Conheça 3 Opções De Software De Engenharia Para Facilitar O Seu Trabalho



software de engenharia

Com a evolução tecnológica e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que você, como um profissional qualificado, conheça as opções de software para engenharia que podem facilitar o seu trabalho e fazer com que você se torne ainda mais especialista na sua área de atuação.

Mas, antes de conhecer alguns exemplos de softwares para auxiliar na construção civil, é ideal que você entenda as vantagens de utilizá-los no seu dia a dia. Continue lendo este artigo e descubra!

Qual a importância da tecnologia na Engenharia?

O uso de software de engenharia nos dias de hoje é muito comum. Isso porque são raras as tarefas na rotina de um engenheiro que não necessite de um programa no computador para ajudar com algumas demandas, que atualmente não são mais feitas manualmente. 

Sendo assim, é fundamental que você conheça as principais vantagens de utilizar esses recursos. Veja a seguir:

  • contribui para o aumento da produtividade;

  • facilita os processos, evitando o desperdício de tempo;

  • traz mais precisão para os resultados; 

  • melhora o planejamento dos projetos;

  • evita possíveis retrabalhos;

  • facilidade no compartilhamento do projeto. 

3 software de engenharia indispensáveis no seu dia a dia

Agora que você já sabe a importância e as vantagens de utilizar software de engenharia no seu dia a dia corporativo, chegou o momento de conhecer alguns deles, a fim de tornar a rotina de trabalho mais fácil e os seus resultados mais significativos. 

Veja a seguir:

Navisworks

O Navisworks é um software de revisão, gerenciamento e coordenação de projetos 3D da Autodesk. Ele é utilizado em projetos de construção, como parte da metodologia BIM, permite que os usuários abram e combinem modelos, naveguem em tempo real e revisem os modelos.

Além de ser extremamente prático e com grande compatibilidade para arquivos externos, Navisworks auxilia na fiscalização de obras, reduzindo os riscos e antecipando os possíveis problemas, sendo mais fáceis de solucioná-los. 

Ele possibilita a automatização de diversos comandos e tarefas durante um projeto realizado por um engenheiro. 

Além disso, ele inclui um robusto conjunto de funcionalidades para coordenação, no planejamento e na otimização de custos, facilitando a comunicação entre as equipes de todo o projeto.

2. OrçaFascio

O OrçaFascio é uma plataforma para gerar orçamentos de maneira simples e rápida, que funciona a partir da composição de custos da tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índice), com valores atualizados para todos os estados brasileiros, a fim de tornar a execução de obras na Engenharia Civil ainda mais assertivas.

Por meio dessa ferramenta, é possível ter o controle físico e financeiro de uma obra, onde é feito a medição, elaboração de relatórios e podendo adicionar diversos usuários, para colaborar com informações técnicas e específicas daquele projeto.

3. MS Project

MS Project é um software de Gerenciamento de Projetos que atua em diferentes etapas da gestão. 

Essa é uma plataforma da Microsoft que permite ao responsável pelo planejamento, executar e controlar de uma série de atividades que se relacionam, trabalhar alinhado à utilização de recursos, custos, cronograma e as demais áreas do projeto. 

Além disso, o MS Project é possível utilizar tanto para metas específicas como para criação de um novo produto, expansão de uma fábrica, automatização e no próprio planejamento estratégico da empresa.

Agora que você já sabe quais são os software para engenharia mais utilizados, é importante entender o conceito de engenharia 4.0 e quais são as suas principais adaptações no mercado.