4 Dicas De Iluminação De Interiores Para Projetos De Arquitetura



Dicas De Iluminação De Interiores Para Projetos De Arquitetura

A iluminação de interiores é uma etapa extremamente importante em um projeto de decoração e arquitetura de uma casa, embora muitas vezes seja negligenciado nas áreas de atuação. 

Esse recurso é essencial na construção do clima e da funcionalidade de um ambiente, sendo capaz, por exemplo, de transmitir segurança e aconchego aos seus usuários, além de adicionar estilo à decoração. Por isso, deve receber a devida atenção para que o trabalho alcance o efeito desejado pelo cliente. O planejamento da iluminação de um ambiente de forma funcional se chama projeto luminotécnico, podendo combinar luz natural com luminárias e muitos outros elementos. 

 A especialização na área de iluminação de interiores pode agregar muito ao currículo dos profissionais de arquitetura, design de interiores e engenharia que desejam se destacar no mercado de trabalho. 

 Veja algumas dicas da INBEC, referência em cursos de especialização nas áreas de engenharia e arquitetura, para desenvolver um bom projeto de iluminação!

O que é um projeto luminotécnico?

Um projeto luminotécnico é o planejamento da iluminação de um ambiente de forma funcional. Nele, podem ser utilizados, de forma combinada, recursos variados para promover um ambiente que atenda as necessidade do cliente com economia de energia, como: 

• iluminação natural; 

• luminárias; 

• automação;

• entre outros. 

Para que o ambiente a ser trabalhado conquiste o efeito desejado, existem princípios básicos de iluminação a serem considerados, como: 

• fluxo luminoso; 

• temperatura de cor; 

• reprodução de cor; 

• iluminância; 

• conforto visual e ofuscamento; 

• entre outros. 

O profissional responsável pelo projeto luminotécnico também deve se atentar às normas técnicas vigentes para cada tipo de iluminação (de ambientes corporativos, esportivos e etc).

Veja 4 dicas de iluminação de interiores para projetos de arquitetura!

Agora que você já sabe o que é um projeto luminotécnico, veja algumas dicas de como fazer uma boa iluminação de interiores em projetos de arquitetura:

1.Conheça os tipos de iluminação

Para combinar as formas de luz mais propícias ao projeto de um ambiente, é indispensável conhecer os tipos de iluminação e suas propostas. Os principais são: 

• direta: quando a luz incide diretamente em um ponto específico, a exemplo de um abajur iluminando uma mesa de trabalho. Esse tipo de iluminação tem o objetivo de dar destaque/foco a algo; 

• indireta: quando a luz reflete em uma superfície branca e se distribui pelo ambiente. Esse tipo de iluminação é muito comum de ser vista em forros de gesso e tem como objetivo iluminar o espaço de modo uniforme, sem que fonte de luz esteja no local pretendido; 

• difusa: também tem o objetivo de promover uma iluminação uniforme aos ambientes. É muito comum em salas, quartos e banheiros.

2.Entenda o perfil do cliente

Outro ponto importante é entender o perfil do cliente, pois isso ajudará a fazer as melhores escolhas de iluminação. Em um projeto residencial, por exemplo, caso o dono da casa utilize pouco a cozinha, vale a pena investir em uma iluminação mais intimista.

3.Mantenha o foco na proposta do projeto

Cada ambiente tem uma função específica e ela deve ser levada em consideração na hora de planejar a iluminação. 

Por exemplo, no projeto de um escritório, certamente, as escolhas de iluminação serão muito diferentes das fontes de luz utilizadas em um imóvel residencial, já que o local tem uma função específica a ser cumprida. A seleção indiferente das luzes do ambiente podem atrapalhar a visão e o trabalho dos funcionários, por exemplo.

4.Invista em uma especialização em arquitetura e iluminação de interiores

Nada melhor do que obter um conhecimento especializado para produzir projetos arquitetônicos eficientes e completos. E você pode conquistar esse aprendizado na INBEC, com o curso de pós-graduação em arquitetura e iluminação de interiores. 

Neste curso, com informações sempre atualizadas e específicas, o aluno será capaz de vincular teoria e prática com o auxílio de especialistas que, além de acadêmicos, são praticantes ativos da profissão em empresas e escritórios particulares. 

Não perca a chance de ampliar a sua atuação profissional e se destacar no mercado de trabalho! Confira mais informações sobre a especialização da INBEC em arquitetura e iluminação.