Engenharia Diagnóstica: Um novo mercado para quem deseja oferecer mais segurança na Construção Civil



Engenharia Diagnóstica: Um novo mercado para quem deseja oferecer mais segurança na Construção Civil

Ao planejar um empreendimento, muitos são os elementos levados em consideração pelas construtoras, como segurança e conforto dos usuários. Para isso, um novo segmento da construção civil vem trabalhando arduamente, e consequentemente ganhando mais espaço no mercado. Estamos falando da Engenharia Diagnóstica, responsável por identificar e prevenir diferentes problemas, como fissuras, infiltrações e incêndios.

De acordo com o Prof. Marco Antonio Gullo, engenheiro civil especializado em Engenharia Diagnóstica, o fortalecimento desse campo pode estar relacionado a dois fatores: a necessidade de capacitação do profissional, desencadeada pela forte concorrência enfrentada nos escritórios; e a intensa divulgação realizada pelas instituições e organizações privadas, como o INBEC. “Essa área tem surpreendido pela vasta divulgação e aceitação em todo o País, mostrando ao mercado que o engenheiro pode prestar serviços técnicos de qualidade”, garante.

O grande diferencial do engenheiro diagnóstico é a capacidade de atuar em todos os âmbitos da profissão, conforme indica o Prof. Marco Antonio Gullo. “Na engenharia de edificações, o arquiteto/engenheiro pode fazer desde um simples registro fotográfico documental até a prescrição de metodologias executivas, estando incluso os serviços de auditorias técnicas e investigações das causas e origens das diversas irregularidades construtivas, incluindo as instalações prediais.” Assim, é possível executar projetos tanto de restauração quanto de lançamento de prédios.

Para o Prof. Renato Sahade, engenheiro civil e consultor patologista de revestimentos, esse âmbito veio para fechar uma lacuna que estava aberta na engenharia civil. “É um novo momento para a história da engenharia brasileira! Me sinto honrado por participar deste momento histórico”, finaliza.


Pós-Graduação