Entenda Qual a Importância Do Cálculo Estrutural Para A Sua Obra



Entenda Qual a Importância Do Cálculo Estrutural Para A Sua Obra

Na realização de uma obra de qualquer tamanho, o cálculo estrutural possui um papel central. Afinal, é por meio dele que o engenheiro responsável pelo projeto pode examinar uma série de fatores, que colaboram para a otimização dos recursos e para a segurança da construção. 


Neste artigo, você irá entender melhor qual a importância dessa avaliação para sua obra!


O que é o cálculo estrutural?


O cálculo estrutural, também conhecido como projeto estrutural, pode ser definido como o dimensionamento das estruturas que vão sustentar um edifício. Ele oferece, por meio de contas matemáticas, uma ferramenta segura para garantir que o projeto não terá rachaduras, afundamento do piso ou, em casos mais graves, desabamentos. 


Com ele é possível definir as dimensões e a sustentação mais adequada à obra, assim como verificar de que forma a estrutura se comporta ao ser expostas a esforços relacionados às intempéries (como chuva, vento, etc) e também ao seu uso diário. 


Qual a importância do cálculo estrutural para sua obra?


O projeto estrutural oferece mais segurança e economia à construção. 


Por meio do cálculo, o engenheiro responsável planeja cuidadosamente cada etapa da obra, evitando imprevistos. Isso porque todas as ações que ocorrem no canteiro seguem um cronograma específico e possuem o dimensionamento correto (seguindo a avaliação feita previamente), garantindo que todos os envolvidos estejam mais seguros.  


O INBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada), referência em cursos de especialização e pós-graduação, oferece aulas para te ajudar a se tornar um especialista em engenharia estrutural. Assim, as  construções em que você atua não correrão riscos estruturais, visto que tudo foi desenvolvido conforme a necessidade do projeto. 


Saber fazer esse cálculo  também é importante para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira otimizada e consciente. Com ele, é possível determinar exatamente a quantidade de materiais que  serão utilizados na construção e, quando aliado a modelos de produção que visam maximizar a produtividade, garante que  não existirão desperdícios.


Essa análise também se faz importante pois oferece mais controle do canteiro, já que todos os insumos necessários foram previamente calculados e medidos. Ela também permite a otimização da mão de obra, visto que pode ser utilizada de forma mais eficiente já que com tudo previamente planejado é mais fácil definir o número de profissionais que devem se envolver na construção. 


Outro fator que precisa ser levado em consideração, diz respeito à manutenção da obra. A partir da realização desse projeto, torna-se mais fácil realizar manutenções futuras, já que a estrutura está completamente mapeada. 


Ótimos motivos para investir nessa avaliação prévia, não é mesmo? Tendo entendido a importância dela para sua construção, aproveite para aprofundar seus conhecimentos no tema baixando o e-book do professor do INBEC, Dr. Roberto Chust, com dicas de como realizar o cálculo estrutural com mais eficiência e segurança!



Pós-Graduação