Banheiro japonês: o que esta obra prima da Engenharia nos ensina



Banheiro japonês: o que esta obra prima da Engenharia nos ensina
(Foto: Buildin/Reprodução)
 

O banheiro japonês diz muito sobre a cultura construtiva do país asiático. O Japão tem uma superfície territorial 22 vezes menor do que a do Brasil. E uma população de pouco mais da metade. Lá são 336 hab/km², enquanto aqui somos apenas 24 hab/km².

 

É preciso mostrar esses dados. Afinal, eles já explicam em parte a necessidade daquele país precisar ser muito mais eficiente em ocupar seus espaços, sejam eles públicos ou privados.

 

Um exemplo definitivamente singular da capacidade do design e da Arquitetura japoneses em se adaptar de forma eficiente aos seus espaços reduzidos é o banheiro japonês presente nas casas e apartamentos.

  


Ofurô x toilet

 

A primeira coisa importante para conhecer um pouco o assunto é entender melhor o que eles chamam de banheiro.

 

O banheiro japonês separa o que conhecemos de modo geral como banheiro em três ambientes diferentes.

 

O ambiente onde fica apenas o vaso sanitário é chamado de toire (do francês toilet).

 

No “toilet” é comum o lavatório ser substituído por uma pequena pia que fica sobre a caixa acoplada. Quando se aciona a descarga, a torneira é acionada automaticamente e então se lava as mãos ao mesmo tempo que a caixa acoplada é alimentada.



(Foto: Buildin/Reprodução)


Esta solução adotada no banheiro japonês é
genial e econômica ao mesmo tempo! Difícil acreditar como ninguém tenha pensado em fazer isso antes no ocidente.

 

O outro destinado ao banho onde quase sempre existe uma banheira é chamado de ofurô ba (lugar de banho).

 
(Foto: Buildin/Reprodução)


Já o lavatório utilizado para enxaguar o rosto e escovar os dentes é chamado de sen’men’jo. É comum encontrar a máquina de lavar roupas neste mesmo local.

 

(Foto: Buildin/Reprodução)


Desta maneira três pessoas podem usar ao mesmo tempo as instalações para necessidades diferentes, incluindo ir ao banheiro. Mais que isso, fica suprimida a nossa área de serviço convencional.

 

O vídeo explica de forma bastante simplificada como é o banheiro japonês:


  



Costumes milenares

A necessidade de ter uma banheira é muito forte na cultura japonesa. Assim, mais recentemente o banheiro japonês é sempre equipado com uma, mas nem sempre foi assim.


(Foto: Buildin/Reprodução)

Os japoneses frequentam banhos públicos há milênios como forma de relaxar e melhorar a saúde. Eles são chamados de “onsen” e aproveitam a temperatura das águas termais abundantes de um dos países mais vulcânicos do mundo.

 

Hoje em dia nas casas e apartamentos os ofurôs, dentro do banheiro japonês, são alimentados por aquecimento a gás. No entanto, a água da banheira é aproveitada pela máquina de lavar roupas que fica invariavelmente no ambiente ao lado.

 

Isso é comum porque os ofurôs são usados apenas para relaxamento e não para limpeza. Eles ficam cobertos por uma tampa térmica de enrolar. Antes de entrar é necessário tomar um banho cuidadoso de ducha.

 

Os ofurôs são alimentados apenas uma vez por dia e utilizado por toda a família. Depois a sua água é reutilizada pela máquina para lavagem das roupas.

 


Três ambientes distintos para finalidades distintas

 

Há diversas e boas razões para separar o vaso do banheiro, e os japoneses parecem saber disso há desde muito tempo.

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas em um passado não muito distante alguns banheiros do ocidente também eram assim como é hoje o banheiro japonês. Foi somente mais recentemente que Engenheiros resolveram, por conveniência e economia, reunir as necessidades instalações em um mesmo cômodo.

 

 

E não porque isso fosse melhor para a saúde ou a coisa certa a fazer.

 

Muitos destes aspectos têm sido comprovados pelas pesquisas do professor Charles Gerba que dedica sua vida ao assunto. Gerba demonstrou que as gotículas de água altamente contaminada podem viajar pelo ar com facilidade a uma distância superior a 1,80 m. Ou seja, atingindo escovas de dentes e toalhas próximas. Isso não acontece no banheiro japonês.

 

Por aqui, então, seria melhor ao menos o cuidado de fechar a tampa do vaso antes de acionar a descarga, enquanto seu lavatório está ali bem ao lado do vaso sanitário.

  


Tecnologia sanitária

 

Mesmo no Japão de hoje o visitante, ao usar o banheiro, dificilmente vai encontrar cestos de papel higiênico. Os vasos sanitários são dotados de jatos retráteis que realizam todo o serviço que o papel poderia fazer com muito mais segurança e eficiência. Os próprios vasos utilizados no banheiro japonês são fabricados com louça autodescontaminante. Ou seja, que utilizam há anos a nanotecnologia do titânio fotocatalítico.

 

Há instruções de uso dos vasos japoneses por todos os lados no banheiro japonês, inclusive em inglês. O papel deve ser jogado sempre dentro do vaso e nunca no cesto de lixo.

 

 

Por um lado, os vasos com controle eletrônico dispensam a principal função do papel higiênico. Por outro, o próprio papel em si é diferenciado, dividindo-se rapidamente em pequeníssimas partículas quando em contato com água.

 

Resultado: além de mais higiênicos o banheiro japonês praticamente não cheira mal e não atrai moscas. Afinal, não ficam com papel sujo durante horas e horas todos os dias, muitas vezes mal acondicionado.

  


Tecnologia de construção

 

Os aspectos higiênicos e de praticidade em si já fazem do banheiro japonês uma atração. Mas o que realmente chamou atenção em relação à Engenharia de Construção, é a maneira como eles são montados.

 

No Brasil, os banheiros são construídos de maneira tradicional, assim como o resto do apartamento ou da casa. Com a planta pré-definida no momento de fechar o negócio, pouco se pode fazer para alterá-lo com relação ao projeto original imaginado pelo arquiteto da construtora.

 

Esta liberdade é maior se você vai construir sua própria casa. Mas quase invariavelmente os banheiros têm paredes de alvenaria, pisos de concreto, teto de gesso pintados e revestimento cerâmico.

   
(Foto: Buildin/Reprodução)

Cada etapa destas etapas é executada sequencialmente na obra, uma após outra, de modo artesanal. Isso incluindo também as instalações elétricas, de água fria e quente, gás, impermeabilização, contrapiso e emboço de argamassa. Pouco se evoluiu nas últimas décadas além do design mais arrojado dos metais, louças e materiais de acabamento.

 

No Japão, seja para um apartamento ou casa nova ou reforma, o caminho percorrido é totalmente diferente.

 

O banheiro japonês é comprado como unidade completa conhecida como “unito basu”, do inglês unit bathroom, e é 100 % pré-fabricado. Piso, paredes, teto, com estrutura, instalações e acabamento, metais sanitários e acessórios são comercializados juntos. Ou seja, como um kit completo para montagem no local por mão de obra treinada.

 

Em única loja, através de uma única empresa, sob a égide de um único contrato. Qualquer pessoa no Japão consegue ter um banheiro novo em menos de uma semana. Isso contando desde o pedido até a montagem completa

 

 

Segredos do banheiro japonês

 

Há três “segredos” muito bem definido por trás desta solução. O primeiro é que o banheiro japonês é uma obra prima do design industrial e da logística moderna. Assim, no país do modo vida eficiente e do shinkansen, o banheiro japonês é uma expressão da Engenharia a serviço da praticidade.

 

Ele está em todos os lugares!

 

Das residências rurais, aos hotéis de luxo, passando por casas e apartamentos de todos os padrões.

 

Assim, há modelos e preços para todos os gostos e necessidades. São comercializados e montados em todas as regiões em milhares de pontos de vendas. Presentes em praticamente qualquer cidade, com valores a partir de R$ 10 mil. Mas que podem chegar facilmente a R$ 50 mil.

 

O segundo “segredo” é a capacidade de customização realizada pela indústria. As “montadoras” abusam da tecnologia digital em seus sites. Assim, é possível customizar quase tudo. Então, partir de um amplo menu de opções de configurações, equipamentos, materiais e acessórios, o cliente pode mudar completamente as características do banheiro japonês.

 

Navegar ali é como assistir a uma aula da aplicação dos conceitos da customização em massa. Mais que isso, de como usufruir dos benefícios do processo industrial. Tudo sem perder as vantagens da flexibilização para atender aos desejos específicos dos clientes.

 

O terceiro “segredo” é como o mercado foi estrategicamente organizado para aproveitar e incentivar a cultura japonesa do “scrap and build”. Dessa forma, o conceito de pré-fabricação em componentes modulares aplicado ao banheiro japonês parece estar intimamente relacionado com fato de existir um forte mercado para renovação dos banheiros. Tanto para casas como para edifícios.

 

Fonte:

- Jonas Medeiros, no Buildin.


Pós-Graduação