(Foto: Janeiro Branco – Facebook/Divulgação)
O Janeiro Branco
é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o
propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas
conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus
comportamentos.
É dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao
adoecimento emocional da humanidade; a sensibilizar as mídias, as instituições
sociais, públicas e privadas e os poderes constituídos, públicos e privados, em
relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos
financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em
valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou
indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.
#PorUmaCulturaDaSaúdeMental
Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade
– que os seres humanos são seres de
conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são
estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais,
relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a
subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos
cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as
próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.
(Foto: Janeiro Branco – Facebook/Divulgação)
Uma Campanha pensada, planejada e projetada para a promoção
de Saúde Emocional nas vidas de todos os
indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais
e culturais para que o adoecimento
emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos,
esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.
Por meio dela, em todo o Brasil e em outros países,
cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não), estão se
mobilizando para levar mensagens e
reflexões aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos
encontram-se entrelaçados: “quem cuida da mente, cuida da vida”; “quem cuida
das emoções, cuida da humanidade”; “quem cuida de si, já cuida do outro”; “sem
psicoeducação não haverá solução”; “autoconhecimento: isso também tem a ver com
a sua saúde mental”; “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma
em doença”; “saúde mental pressupõe políticas públicas” e várias outras
orientações, dicas e reflexões que têm o poder de chamar a atenção de todos
para os cuidados consigo, com os outros
e, também, para a importância das lutas por políticas públicas em defesa da
Saúde Mental de todos.
(Foto: Janeiro Branco – Facebook/Divulgação)
Psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais
cidadãos brasileiros envolvidos no Janeiro Branco decidiram atender a esse
chamado e pedido de ajuda por parte da humanidade. Sim – ações, orientações e
reflexões a respeito das condições e características emocionais dos seres
humanos mudam e salvam vidas.
Isso se chama Psicoeducação
e o Janeiro Branco nasceu para isso, por amor à humanidade, senso de
responsabilidade social, senso de dever profissional e pura solidariedade
humanística.
Porque há
sofrimentos que podem ser prevenidos. Dores que podem ser evitadas.
Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Exemplos que podem
ser partilhados. Ensinamentos que podem ser difundidos em nome de povos mais
saudáveis e mais bem resolvidos em termos emocionais.
5
objetivos da Campanha Janeiro Branco:
·
1 –
Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas
e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e
efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias
instituições;
·
2 –
Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde
Emocional na vida das pessoas;
·
3 –
Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos
seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde
Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
·
4 –
Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas,
para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento
emocional dos indivíduos;
(Foto: Janeiro Branco – Facebook/Divulgação)
·
5 –
Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação
de uma “cultura da Saúde Mental” que
favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em
benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.
Como o
Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
·
1 –
Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na
sociedade.
·
2 –
Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na
humanidade.
·
3 –
Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao
adoecimento emocional das pessoas.
·
4 –
Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de
‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
·
5 –
Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas
relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.
Princípios
básicos da Campanha Janeiro Branco:
·
1 – As
ações em nome da Campanha e no contexto da Campanha serão todas de forma gratuita, totalmente sem fins
lucrativos.
·
2 – Não
serão cobrados, nem será feita publicidade, de valores simbólicos, “valores
sociais”, nenhum tipo de cobrança para
os participantes das ações em nome da Campanha.
·
3 – Para
confecção de materiais de divulgação, as pessoas envolvidas poderão conseguir
ajuda de gráficas e pessoas interessadas a doar
os materiais para a Campanha.
(Foto: Janeiro Branco – Facebook/Divulgação)
·
4 – O
que tem sido feito todo ano é uma “vaquinha”
solidária e voluntária entre os profissionais para a compra dos materiais
de divulgação (ou busca de ‘apoios’ e ‘patrocínios’ como ocorre em Congressos):
balões brancos com tema da campanha, laços brancos com alfinetes, banners,
panfletos etc. e cada profissional comprou sua camiseta da campanha.
·
5 –
Custo de deslocamento, alojamento e alimentação para as palestras e demais
ações é de responsabilidade dos palestrantes ou das instituições que os
convidam, por isso, antes de se disponibilizar para dar palestras em nome do
Janeiro Branco e no contexto da Campanha, observar se o deslocamento e todos os
custos serão possíveis dentro da
gratuidade da colaboração prestada à Campanha.
·
6 – O
Janeiro Branco é uma Campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e
das instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento
emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, mini
palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas,
corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias,
distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas
de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental, a
Saúde Emocional, a valorização da subjetividade humana, a criação de uma
cultura da Saúde Mental entre os seres humanos (a nível individual,
institucional, social e coletivo), a valorização de políticas públicas em nome
da Saúde Mental, a valorização da Saúde
Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde no Brasil e no mundo.
·
7 – A Campanha
Janeiro Branco é uma Campanha gratuita, democrática, horizontal, espontânea,
desburocratizada, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva,
laica, humanista, apartidária, multidisciplinar, transdisciplinar, colaborativa
e caracterizada pela pluralidade e
diversidade de temas, direta ou indiretamente, ligados aos universos da Saúde
Mental e Emocional dos seres humanos e suas instituições.
·
8 – O
Janeiro Branco respeita, aplaude e reverencia todas as lutas e conquistas dos
movimentos passados e atuais relativos ao universo da Saúde Mental – seu papel é ampliar e aprofundar as estratégias de
comunicação com a humanidade a respeito desses temas, conforme o Outubro
Rosa o fez com a temática da “prevenção ao câncer de mama”, por exemplo.
(Foto: Janeiro Branco – Facebook/Divulgação)
·
9 – A
Campanha Janeiro Branco nasceu em Minas
Gerais (em 2014) e a metáfora do TREM
a identifica: psicólogos (as) são a
locomotiva da Campanha que, em sua integralidade e por seu caráter
multidisciplinar e transdisciplinar, também possui inúmeros vagões a
constituí-la com a necessária e oportuna participação de outros cidadãos e
profissionais capazes de enriquecer as suas potencialidades e possibilidades em
relação ao universo da Saúde Mental e Emocional dos indivíduos e instituições.
·
10 – A
Campanha Janeiro Branco está sempre em
construção. Toda colaboração ao seu crescimento, desenvolvimento,
amadurecimento e enriquecimento é extremamente bem-vinda. Manifeste-se e engate
novos vagões temáticos ao TREM DA SAÚDE
MENTAL que partiu de Minas Gerais com destino ao mundo.
Fonte: