Engenharia de Combate a Incêndio - Entenda a necessidade atual de profissionais com conhecimento pleno



Engenharia de Combate a Incêndio - Entenda a necessidade atual de profissionais com conhecimento pleno

Com a evolução da sociedade e a expansão das pequenas e médias empresas pelo país, a necessidade de profissionais qualificados para legalizar as edificações junto ao Corpo de Bombeiros e/ou à Prefeitura no que tange à Segurança contra Incêndio é cada vez mais essencial.

 

Além disso, motivado pelo grande incêndio na Boate Kiss, ocorrido na noite de 27 de janeiro de 2013, foi publicada a lei Federal 13.425 em 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público à nível nacional, ampliando mais ainda as oportunidades e procura por profissionais de Engenharia e Arquitetura com expertise em Segurança contra Incêndio e Emergências.

 

Por isso, é primordial que exista um curso com abordagem técnico-científico sobre as legislações federais e estaduais em relação a segurança contra incêndio, como a Extensão em Projeto de Combate a Incêndio: Elaboração e Dimensionamento de Hidrantes e Mangotinhos.

 

 


Extensão em Projeto de Combate a Incêndio: Elaboração e Dimensionamento de Hidrantes e Mangotinhos

 

Trata-se de um Curso novo e pouco conhecido no Brasil, pois poucos profissionais detêm o conhecimento pleno sobre Engenharia de Combate a Incêndio. Todavia, é um curso muito buscado pelos profissionais de Engenharia, Arquitetura e áreas afins.

 

Não existe um padrão legislativo de dimensionamento para todos os estados do Brasil, uma vez que a norma regulamentadora de nº 23 do Ministério do Trabalho prevê que todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

 

Contudo, desenvolvemos um Curso onde o aluno irá aprender a dimensionar um sistema de combate a incêndio contemplando extintores, hidrantes e mangotinhos. A abordagem é prática e o aluno precisará operar o AutoCAD e manusear planilhas.

 

Iremos abordar o sistema de combate a incêndio de forma prática e objetiva, suficiente para que o aluno possa elaborar qualquer projeto, contemplando redes de hidrantes e mangotinhos.

 

Será feito também o dimensionamento teórico, observando todos os cálculos necessários para compreender a física do processo e, assim, concluir qual o tipo de bomba necessária para aprovar um projeto junto ao Corpo de Bombeiros. Contudo, vamos elevar esse Curso a um nível mais alto e profissional, em que o aluno vai ter acesso a uma planilha de dimensionamento de hidrantes.

 

Após o cálculo teórico, realizaremos o cálculo utilizando uma Planilha no Excel em que os resultados já sairão automaticamente com a aplicação dos elementos de todo o sistema, ou seja, você vai aprender a operar uma planilha. Com isso, você vai obter os resultados de forma muito mais prática, necessários para você aprovar o projeto junto ao Corpo de Bombeiros.

 

Há uma dificuldade muito grande no âmbito da Engenharia e da Arquitetura em compreender a questão do dimensionamento de hidrantes e mangotinhos, já que pouco sobre isso é ensinado nas faculdades. Por este motivo, o Curso é muito importante para quem é do campo e deseja atuar no ramo.

 

Serão utilizadas uma diversidade de legislações de segurança contra incêndio, dentre elas a IT de nº 22 do Corpo de Bombeiros de São Paulo, como referência para dimensionar o sistema de hidrantes e mangotinhos. Utilizaremos ainda a NBR 13.714 e a NBR 12.693 para dimensionarmos extintores e observarmos a abordagem de alguns estudos de caso para consolidar melhor a teoria.

 

O Curso é denso, com muita informação relevante onde o aluno poderá obter um resultado muito rápido de seu investimento. Um projeto simples, que contemple somente o dimensionamento de extintores, placas luminárias e saídas de emergência, já possibilita ao profissional um retorno do que fora investido, ou seja, com o acréscimo do conhecimento que será adquirido através do Curso, de elaborar um projeto simples em que o profissional tende a não gastar mais que três horas, serão obtidos ótimos resultados.

 

Será dado todo o embasamento teórico para dimensionar o sistema e a novidade é que, além de ministrar a parte teórica, o aluno levará para casa uma planilha de dimensionamento de sistema de hidrantes e mangotinhos com toda a informação para operá-la. Além disso, repassaremos projetos aprovados junto ao Corpo de Bombeiros em AutoCAD, para que de forma profissional ele já possa elaborar o seu projeto com todas as ferramentas necessárias.

 

Serão 20 horas de muita teoria e prática, com as ferramentas necessárias para iniciar a carreira no ramo da Engenharia Contra Incêndio. Quanto maior o conhecimento adquirido, maior será seu lucro.

 

O Curso vai atender às expectativas da Lei 13.425 de 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Dentre suas previsões, destaco que as faculdades deverão incluir na grade curricular do curso de Engenharia e Arquitetura a disciplina de Segurança Contra Incêndio, sendo mais uma razão para você estar conosco.

 

Bem sabemos que o mercado de Engenharia Contra Incêndio é dominado por poucos profissionais a nível de Brasil. Porém, vamos compartilhar conhecimento e materiais suficientes para que você possa dominar o assunto. O curso está, mais uma vez, em consonância com a Lei 13.425, que também abrange a segurança contra incêndio em relação aos convênios que as Prefeituras deverão fazer om o Corpo de Bombeiros de seu estado, no sentido de fiscalizar e preparar sua equipe técnica. Quanto maior a abrangência da fiscalização, maior será a demanda por profissionais.

 

Mediante essa previsão na Lei, o mercado irá começar (e já começou) a sofrer um aquecimento. Além disso, as faculdades também são obrigadas a contratar professores para ministrar a disciplina nos cursos de Engenharia e Arquitetura, contudo, não há professores suficientemente capacitados para atender a demanda da disciplina.

 

Um engenheiro/arquiteto precisa saber dimensionar um projeto de combate a incêndio e dominar conhecimentos sobre tudo que envolve luminárias, extintores, cargas, saída de emergência, escada, plano de emergência, etc. Essas e outras importantes informações também serão repassadas.

 

Como projetista, profissional da Engenharia Civil e da Engenharia de Segurança que sou, irei ministrar o curso a fim de que você obtenha o conhecimento e competitividade necessários no mercado. Com mais de 12 anos de experiência como Bombeiro Militar, poderemos ainda transmitir informações do que é necessário para aprovar um projeto, compartilhando um pouco de nossa experiência de combate a grandes incêndios.

 

Aguardarei você em nosso Curso para que possamos ampliar seus conhecimentos e possibilitar sua inserção neste mercado tão promissor!

 

Forte Abraço!