CAU — Como Cobrar O Projeto?



cau — como cobrar o projeto?

É muito comum que os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, principalmente aqueles que são recém-formados, ficarem com dúvidas de como cobrar pelo projeto e quanto valem os seus serviços. É por isso, que o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) aprovou uma tabela de honorários de serviço para servir como referência. 

A aprovação da tabela de honorários é uma exigência da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da profissão no Brasil. O documento foi elaborado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil  - Departamento Ceará (IAB-CE).

Para conhecer essa tabela e saber quais são os fatores que influenciam diretamente nos valores cobrados pelos serviços, continue lendo esse artigo!  

Tabela de honorários aprovada pelo CAU/BR

Ter uma tabela com os honorários dos serviços prestados pelo arquiteto é de extrema importância para o bom funcionamento das atividades e a negociação com os clientes. 

Essa aprovação tem como principal objetivo coibir a concorrência desleal de preços e assegurar o padrão de qualidade dos serviços prestados. 

Com base no site do CAU/BR veja a tabela de honorários para um projeto arquitetônico de edificações:


Fonte: https://honorario.caubr.gov.br/doc/TAB-livro1-final.pdf

Nessa tabela de honorários determina-se o fator percentual (fp), em função da área de projeto e tipologia da obra a ser projetada, podendo variar para mais ou para menos em função do grau de complexidade do projeto.

Fatores a serem levados em consideração para cobrar pelo projeto

Mesmo tendo a tabela para ter uma referência de quanto é viável cobrar por um projeto, existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração antes de decidir quanto cobrar pelo projeto. Veja a seguir:

  • estudar o mercado: observe os preços cobrados por outros profissionais e tire uma média para saber se você está cobrando um preço justo;

  • relacionar todos os custos: verifique quanto você gasta com viagens, tributos, mão-de-obra da sua equipe, entre outros. Com isso, é possível entender os seus custos e considerá-los no valor do projeto;

  • avaliar a demanda: outro ponto a ser analisado é a sua demanda naquele momento. Você possui diversos projetos a serem realizados? É possível cobrar um pouco mais (dentro da média) para fechar com aquele cliente;

  • capacidade profissional: você possui uma qualificação alta, com graduação, pós-graduação, MBA ou uma longa experiência no mercado? Muitos Arquitetos definem os preços dos seus serviços com base na sua capacidade.


Agora que já sabe como cobrar pelo seu projeto de arquitetura com base no CAU/BR, que tal adquirir ainda mais capacitação profissional por meio de um curso de pós-graduação? No INBEC, você encontra uma grande variedade de especializações para se destacar no mercado de trabalho. Acesse o site agora mesmo!