Estruturas De Concreto: Os Tipos Mais Usados Na Construção Civil



Estruturas De Concreto: Os Tipos Mais Usados Na Construção Civil

Você sabe quais são as estruturas de concreto mais usadas na construção civil? Pode parecer desimportante, mas a escolha correta desse material contribui para a qualidade da obra e ainda pode promover economia de tempo e dinheiro. 

Dessa forma, é imprescindível que todo engenheiro conheça os tipos que existem e como decidir qual o melhor para cada projeto. Continue a leitura do artigo e saiba quais são os principais!


Veja 3 estruturas de concreto mais usadas na construção civil!

O concreto é um dos materiais mais usados na construção civil, sendo formado, sobretudo, por cimento, água e outros agregados graúdos e miúdos — como algumas areias e pedregulhos. 

Embora essa mistura pareça relativamente simples, alguns elementos usados na confecção deste produto podem promover maior resistência e flexibilidade, entre outras características, para se adaptar da melhor maneira e atender as necessidades de cada projeto de obra. 

Por isso, atualmente, existe uma grande diversidade de estruturas de concreto disponíveis no mercado. Confira alguns deles:


1.Concreto tradicional

Esse tipo de concreto é o mais utilizado nas construções civis no Brasil, pois serve às mais diversas estruturas. A sua consistência é seca e, portanto, é necessário a utilização de algumas ferramentas para manuseá-lo, como vibradores — que servem para adensar. 

O transporte dessa estrutura de concreto também deve ser realizada por meio de carrinhos de mão, gruas, elevadores ou gericas. 

Outro ponto válido de se destacar é o seu slump —  um teste de abatimento do material capaz de definir suas características enquanto ainda está fresco —, que varia entre 40mm a 70mm. Quanto à resistência, ela pode variar de 5,0Mpa a 10,0 até 40,0Mpa.


2.Concreto armado

As estruturas de concreto armado adicionam elementos de aço à sua composição, com o objetivo de dar mais resistência e forças de compressão e tração. É muito comum de ser utilizado em pilares, vigas, entre outros componentes estruturais de obra. 

O seu uso também pode trazer alguns benefícios como: 

• baixo custo com manutenção das estruturas;

• não necessita de uma mão de obra tão qualificada;

• é maleável, podendo ser moldado de diversas formas;

• oferece bastante resistência e durabilidade..


3.Concreto leve

Esse produto se destaca especialmente por sua baixa densidade, que costuma ficar em torno de 500kg/m³. A medida chega a ser um terço menor que de outros tipos concretos, que costumam ter entre 2300 e 2500 kg/m3. 

Isso confere ao material uma grande capacidade de isolamento térmico e acústico. Eles costumam ser aplicados principalmente em projetos de: 

• regularização de superfícies;

• envelopamento de tubulações;

• fabricação de blocos;

• enchimentos de lajes;

• entre outros.

Viu só como saber a composição de determinados elementos de uma obra é importante para o desenvolvimento de projetos de qualidade na construção civil? Se você já é formado em engenharia, geologia, geografia e atua neste setor ou em áreas correlatas, pode ser vantajoso investir em uma especialização no tema. 

Na INBEC, instituição de referência em cursos de pós-graduação em engenharia e arquitetura, você encontra muitas oportunidades de melhorar o seu currículo e alavancar a carreira. Saiba mais sobre a nossa especialização em estruturas de concreto e fundações