Como a metodologia BIM pode melhorar a Gestão de Obras?



Como a metodologia BIM pode melhorar a Gestão de Obras?

(Imagem: Plataforma BIM BR/Reprodução)



O "Building Information Modeling" (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia que modifica processos.



O "Building Information Modeling" (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia que modifica processos, ferramentas, pessoas e políticas com o potencial para beneficiar muito a sociedade com transparência fácil de ser acessada. Isso tudo porque as ferramentas tecnológicas são capazes de modelar, de forma virtual e tridimensional, os componentes de toda a construção, seja da área de arquitetura ou da engenharia. Disponibilidade de todas as informações que acontecem durante todo o ciclo de vida de uma construção - concepção e execução do projeto, execução da construção, operação e manutenção e descarte ou reuso dos materiais. Soma-se ainda, que possibilita uma melhor colaboração entre aqueles que desenvolvem os projetos, possibilitando assim, tomadas de decisão mais sustentáveis.


Outro marco legal importante é o Decreto 10.306 (2020). Ele preconiza que os projetos a serem executados ou contratados pela Administração Pública Federal contemplem os usos BIM previstos no Decreto e estruturados nas datas de 2021, 2024 e 2028. Já na primeira fase, em 2021, deveriam ser entregues os usos BIM: modelos de engenharia, documentação gráfica, extração de quantitativos e detecção de interferências. 

 

O uso de detecção de interferências refere-se à avaliação, durante a fase de desenvolvimento dos projetos, de possíveis conflitos entre disciplinas, que devem ser identificados e resolvidos antes da execução da obra. Entretanto, é importante salientar, que para a entrega desse uso é necessário conceber uma estratégia contínua de verificações, baseada em processos, pessoas e ferramentas. Deverão ser contempladas reuniões e procedimentos estratégicos durante o desenvolvimento do projeto para que, de fato, na fase final de entrega desse uso, viabilize-se os benefícios esperados para a construção.

Apenas o uso da metodologia não possibilita os benefícios mencionados. É preciso executá-la da maneira adequada, considerando todo o seu potencial de gestão da comunicação, da garantia da qualidade dos modelos de engenharia, do potencial de melhor compreensão do projeto e melhoria nas análises de desempenho ambiental, por exemplo. 


Apenas a obrigação legal em relação ao uso do BIM não garante os benefícios mencionados, entretanto é um passo de inegável importância. Por meio da difusão de conhecimentos e de lições aprendidas em relação ao uso da metodologia, espera-se que tenhamos ganhos incalculáveis para a sociedade. Está nas mãos dos agentes públicos legislar e fiscalizar em favor do BIM e da sociedade em compreender a sua importância, contratar e propagar a necessidade de seu uso. 


(Imagem: Plataforma BIM BR/Reprodução)




Metodologia BIM ganha importância


O Governo Federal demonstra cada vez mais a vontade de ter a metodologia de Modelagem da Informação da Construção ou metodologia BIM (Building Information Modeling) implementada no Brasil. A metodologia é aplicável em áreas relacionadas à engenharia e arquitetura organizando e integrando informações como, por exemplo, concepção, planejamento, execução e manutenção da obra gerando celeridade, por redução considerável de retrabalho e transparência, por disponibilizar informações em tempo real. 


De acordo com a legislação, em 2024, os modelos deverão contemplar etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução da obra, na orçamentação e na atualização dos modelos e de suas informações como construído (as built). Já em 2028, a demanda passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar as atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância, e, além disso, nos serviços de gerenciamento e de manutenção do empreendimento após sua conclusão.



Por que a Engenharia utiliza a Modelagem da Informação da Construção?


Este modelo é considerado uma das maiores inovações da Engenharia atual, pois permite a colaboração entre diferentes profissionais, tais como arquitetos, engenheiros, construtores e gerentes de obra, possibilitando a visualização e análise detalhada de cada elemento dos projetos e sua interação com o todo. 


Ademais, a Modelagem da Informação da Construção pode ser utilizada para simulações e análises de desempenho, tais como consumo de energia, entre outros, possibilitando a tomada de decisões mais informadas e precisas. Dessa forma, não apenas otimiza o processo de construção, mas também aumenta a qualidade e segurança do projeto, promove a sustentabilidade e reduz o impacto ambiental da construção civil.


Além das formas já mencionadas, o BIM é frequentemente utilizado para melhorar a segurança na construção civil, permitindo a simulação de emergências e a análise da eficácia dos planos de emergência, contribuindo para aprimorar a segurança do projeto. A sustentabilidade também é uma área importante para o uso da metodologia, permitindo a avaliação do desempenho energético dos projetos e a otimização do consumo de energia, reduzindo assim os custos operacionais dos edifícios. Por fim, o BIM pode ser usado para analisar o ciclo de vida dos edifícios, desde a extração dos materiais até o seu descarte, contribuindo para reduzir o impacto ambiental da construção civil.


(Imagem: Plataforma BIM BR/Reprodução)




Quais os softwares de BIM mais utilizados pela Engenharia?


Em resumo, a Modelagem da Informação da Construção tem se tornado cada vez mais comum na Engenharia, entendida como uma ferramenta indispensável para a gestão e execução de projetos mais eficientes e sustentáveis. E, para isso, existem diversos softwares disponíveis no mercado, sendo alguns dos mais utilizados pelos profissionais são:

 

  • Autodesk Revit: software de modelagem 3D desenvolvido especificamente para o setor da construção civil, sendo muito utilizado em projetos de arquitetura e engenharia.

  • ArchiCAD: software de modelagem 3D desenvolvido pela empresa Graphisoft, sendo utilizado principalmente em projetos de arquitetura.

  • Tekla Structures: software de modelagem 3D desenvolvido pela Trimble, sendo utilizado principalmente em projetos de estruturas metálicas e concreto armado.

  • Bentley AECOsim Building Designer: software de modelagem 3D desenvolvido pela Bentley Systems, sendo utilizado principalmente em projetos de arquitetura e engenharia.

  • Vectorworks Architect: software de modelagem 3D desenvolvido pela Vectorworks, sendo utilizado principalmente em projetos de arquitetura.

  • Navisworks: software de gestão de projetos desenvolvido pela Autodesk, sendo utilizado principalmente para a coordenação e revisão de projetos.

  • Solibri: software de validação de projetos desenvolvido pela Solibri, sendo utilizado principalmente para a detecção de interferências entre os diferentes elementos da construção.


Quais as opções de softwares gratuitos para BIM que existem?

 

Existem algumas opções de softwares gratuitos para BIM disponíveis no mercado, sendo que alguns dos mais conhecidos são:

  • FreeCAD: É um software livre de modelagem paramétrica 3D que permite a criação de modelos BIM. É uma opção gratuita e de código aberto.

  • BlenderBIM: É um plugin para o software Blender que adiciona funcionalidades de BIM ao programa. É uma opção gratuita e de código aberto.


  • BIMserver: É um servidor BIM que permite a colaboração entre diferentes membros da equipe de projeto. É uma opção gratuita e de código aberto.

  • OpenBuildings Designer: É um software de modelagem BIM gratuito para estudantes e educadores.

  • FreeBIM: É um software BIM gratuito e de código aberto, desenvolvido pela comunidade BIMserver.


A utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e entidades da administração pública federal, faz parte da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM - Estratégia BIM BR - cuja finalidade é promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua difusão. Entre as metas estipuladas na Estratégia está aumentar em 10 vezes a implantação do BIM, de forma que 50% do PIB da construção civil tenha adotado a metodologia até 2024.


É importante enfatizar que, para ter os resultados esperados pelo uso do BIM, é necessário uma adequada implementação na organização. Deverá ser prevista uma etapa inicial de sensibilização e de diagnóstico da organização, uma etapa posterior de planejamento para a implementação e a etapa de implementação do BIM. Durante o processo de implementação, atividades motivacionais e de difusão de conhecimentos deverão ser empreendidas.


Em abril de 2021, a Lei de Licitação e Contratação, Lei nº 14.133, dispôs que nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, deverá ser, preferencialmente, adotada a Modelagem da Informação da Construção. Assim, pretende-se que as obras e serviços de engenharia a serem executadas ou contratadas pela Administração Pública adotem o BIM, para melhorar a aderência ao cronograma de execução da construção, minimizar imprevistos e retrabalhos durante a construção e reduzir custos no desenvolvimento de projetos e de construções. 


É importante destacar que a escolha do software de BIM mais adequado para cada projeto dependerá das necessidades específicas de cada equipe e das características da obra em questão. Além disso, é preciso avaliar as funcionalidades disponíveis em cada programa – sendo gratuito ou não – e compará-las com outras versões, a fim de garantir a escolha da melhor opção.



Fonte:

- Plataforma BIM BR



Pós-Graduação