A norma ISO 45001:2018 - Sistemas de Gestão de Segurança e
Saúde Ocupacional - Requisitos com orientação para uso,
publicada em março de 2018, fornece um conjunto robusto e efetivo de processos
para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos
globais. Projetado para ajudar organizações de todos os tamanhos e
indústrias, a nova norma internacional objetiva reduzir lesões e
doenças no local de trabalho em todo o mundo.
A nova norma de Saúde e Segurança Ocupacional baseia-se nos elementos
comuns encontrados em todas as normas de sistemas de gerenciamento da ISO e usa um modelo simples de Plan-Do-Check-Act
(PDCA), que fornece uma estrutura para que as organizações planejem o que
precisam implementar para minimizar o risco de danos. As medidas devem abordar
preocupações que podem levar a problemas de saúde a longo prazo e ausência no
trabalho, bem como aqueles que dão origem a acidentes.
A ISO 45001 substitui a OHSAS 18001, referência anterior do
mundo para saúde e segurança no local de trabalho. As organizações já
certificadas na OHSAS 18001 terão três anos para cumprir a
nova norma ISO 45001, embora a certificação de conformidade com a ISO 45001 não
seja um requisito da norma.
Confira a primeira parte do artigo sobre as mudanças na ISO 45001, do
professor Marcello G. Couto,
Auditor, Consultor e Instrutor ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000 -
HGB Consultoria e Avaliador Externo da CGCRE do Inmetro:
A Nova Norma Internacional ISO 45001
"especifica os requisitos para um sistema de gestão da segurança e saúde
no trabalho (SST) e fornece orientações para seu uso, para permitir que
organizações provejam locais de trabalho seguros e saudáveis,
prevenindo lesões e doenças relacionadas ao trabalho, bem como melhorem
proativamente seu desempenho de SST".
Em nosso País, por decisão da Comissão Nacional Tripartite,
no âmbito do MTE, o Brasil não participou da construção da ISO 45001 e nem irá
publicá-la como norma brasileira. Isto, na prática, significa que iremos
trabalhar, como na época do lançamento da OHSAS 18001, com traduções
livres.
A ISO 45001 aplica a High Level Structure (HLS), comum para todas as
normas ISO. Algumas alterações na ISO 45001 vs. OHSAS 18001 são induzidas pelo
HLS comum e algumas são específicas para a saúde e segurança
ocupacional.
O IAF estabeleceu um prazo de 3 anos para a migração para a nova norma.
A ISO 45001 é uma norma internacional, que garante maior compatibilidade com
outras normas, como a ISO 9001 e ISO 14001. Facilita a implementação e
integração em um sistema de gestão, aumentando valor aos seus usuários.
Se você já está aplicando a OHSAS 18001, você reconhecerá a maioria dos
requisitos da ISO 45001. No entanto, existem algumas alterações da OHSAS 18001
que você deve preparar para migrar e ficar em conformidade com a ISO 45001.
A norma apresenta um novo índice, seguindo a estrutura de alto nível
(HLS) para as cláusulas:
1 – Escopo
2- Referências normativas
3 – Termos e definições
4 – Contexto da organização
4.1 – Entendendo a organização e seu contexto
4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas dos trabalhadores e de
outras partes interessadas
4.3 – Determinando o escopo do sistema de gestão da SST
4.4 – Sistema de Gestão da SST
5 – Liderança e participação dos trabalhadores
5.1 – Liderança e comprometimento
5.2 – Política de SST
5.3 – Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
5.4 – Consulta e participação dos trabalhadores
6 – Planejamento
6.1 – Ações para abordar riscos e oportunidades
6.1.1 – Generalidades
6.1.2 – Identificação de perigos e avaliação de riscos e oportunidades
6.1.3 – Determinação de requisitos legais e outros requisitos
6.1.4 – Planejamento de ações
6.2 – Objetivos de SST e planejamento para alcança-los
6.2.1 – Objetivos do SST
6.2.2 – Planejamento para alcançar os objetivos de SST
7 – Suporte
7.1 – Recursos
7.2 – Competência
7.3 – Conscientização
7.4 – Comunicação
7.4.1 – Generalidades
7.4.2 -Comunicação interna
7.4.3 – Comunicação externa
7.5 – Informação documentada
7.5.1 – Generalidades
7.5.2 – Criando e atualizando
7.5.3 – Controle de informação documentada
8 – Operação
8.1 – Planejamento e controle operacionais
8.1.1 – Generalidades
8.1.2 – Eliminando perigos e reduzindo riscos de SST
8.1.3 – Gestão de mudanças
8.1.4 – Aquisição
8.2 – Preparação e resposta a emergências
9 – Avaliação de desempenho
9.1 – Monitoramento, medição, análise e avaliação de desempenho
9.1.1 – Generalidades
9.1.2 – Programa de auditoria Interna
9.3 – Análise Crítica pela direção
10 – Melhoria
10.1 – Generalidades
10.2 – Incidente, não conformidade e ação corretiva
10.3 – Melhoria Contínua
Anexo A (informativo) – Orientações para uso deste
documento
Bibliografia
Segue abaixo um resumo das principais alterações na ISO 45001
- Contexto empresarial: Capítulo 4.1, questões externas
e internas, introduz novas cláusulas para a determinação sistemática e
monitoramento do contexto empresarial.
- Trabalhadores e outras partes interessadas: Capítulo 4.2
introduz o foco aprimorado nas necessidades e expectativas para trabalhadores e
outras partes interessadas e envolvimento dos trabalhadores. Isso identifica e
compreende sistematicamente os fatores que precisam ser gerenciados dentro do
sistema de gestão.
- Gerenciamento de riscos e oportunidades: Descritos nos
capítulos 6.1.1, 6.1.2.3, 6.1.4, as empresas devem determinar, considerar e,
quando necessário, tomar medidas para enfrentar quaisquer riscos ou
oportunidades que possam impactar (de forma positiva ou negativa) a habilidade
do sistema de gestão para entregar os resultados pretendidos, incluindo a
melhoria da saúde e segurança no local de trabalho.
- O comprometimento da liderança e gestão: Declarado no
capítulo 5.1, a ISO 45001 tem maior ênfase na alta administração para se
envolver ativamente e assumir a responsabilidade pela eficácia do sistema de
gestão.
- Objetivos e Desempenho: Foco reforçado nos objetivos como
drivers para melhorias (capítulos 6.2.1,6.2.2) e avaliação de desempenho
(capítulo 9.1.1).
· Requisitos ampliados
relacionadas à:
· Participação e
consulta (5.4)
· Comunicação (7.4):
Mais prescritiva em relação aos “mecanismos” de comunicação, incluindo
determinação do que, quando e como comunicar.
· Compras, incluindo
processos terceirizados, e contratados (8.1.4)
Em seguida, foram extraídas da norma os principais termos e definições e
as principais cláusulas que chamam a atenção em relação a OHSAS 18001:
3. Termos e definições
3.3 – Trabalhador
Pessoa que realiza o trabalho ou atividade relacionadas ao trabalho que
estão sob o controle da organização
Nota 1: Pessoas realizam trabalho ou atividades
relacionadas ao trabalho sob diversos arranjos, pagos ou não pagos, tais como
de forma regular ou temporária, intermitente ou sazonalmente, casualmente ou em
tempo parcial.
Nota 2: Trabalhadores incluem a Alta Direção, pessoas com
funções gerenciais e não gerenciais.
Nota 3: O trabalho ou as atividades
relacionadas ao trabalho realizado sob o controle da organização podem ser
realizados por trabalhadores empregados pela organização, trabalhadores de
provedores externos, contratados, indivíduos, trabalhadores de agências, e por
outras pessoas, na medida em que a organização compartilha o controle de seu
trabalho ou atividades relacionadas ao trabalho de acordo com o contexto da
organização.
3.4 – Participação
Envolvimento na tomada de decisão.
Nota 1: Participação inclui o engajamento de comitês de
segurança e saúde e representante dos trabalhadores, onde existam.
3.5 – Consulta
Ação de buscar pontos de vista antes de tomar uma decisão.
Nota 1: consulta incluem o engajamento de comitês de
segurança e saúde e representantes dos trabalhadores, onde existam.
3.7 – Contratado
Organização externa que provê serviços à organização de acordo com
especificações, termos e condições acordados.
Nota 1: serviços podem incluir atividades de construção,
entre outras.
3.18 – Lesão e doença
Efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma
pessoa.
Nota 1: Efeitos adversos incluem doença ocupacional,
incapacidade e morte.
3.19 – Perigo
Fonte com potencial para causar lesão e doença.
Nota 1: Perigos podem incluir fontes com potencial para
causar danos ou situações perigosas, ou circunstâncias com potencial de
exposição que leve a lesões e doenças.
3.20 – Risco
Efeito da incerteza.
Nota 1 – Um efeito é um desvio do esperado –
positivo ou negativo.
Nota 2 – Incerteza é o estado, ainda
que parcial, de deficiência de informação, de compreensão ou de conhecimento
relacionado a um evento, sua consequência ou sua probabilidade.
Nota 3: Risco é frequentemente caracterizado pela
referência a “eventos” potenciais (como definido no ABNT ISO Guia 73:2009,
3.5.1.3) e “consequências” (como definido no ABNT ISO Guia 73:2009, 3.6.1.3),
ou uma combinação desses.
Nota 4 – Risco é frequentemente expresso em termos
de uma combinação das consequências de um evento (incluindo mudanças nas
circunstâncias) e a “probabilidade” associada (como definido no ABNT ISO Guia
73:2009, 3.6.1.1) de ocorrência.
Nota 5 – Nesta norma, onde o termo “riscos e
oportunidades” é utilizado isto significa riscos de SST, oportunidades de SST e
outros riscos e oportunidades para o sistema de gestão.
Nota 6 – Este termo é um dos termos comuns e
definições fundamentais das normas ISO de sistemas de gestão apresentadas no
Anexo SL do suplemento consolidado ISO da diretiva ISO/IEC Parte 1. A nota 5
foi adicionada para esclarecer o termo “riscos e oportunidades”, para seu uso
neste documento.
3.21 – Risco de SST (risco de segurança e saúde no trabalho)
Combinação da probabilidade de ocorrência de evento (s) perigoso (s) ou
exposição (ões) perigosa (s) relacionados ao trabalho e da gravidade da lesão e
doença que pode ser causada pelo (s) evento (s) ou exposição (ões).
3.22 – Oportunidade de SST
Circunstância ou conjunto de circunstâncias que podem levar à melhoria
do desempenho de SST.
3.29 – Terceirizar, verbo
Fazer um arranjo onde uma organização externa desempenha parte de uma
função ou processo de uma organização.
Nota 1 – Uma organização externa está fora do escopo
do sistema de gestão, apesar de a função ou processo terceirizado estar dentro
do escopo.
Nota 2 – Este termo é um dos termos comuns e definições
fundamentais das normas ISO de sistemas de gestão apresentadas no Anexo SL do
Suplemento Consolidado ISO da Diretiva ISO/IEC Parte 1.
3.35 – Incidente
Ocorrência decorrente, ou no decorrer, do trabalho que poderia resultar,
ou resulta, em lesão e doença.
Nota 1 – Um incidente em que ocorre lesão e doença é
algumas vezes referido como “acidente”.
Nota 2 – Um incidente em que não ocorre lesão e doença,
mas tem potencial para causa-la, pode ser referido como “quase acidente”.
Nota 3 – Embora possa haver uma ou mais não
conformidades relacionadas a um incidente, um incidente pode também ocorrer
onde não exista não conformidade.
*
[ATUALIZAÇÃO] Confira a segunda parte do artigo
sobre as mudanças na ISO 45001, do professor Marcello G. Couto, Auditor, Consultor e
Instrutor ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000 - HGB Consultoria e
Avaliador Externo da CGCRE do Inmetro:
4 - Contexto da organização
4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas dos
trabalhadores e de outras partes interessadas
A organização deve determinar
a) as outras partes interessadas, além dos
trabalhadores, que sejam pertinentes para o sistema de gestão da SST
4.3 – Determinando o escopo do sistema de gestão
A organização deve determinar os limites e a
aplicabilidade do sistema de gestão da SST para estabelecer seu escopo.
Ao determinar esse escopo, a organização deve:
c) levar em consideração as atividades planejadas
ou realizadas relacionadas ao trabalho
5 – Liderança e participação dos trabalhadores
5.1 – Liderança e comprometimento
A alta direção deve demonstrar liderança e
comprometimento com relação ao sistema de gestão da SST:
...
j) desenvolvendo, liderando e promovendo uma
cultura na organização que apoie os resultados pretendidos do sistema de gestão
da SST
k) protegendo trabalhadores de represálias ao
relatarem incidentes, perigos, riscos e oportunidades
l) assegurando que a organização estabelece e
implementa processo (s) de consulta e participação dos trabalhadores
m) apoiando o estabelecimento e funcionamento
de comitês de Segurança e Saúde
5.2 – Política de SST
A Alta Direção deve estabelecer, implementar e
manter uma política de SST que:
f) inclua um comprometimento com a consulta e
participação dos trabalhadores, e, onde existam, de representantes dos
trabalhadores
5.4 – Consulta e participação dos trabalhadores
A organização deve estabelecer, implementar e
manter processo (s) para a consulta e a participação dos trabalhadores em todos
os níveis e funções aplicáveis e, onde existam, de representantes dos
trabalhadores, no desenvolvimento, planejamento, implementação, avaliação de
desempenho e ações para melhoria do sistema de gestão da SST.
A organização deve:
a) prover mecanismos, tempo, treinamento e
recursos necessários para a consulta e participação
Nota 1 – A representação dos
trabalhadores pode ser um mecanismo de consulta e participação
b) fornece acesso oportuno a informações
claras, compreensivas e pertinentes sobre o sistema de gestão da SST
c) determinar e remover obstáculos ou
barreiras à participação e minimizar aqueles que não possam ser removidos
Nota 2: obstáculos e barreiras podem
incluir falha em responder a entradas (inputs) ou sugestões dos trabalhadores,
barreiras de linguagem ou alfabetização, represálias ou ameaças de represálias
e políticas ou práticas que desencorajam ou penalizam a participação dos
trabalhadores
d) enfatizar a consulta aos
trabalhadores com funções não gerenciais sobre o seguinte:
1 – Determinação das necessidades e expectativas de
partes interessadas (4.2) 2 – estabelecimento da política de SST (5.2)
3 – Atribuição de papéis, responsabilidades e
autoridades organizacionais, como aplicável (5.3)
4 – Determinação de como atender aos requisitos
legais e outros requisitos (6.1.3)
5 – Estabelecimento dos objetivos de SST e
planejamento de como alcança-los (6.2)
6 – Determinação dos controles aplicáveis à
terceirização, aquisição e contratados (8.1.4)
7 – Determinação do que precisa ser monitorado,
medido e avaliados (9.1)
8 – Planejamento, estabelecimento, implementação E
manutenção de programa (s) de auditorias (9.2.2)
e) enfatizar a participação de
trabalhadores sem função gerencial em:
1 – Determinação dos mecanismos de consulta e
participação
2 – Identificação de perigos e avaliação de riscos
e oportunidades (6.1.1 e 6.1.2) 3 – determinação de ações para eliminar perigos
e reduzir riscos de SST (6.1.4)
4 – Determinação de requisitos de
competência, necessidades de treinamento, treinamentos e avaliação de sua
eficácia (7.2)
5 – Determinação do que precisa ser comunicado e
como isso será feito (7.4)
6 – Determinação de medidas de controle e sua
implementação e uso eficazes (8.1, 8.1.3, 8.2)
7 – Investigação de incidentes e não conformidades
e determinação de ações corretivas (10.2)
Nota 3: Enfatizar a consulta e a
participação dos trabalhadores com funções não gerenciais é destinado a
aplicar-se a pessoas que realizam atividades de trabalho, mas não pretende
excluir, por exemplo, os gerentes impactados por atividades de trabalho e
outros fatores na organização
Nota 4 – Reconhece-se que a provisão
de treinamento sem custo para os trabalhadores e a provisão de treinamento
durante o horário de trabalho, onde possível, pode remover barreiras
significativas à participação dos trabalhadores.
6.1.2 – Identificação de perigos e avaliação de
riscos e oportunidades
Primeiro há que se destacar que a ISO 45001
diferenciou “riscos” de “riscos de SSO” da seguinte forma, na
sua seção de termos e definições:
3.20 – Risco
Efeito da incerteza
Nota 5 – nesta norma, onde o termo
“riscos e oportunidades” é utilizado isto significa riscos de SSO,
oportunidades de SSO e outros riscos e oportunidades para o sistema de gestão.
3.21 – Risco de SSO
Combinação da probabilidade de ocorrência de um
perigo ou exposição ao perigo e a severidade da lesão ou doença que pode ser
causada pelo evento ou exposição.
Ou seja, o termo ‘risco’ é estratégico, voltado
para os resultados gerais do sistema de gestão e estratégia da
empresa. Já o termo ‘risco de SSO’ é técnico, é o antigo risco da
OHSAS 18001.
O processo de identificação de perigos deve levar
em consideração, mas não se limitar a:
a) como o trabalho é organizado, fatores sociais
(incluindo carga de trabalho, horário de trabalho, vitimização, assédio e bullying),
liderança e a cultura da organização
..
c) Incidentes passados pertinentes, internos ou
externos à organização, incluindo emergências e suas causas
..
h) mudanças no conhecimento e na informação sobre
perigos
6.1.2.3 – Avaliação de oportunidades de SST e
outras oportunidades para o sistema de gestão de SST
A organização deve estabelecer, implementar e
manter processo (s) para avaliação
a) de oportunidades de SST para
melhorar o desempenho de SST, levando em consideração mudanças planejadas na a
organização, em suas políticas e processos ou em suas atividades e:
a. Oportunidades para adaptar o trabalho, a
organização do trabalho e o ambiente de trabalho aos trabalhadores
b. Oportunidades para eliminar perigos e reduzir
riscos de SST
b) outras oportunidades para melhoria do sistema de
gestão da SST
6.1.3 – Determinação de requisitos legais e outros
A organização deve estabelecer, implementar e
manter processo (s) para:
a) determinar e ter acesso a informação atualizada
sobre requisitos legais e outros aplicáveis a seus perigos, riscos de SST e ao
sistema de gestão de SSO
b) determinar como estes requisitos legais e outros
requisitos se aplicam à organização e o que precisa ser comunicado
Nota: Requisitos legais e outros podem
resultar em riscos e oportunidades para a organização.
6.2.1 – Objetivos de SST
A organização deve estabelecer objetivos de SST nas
funções e níveis pertinentes, a fim de manter e melhorar continuamente o
sistema de gestão da SST e o desempenho de SST (ver 10.3).
Os objetivos de SSO devem:
...
c) levar em consideração:
1) requisitos aplicáveis
2) os resultados das avaliações de riscos e
oportunidades (ver 6.1.2.2 e 6.1.2.3)
3) os resultados da consulta aos trabalhadores
(veja 5.4) e, onde existam, aos representantes dos trabalhadores
7.2 – Competência
A organização deve:
c) assegurar que os trabalhadores são competentes
(incluindo a capacidade de identificar perigos) com base em educação,
treinamento ou experiência apropriados.
Nota: ações aplicáveis podem incluir, por exemplo,
a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de
pessoas empregadas no momento, ou empregar ou contratar pessoas competentes.
7.3 – Conscientização
Os trabalhadores devem estar
conscientes:
...
d – Dos incidentes e resultados de investigações
que sejam pertinentes para eles
f – Da capacidade de retirar-se de situações de
trabalho que considerem apresentar uma exposição ao perigo (danger) grave e
iminente para sua vida ou saúde, bem como dos arranjos para se protegerem de
consequências indevidas por fazerem isso.
7.4 – Comunicação
A organização deve estabelecer, implementar e
manter o (s) processo (s) necessário (s) para comunicações internas e externas
pertinentes para o sistema de gestão de SST, incluindo a determinação:
...
c – Com quem se comunicar:
1 – Internamente, com os diversos níveis e funções
da organização 2 – com contratados e visitantes no local de trabalho
3 – Com outras partes interessadas
A organização deve levar em consideração aspectos
de diversidade (por exemplo, gênero, linguagem, cultura,
alfabetização, deficiência) ao considerar suas necessidades de comunicação
A organização deve assegurar que as opiniões das
partes interessadas externas sejam consideradas no estabelecimento de
seu (s) processo (s) de comunicação.
7.4.2 – Comunicação interna a organização deve:
..
b – Assegurar que seu (s) processo
(s) de comunicação possibilite (m) que os trabalhadores contribuam
para a melhoria contínua.
*
[ATUALIZAÇÃO] Confira a terceira e última parte do artigo sobre as mudanças na ISO 45001, do professor Marcello G. Couto, Auditor, Consultor e Instrutor ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000 - HGB Consultoria e Avaliador Externo da CGCRE do Inmetro:
8.1 – Planejamento e controle operacional
8.1.1 – Generalidades
A organização deve planejar, implementar, controlar e manter os processos necessários para atender aos requisitos do sistema de gestão da SST e implementar as ações determinadas na Seção 6, ao:
...
C – Manter e reter informação documentada na extensão necessária para ter confiança de que os processos estejam sendo realizados como planejado
D – Adaptar o trabalho aos trabalhadores
Em locais de trabalho com múltiplos empregadores, a organização deve coordenar as partes pertinentes do sistema de gestão da SST com as outras organizações.
8.1.3 – Gestão de mudanças
A organização deve estabelecer processos para a implementação e controle de mudanças planejadas, temporárias ou permanentes que impactem o desempenho de SST, incluindo:
A – Novos produtos, serviços e processos, ou mudanças nos existentes, incluindo:
- locais de trabalho e circunvizinhança
- organização do trabalho
- condições de trabalho
- equipamentos
- trabalhadores
B – Mudanças nos requisitos legais e outros requisitos
C – Mudanças no conhecimento ou informação sobre perigos e riscos de SST D – desenvolvimentos em conhecimento e tecnologia
A organização deve analisar criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para mitigar quaisquer efeitos adversos, como necessário.
8.1.4 – Aquisição
8.1.4.1 – Generalidades
A organização deve estabelecer, implementar e manter processos para controlar a aquisição de produtos e serviços de forma a assegurar sua conformidade com o sistema de gestão de SST
8.1.4.2 – Contratados
A organização deve coordenar seu (s) processo (s) de aquisição com seus contratados, a fim de identificar perigos e avaliar e controlar os riscos de SST decorrentes das:
A – atividades e operações dos contratados que impactem a organização
B – atividades e operações da organização que impactem os trabalhadores dos contratados
C – atividades e operações dos contratados que impactem outras partes interessadas no local de trabalho
A organização deve assegurar que os requisitos do seu sistema de gestão da SST sejam atendidos por contratados e seus trabalhadores. Os processos de aquisição da organização devem definir e aplicar critérios de SST para a seleção de contratados.
Nota: pode ser útil incluir critérios de segurança e saúde no trabalho para a seleção de contratados nos documentos contratuais.
8.1.4.3 – Outsourcing (terceirização)
A organização deve assegurar que funções e processos terceirizados via outsourcing são controlados. A organização deve assegurar que seus arranjos de terceirização sejam coerentes com os requisitos legais e outros e com o atendimento dos resultados pretendidos do sistema de gestão de SST. O. O tipo e grau de controle a serem aplicados para essas funções e processos devem ser definidos dentro do sistema de gestão da SST.
8.2 - Preparação e resposta a emergências
A organização deve estabelecer, implementar e manter o(s) processo(s) necessários para preparação e resposta a potenciais situações de emergência, como identificado em 6.1.2.1, incluindo:
A – Estabelecer uma resposta planejada a situações de emergência, incluindo a provisão de primeiros socorros
...
E – Comunicar e prover informação pertinente a todos os trabalhadores sobre seus deveres e responsabilidades
9.2.2 – Programa de auditoria interna
A organização deve:
...
D – Assegurar que os resultados das auditorias sejam relatados para a gerência pertinente; assegurar que os resultados pertinentes de auditoria são reportados para os trabalhadores e, onde existam, para os representantes dos trabalhadores e outras partes interessadas pertinentes
9.3 – Análise crítica
...
A análise crítica deve considerar:
D – Informações sobre o desempenho de SST, incluindo tendências relativas a:
...
5 – consulta E participação de trabalhadores 6 – riscos e oportunidades
F – Comunicações pertinente com as partes interessadas
As saídas da análise crítica devem incluir decisões relativas a:
...
- oportunidades para promover a integração do sistema de gestão de SST com outros processos da organização
- quaisquer implicações para o direcionamento estratégico da organização
A alta direção deve comunicar as saídas pertinentes das análises críticas para trabalhadores e, onde existiram, seus representantes.
10.2 – Incidente, não conformidade e ação corretiva
A organização deve estabelecer, implementar e manter processo (s), incluindo relatos, investigação e tomada de ações, para determinar e gerenciar incidentes e não conformidades.
Ao ocorrer um incidente ou não conformidade acontece, a organização deve:
A – Reagir em tempo hábil ao incidente ou não conformidade, e como aplicável:
1 – tomar ações para controlar e corrigir
2 – Lidar com suas consequências
B – Avaliar, com a participação dos trabalhadores (veja 5.4) e o envolvimento de outras partes interessadas pertinentes, a necessidade de ação corretiva para eliminar a causa raiz do incidente ou não conformidade, de maneira a evitar sua recorrência ou ocorrência, por meio de:
3 – Determinação de incidentes similares que ocorreram, não conformidades existentes ou potenciais
C – Revisão das análises de riscos do SSO existentes, se apropriado (veja 6.1)
..
E – Avaliar os riscos de SSO relacionados aos perigos novos ou modificados, antes de tomar a ação
...
A organização deve comunicar esta informação documentada para os trabalhadores pertinentes, e, onde existam, aos representantes dos trabalhadores, e outras partes interessadas pertinentes.
Nota: o relato e a investigação de incidentes sem demora injustificada podem permitir que os perigos sejam eliminados e os riscos de SST associados sejam minimizados o mais rápido possível.
10.3 – Melhoria Contínua
A organização deve continuamente melhorar a adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão da SST por meio de:
B – Promover uma cultura que dê suporte ao sistema de gestão de SST
C – Promover a participação dos trabalhadores na implementação de ações para a melhoria contínua do sistema de gestão de SST
D – Comunicar os resultados pertinentes da melhoria contínua aos trabalhadores e, onde existam, aos representantes dos trabalhadores.
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