Faculdade INBEC recebe Prof. Humberto Varum, da Universidade do Porto, para tratativas de convênio de cooperação técnica entre as instituições



Faculdade INBEC recebe Prof. Humberto Varum, da Universidade do Porto, para tratativas de convênio de cooperação técnica entre as instituições

Recebemos, na sede da Faculdade INBEC, em Fortaleza, o renomado professor da Universidade do Porto (Portugal), Prof. Humberto Varum, que se encontrou com nosso diretor, Prof. Antônio Bitencourt.


Da esquerda para a direita: Prof. Humberto Varum e Prof. Antônio Bitencourt.


O objetivo da visita foi iniciar as tratativas de um convênio de cooperação técnica entre a Faculdade INBEC e a Universidade do Porto, em que acontecerá a possibilidade de realização de cursos e projetos de intercâmbio entre os alunos do Brasil e os alunos de Portugal.


Também estiveram presentes na reunião o Prof. Davi Teixeira, o Prof. Adeildo Cabral

e a Prof. Mariete Ximenes.


Da esquerda para a direita: Prof. Davi Teixeira, Prof. Adeildo Cabral, Prof. Humberto Varum, Prof. Mariete Ximenes e Prof. Antônio Bitencourt.




Sobre Humberto Varum 


Humberto Varum é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.


É Membro Integrado da Unidade de Investigação “CONSTRUCT, Instituto de I&D de Estruturas e Construção”.


Foi Perito Nacional Destacado no laboratório ELSA (European Laboratory for Structural Assessment), do JRC (Joint Research Centre), da Comissão Europeia, em Itália JRC, no período de julho de 2009 a agosto de 2010.


Desde maio de 2015, é membro da Direção do Instituto da Construção, da Universidade do Porto, e Presidente da Direção desde 2019.


É membro do Comitê Nacional do ICOMOS (Council on Monuments and Sites), desde 2009, e Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage), desde 2011.


Desde 2018 é membro da Academia de Engenharia do México.


Participou em várias missões de reconhecimento pós-sismo, nomeadamente em L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emília-Romanha (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017).


Os seus principais interesses de investigação incluem: avaliação, reabilitação e reforço sísmico de estruturas, e reabilitação e reforço sísmico de construções históricas.


(Informações da Faculdade de Engenharia  da Universidade de Porto - FEUP)


Pós-Graduação