Entenda o que é EAD e quais são as vantagens dessa modalidade de ensino



Entenda o que é EAD e quais são as vantagens dessa modalidade de ensino

 Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play ou fazer download para ouvir offline!


O conceito de EAD (ensino a distância) ganhou popularidade rapidamente à medida que o acesso à tecnologia pela população se tornou cada vez maior.


Você provavelmente já ouviu falar sobre o que é EAD por aí. Presente em propagandas na TV, rádio e internet, a ideia de obter um diploma ou certificado de forma prática e remota vem conquistando estudantes não apenas em nosso país, mas em todo o mundo.


Questões financeiras, barreiras geográficas ou limitações na rotina são fatores que podem, infelizmente, impedir a realização de um grande sonho.


Porém, com o acesso cada vez mais fácil à internet, foi possível quebrar barreiras que, por muito tempo, limitaram a carreira e o futuro de milhares de pessoas.


Consequentemente, surgiu o Ensino a Distância. O método, que tem como base a utilização da tecnologia para formar profissionais em todo o mundo, é repleto de vantagens que muitas vezes passam despercebidas em meio ao preconceito que envolve “estudar em casa”.



Novo modelo 



Antigamente, trabalhar e estudar com qualidade eram coisas que não podiam andar juntas. Muito precisava ser sacrificado, já que não havia tempo suficiente para compreender, absorver e revisar os conteúdos, dando dedicação total ao ambiente corporativo.


Além disso, muitas vezes, os recursos financeiros eram escassos, fazendo com que os que já estavam inseridos no mercado de trabalho perdessem a oportunidade de se desenvolver mais no âmbito acadêmico.


No entanto, hoje em dia, as oportunidades cresceram e o EAD se estabeleceu como meio ideal para os que encontravam dificuldade para estudar e trabalhar.


É verdade que o Ensino a Distância não é uma invenção nova. No Brasil, a partir de 1909, vários foram os anúncios de cursos à distância que surgiram nos jornais. Feitos por meio de cartas, essas aulas tratavam de assuntos diversos.


Atualmente o EAD tem se destacado pela junção de técnicas mais modernas, especialmente através da internet. As aulas digitais ganham o apoio de diversas ferramentas para serem aplicadas aos alunos: vídeos, chamadas ao vivo, apostilas, fluxogramas, resumos, chats, questionários online… Tudo isso para que se tenha a experiência da sala de aula – sem sair de casa.


Com o passar dos anos a oferta e variedade de cursos disponíveis para quem decide optar pelo EAD só têm aumentado. São graduações em diversas áreas de atuação, pós-graduação, MBA, cursos de extensão, workshops e até congressos. Tudo isso é excelente e traz ainda mais oportunidades para quem está à procura de qualificação.


É possível se matricular em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especializações em geral e realizar a carga horária do curso a distância. Não é preciso cumprir horários fixos, ir até a faculdade todos os dias ou lidar com processos que, para muitas pessoas, são um empecilho na hora de estudar.


Essa é uma das vantagens que o EAD trouxe para a educação: possibilidade de conciliar estudo e trabalho (entre outros compromissos) ou, em vários casos, levar conhecimento para pessoas que vivem em áreas não contempladas por instituições de ensino.


Toda a informação necessária para o aluno estará disponível online. Aulas, material didático, calendários e informações sobre professores, alunos, eventos e momentos nos quais será preciso se dirigir à instituição podem ser acessados em poucos cliques.


A organização e o empenho nos estudos são de extrema importância: da mesma forma que um freelancer lida com desafios envolvendo a gestão do próprio tempo e rotina, um “estudante a distância” também precisa ter muita disciplina e autonomia para explorar ao máximo o que o curso tem a oferecer.



Pós-Graduação


A oferta de Pós-graduação a distância é crescente, principalmente pela dificuldade que os formados podem encontrar na hora de conciliar a carreira com mais anos de estudo.



Veja, a seguir, as principais vantagens do EAD. Quem sabe assim você não descobre informações importantes em que muita gente nunca nem parou para pensar?



Quebra nas barreiras geográficas


Se você vive em uma capital, grande cidade ou até mesmo em localidades menores, porém com estrutura suficiente (mesmo que seja de cidades vizinhas) para estudar, é compreensível que a ideia de barreira geográfica nunca tenha passado pela sua cabeça.


Porém, nos casos de pessoas que vivem em cidades muito pequenas ou naquelas cujas instituições de ensino oferecem um leque limitado de cursos, o sonho do diploma pode se transformar em frustração.


Para você ter uma noção em números, o IBGE aponta que, no Brasil, existem 5.570 municípios. Desses, pouco mais de 60% são rurais! Ou seja: o acesso à Educação Superior, em inúmeras cidades, é precário ou até mesmo inexistente.


A criação, o desenvolvimento e a popularização da modalidade a distância surgiram como uma possibilidade promissora em meio à falta de oportunidade de capacitação em áreas não contempladas pelo ensino presencial.



Aumento na praticidade



Trabalho, estudos, casa, família. Conciliar todas as obrigações pode se transformar em uma tarefa praticamente impossível. O fato se agrava quando a distância entre o trabalho e a faculdade é grande ou quando a presença nos dois lugares dentro dos horários impostos é complicada.


A possibilidade de estudar não apenas de casa, mas de todo lugar em que houver um computador e conexão à internet, ajuda aquelas pessoas que não podem se dedicar ao ensino presencial.


Entre administrar mil compromissos de forma mediana, se desdobrando e correndo para dar conta de tudo em prol do “ensino tradicional”, e ter a comodidade de se dedicar aos estudos de forma apropriada e com qualidade, a segunda opção obviamente é melhor, não é mesmo?



Qualidade no ensino


É falsa a ideia que muitas pessoas têm de que apenas a modalidade presencial oferece um ensino de qualidade.


É preciso trabalhar com a desconstrução dos preconceitos que envolvem a educação a distância, e a melhor forma de fazê-lo é ler, pesquisar e se informar muito sobre o assunto.



Comunicação facilitada


 Quando se estuda presencialmente, às vezes fica difícil tirar alguma dúvida ou fazer perguntas, seja pelo tempo apertado ou por conta da timidez. Com o EAD essa etapa é facilitada, já que há um canal de comunicação muito mais eficaz entre alunos e professores. Dessa forma é possível tirar qualquer dúvida a qualquer momento, no portal do aluno.



Informação ao seu alcance em qualquer momento


Não precisa ficar se preocupando se esqueceu um detalhe da aula ou não prestou atenção no que o professor falou: com o portal do aluno você poderá checar a qualquer momento as videoaulas e rever informações que porventura tenha deixado passar.



Fontes:

- Rock Content

Catho Educação



Pós-Graduação