Metalúrgica e Materiais, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (2010), graduada em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), Atualmente Doutoranda em Engenharia Metalúrgica e Materiais. Professora efetiva desde 2005 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vila Velha, com experiência na área de Geociências, com atuação em hidrogeologia, solos, manejo e avaliação de áreas impactadas, estudos de impacto ambiental e auditoria ambiental ISO 14001.

PD. Sc. AFONSO RODRIGUES DE AQUINO - Pós-Doutorado em Química dos Complexos de Urânio pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2000), Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Mestre em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (1988) e Doutor em Ciências Químicas (Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1996). É pesquisador e docente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

D. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA - Doutor em Engenharia Civil com atuação na área de Recursos Hídricos e Saneamento COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense IFF/RJ; Especialização em Direito Ambiental (UNOPAR; Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES. Experiência na área Jurídica e Ambiental com ênfase em ocupações irregulares de áreas públicas, gestão de recursos hídricos, saneamento e valoração ambiental. Consultoria Empresarial na área Jurídica Ambiental. Auditor Líder ISO 14.001.

D. SC. LAIS AGUIAR - Doutora em Engenharia Nuclear - UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear - UFSCA, Esp. em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Graduação em Engenharia Química - UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Análise de Risco Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de segurança industrial, análise de risco ambiental, auditoria ambiental, auditoria de segurança, meio ambiente e licenciamento ambiental.

D. SC. IENE CHRISTIE FIGUEIREDO - Doutora em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental pela COPPE/UFRJ; Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, Graduação em Engenharia Civil. Atualmente é Professora Adjunta da UFRJ; Coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Ambiental (Escola Politécnica/UFRJ), atuando com processos de tratamento de água e de esgoto, poluição e qualidade das águas, tratamento combinado de esgotos domésticos e lixiviados de aterros sanitários.

D. SC. ANA SILVIA PEREIRA SANTOS - Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias e reuso de águas servidas.

D. Sc.  CARLA MADUREIRA CRUZ - Doutora em Geografia – UFRJ, Mestre em Sistemas e Computação - IME-RJ, Especialista em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Bancos de Dados Geográficos, Graduação em Engenheira Cartógrafa - UERJ. Professora Associada do Departamento de Geografia da UFRJ e Coordenadora do Grupo de Sensoriamento Remoto ESPAÇO. Pesquisadora do Núcleo de Tecnologias para Recuperação de Ecossistemas (NUTRE/UFRJ). Pesquisadora 2 do CNPq.

D. SC. MÔNICA PERTEL – Doutora do Programa de Engenharia Civil da UFRJ/COPPE, Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, Graduação em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, Graduação em Ciências Biológicas (bacharel e licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo; Tem atuado principalmente nos seguintes temas: análises laboratoriais, estudo e caracterização de efluentes, tratamento de água e esgoto, Saneamento Ecológico.

D. Sc. TELMA CRISTINA SILVA TEIXEIRA - Doutora em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ) na área de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e Saneamento (2012). Mestre em Economia (UFBA - 1999). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/DCIS) (1994-). Coordenadora do Curso de Graduação em Economia (1997-2001). Coordenadora da Especialização em Economia Financeira e Análise de Investimentos (UEFS) (2000-2007). Coodenadora do Grupo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (GECIS/UEFS) (2006-). "Stage Doctoral" na "École Nationale du Génie Rural des Eaux et des Forêts" da AgroParisTech (Paris/França) com Bolsa de Doutorado Sanduiche da CAPES (2011-2012).

M. SC. REGINA LÚCIA BARROS LEAL - Mestre em Educação - UFC, Graduada em Pedagogia - UFC, Professora da Universidade de Fortaleza, Formação em Psicodrama Pedagógico. Consultora e Instrutora na área de Educação. Membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil- AJEB.

M. Sc. ELENICE RACHID - Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ (2011). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1982). Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2003). MBA em Mercado de Capitais pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (1984). MBA em Direito Público e Privado pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - FESUDEPERJ (2005). MBA em Especialização em Administração Pública pela Fundação Escola de Serviço Público - FESP (2006).

M. SC. DIEGO MACEDO VENEU - Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Severino Sombra. Técnico em Química pelo Colégio Castelo Branco.
 

Coordenação do Curso

D. SC. FRANK PAVAN DE SOUZA - Doutor em Engenharia Civil com atuação na área de Recursos Hídricos e Saneamento COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense IFF/RJ; Especialização em Direito Ambiental (UNOPAR; Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES. Coordenador do Programa de MBA em Gestão e Auditoria Ambiental do ISECENSA. Experiência na área Jurídica e Ambiental com ênfase em ocupações irregulares de áreas públicas, gestão de recursos hídricos, saneamento e valoração ambiental. Consultoria Empresarial na área Jurídica Ambiental. Auditor Líder ISO 14.001.
 

D. SC. LAIS AGUIAR - Doutora em Engenharia Nuclear - UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear - UFSCA, Esp. em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFRJ, Graduação em Engenharia Química - UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Análise de Risco Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de segurança industrial, análise de risco ambiental, auditoria ambiental, auditoria de segurança, meio ambiente e licenciamento ambiental.
 

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



CURTA NOSSA PÁGINA