Desmistificando a Economia Circular: Como a reutilização e reciclagem podem revolucionar o mercado



Desmistificando a Economia Circular: Como a reutilização e reciclagem podem revolucionar o mercado

Por José Antonio Farias Coelho

 

A economia circular é um conceito que busca transformar a forma como produzimos e consumimos, visando um modelo mais sustentável e eficiente. Em vez de seguir um modelo linear, em que os recursos são extraídos, usados ​​e descartados, a economia circular propõe um modelo em que os recursos são solicitados em circulação por meio da reutilização, reciclagem e irrigação.

Esse modelo de economia circular busca maximizar a eficiência dos recursos, evitando o desperdício e a escassez, ao mesmo tempo em que reduz o consumo e os efeitos ambientais negativos. Além disso, uma economia circular pode gerar novas oportunidades de negócios e empregos, ao mesmo tempo em que reduz os custos para as empresas.

Para que a economia circular seja integrada, é preciso adotar uma abordagem sistêmica, que envolva todos os setores da economia e todas as etapas do ciclo de vida dos produtos. Isso requer uma mudança de mentalidade, em que a colaboração e a cooperação entre os diferentes setores sejam incentivadas.

Um dos princípios da economia circular é a reutilização, que visa estender a vida útil dos produtos e materiais. Isso pode ser feito por meio da separação, recondicionamento e remanufatura de produtos, de forma a mantê-los em uso por mais tempo. Além disso, é possível desenvolver produtos duráveis ​​e com design modular, que possam ser facilmente desmontados e reparados.


Outro princípio da economia circular é a reciclagem, que visa transformar resíduos em novos recursos. Isso pode ser feito por meio da coleta seletiva e da separação dos resíduos, para que possam ser reciclados de forma mais eficiente. Além disso, é possível desenvolver tecnologias que substituem a reciclagem de materiais que atualmente não são recicláveis.


A economia circular também envolve a imunidade, que busca restaurar os ecossistemas e os recursos naturais. Isso pode ser feito por meio da agricultura regenerativa, que utiliza práticas que melhoram a saúde do solo e promovem a biodiversidade. Além disso, é possível utilizar tecnologias que ajudem a remover poluentes do ar e da água, restaurando a qualidade desses recursos.


A economia circular apresenta várias vantagens em relação ao modelo linear. Em primeiro lugar, ela reduz a necessidade de extrair novos recursos, mantendo a pressão sobre os ecossistemas naturais. Além disso, ela reduz a quantidade de resíduos gerados, evitando o combustível e os efeitos ambientais negativos. Em terceiro lugar, ela gera novas oportunidades de negócios e empregos, ao mesmo tempo em que reduz os custos para as empresas.

Um exemplo notável de sucesso da economia circular é o caso da empresa Patagonia, uma marca de roupas outdoor baseada nos Estados Unidos. A empresa tem adotado práticas de economia circular, como o programa "Worn Wear", que incentiva os clientes a reparar e reutilizar suas roupas, em vez de descartá-las. Essa abordagem tem resultado em um aumento na fidelidade dos clientes e na redução do consumo de recursos.


Porém, a implementação da economia circular não é uma tarefa fácil. É preciso superar os desafios técnicos, médicos e políticos que envolvem a transição para um modelo mais sustentável. Além disso, é preciso mudar a mentalidade dos consumidores, para que eles valorizem os produtos duráveis ​​e com design modular, e para que façam a separação dos resíduos de forma correta.

Por fim, é importante considerar como a economia circular pode ser implementada em diferentes contextos locais e regionais. As barreiras institucionais, culturais e políticas podem afetar a adoção da economia circular em diferentes partes do mundo, e as soluções podem variar de acordo com as características locais. Por exemplo, a economia circular pode ser mais eficaz em países com níveis elevados de cooperação interinstitucional, ou em regiões com grande concentração de empresas que possam colaborar em soluções conjuntas.

 

Bibliografia

BOCKEN, N. M. P., Bakker, C., & Pauw, I. (2016). Product design and business model strategies for a circular economy. Journal of Industrial and Production Engineering, 33(5), 308-320.

 CHERTOW, M. R. (2017). Uncovering pathways for circular synergies: Lessons from two US industrial symbiosis initiatives. Journal of Industrial Ecology.

 CORRÊA, M. P. et al. Economia circular: conceitos e práticas. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2021.

 CUI, Qiang, et al. Circular economy practices among Chinese manufacturers varying in environmental-oriented supply chain management. Journal of Cleaner Production, v. 177, p. 644-656, 2018.

GEISSDOERFER, Martin, et al. The Circular Economy–A new sustainability paradigm?. Journal of cleaner production, v. 143, p. 757-768, 2017.

HEINONEN, J., Kyrö, R., Junnila, S., & Laihanen, M. (2018). Circular economy in cities: An empirical and exploratory case study of furniture and organic waste in Göteborg, Sweden. Sustainability, 10(4), 1164.

IRALDO, Fabio, et al. The contribution of circular economy to competitiveness and sustainable development: A research agenda in the Italian context. Sustainability, v. 10, n. 2, p. 461, 2018.

RIZOS, V., Behrens, A., & Van der Gaast, W. (2015). The circular economy: barriers and opportunities for SMEs. CEPS Working Document, (414), 1-38.

SAUVÉ, S. (2016). The Circular Economy: A Wealth of Flows. doi: 10.1007/978-3-319-43866-1.

TRICCO, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O'Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., ... & Straus, S. E. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467-473. https://doi.org/10.7326/M18-0850.

OBS: As imagens utilizadas são gratuitas e foram extraídas do repositório: https://unsplash.com/pt-br 

 

O Autor

José Antonio Farias Coelho. Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Gestão de Arranjos produtivos Locais, Bacharel em Tecnologia da Construção Civil.


Pós-Graduação