Década do Oceano lança nova Chamada para Década de Ações



Década do Oceano lança nova Chamada para Década de Ações

Ilha Tokoriki, Fiji. Imagem por Gary Runn, disponível no Unsplash - eCycle/Reprodução.





Mundo vive uma revolução em termos de reconhecimento da importância da ciência para apoiar a saúde humana e o bem-estar, e o seu papel no conhecimento e inovação; Ações lançadas neste 15 de outubro.



A resiliência dos litorais e a representação digital do oceano são alguns dos pontos da nova Chamada para Década de Ações em favor dos oceanos.


A iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, quer tratar de brechas temáticas e regionais e encorajar a ciência transformadora para cumprir os desafios críticos e urgentes dos mares.


Manguezal morto às margens da Ilha de Santa Catalina. Imagem por ONU/Laura Quinones - eCycle/Reprodução.



Expansão de sistemas inovadores


Lançada em 15 de outubro, a Chamada foca no Desafio 6 e programas que levem a soluções e conhecimento sobre a resiliência verde e cinza, entre elas as propostas baseadas na natureza que incluem governos nacionais e locais.


Um outro ponto é a expansão de sistemas inovadores de alerta precoce para melhor responder aos desastres naturais.


Já o Desafio 8, que trata da representação digital do oceano, deve se concentrar em geração de banco de dados, informação, conhecimento sobre o mar profundo, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Sids na sigla em inglês, as zonas econômicas exclusivas, altas latitudes e o oceano do sul.


Os organizadores também destacam a necessidade de aplicativos, serviços e mecanismos que possam fazer chegar o conhecimento dos Desafios da Década dos Oceanos para os usuários. Imagem por ONU/Laura Quinones - eCycle/Reprodução.



Prioridades temáticas


Aqui, o importante é impulsionar ou conectar infraestruturas digitais de sistemas nacionais e internacionais. Os organizadores também destacam a necessidade de aplicativos, serviços e mecanismos que possam fazer chegar o conhecimento dos Desafios da Década dos Oceanos para os usuários.


A Chamada para Década de Ações conta com 25 programas já endossados que convidam para as inscrições do Projeto Década. (Veja as informações em inglês Guidance Note for Applicants )


Esses projetos estão focados em prioridades temáticas como vida marinha, observações oceanográficas, preparação e capacidade de desenvolvimento para responder a tsunamis etc.



Sessões de perguntas e respostas


A Década do Oceano foi criada por uma resolução da Assembleia Geral em 2017 como Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável de 2021 a 2030.


A iniciativa também incentiva contribuições e recursos financeiros para apoiar a coordenação dos escritórios que tratam do tema pelo mundo.


No início de novembro, a Unesco organizará duas sessões de perguntas e respostas pela internet para as partes interessadas.




Este texto foi originalmente publicado por ONU News de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. 



Fonte

- eCycle.




Editora de Conteúdo.

Pós-Graduação