Futuro Verde: Quais Habilidades Serão Cobradas Dos Profissionais De Arquitetura?



Futuro Verde: Quais Habilidades Serão Cobradas Dos Profissionais De Arquitetura?

A arquitetura sustentável é mais do que uma tendência e está se tornando um elemento cada vez mais presente em projetos que priorizam um futuro verde. Afinal, desenvolver ambientes que reduzem os danos à natureza pode trazer  benefícios à sociedade como o uso de energia renovável, diminuição de desperdício de recursos, entre outros.

Ser um profissional de arquitetura ou engenharia atento a esse tema é uma vantagem, pois isso trará destaque a pessoa e mais oportunidades de trabalhar em projetos sustentáveis. 

Continue a leitura para saber mais! 


Como os arquitetos podem contribuir para o futuro verde?


Para atingir o futuro verde, os profissionais de arquitetura precisam explorar em seus projetos uma abordagem que incentive a construção de residências, edifícios e instalações mais sustentáveis, com elementos que reduzam o impacto ambiental negativo. 

Algumas das ações que contribuem para esse objetivo são:

  • substituição do uso de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis, como a solar;

  • reciclagem de restos de construções e resíduos industriais;

  • reutilização de ferramentas e materiais de construção;

  • uso de materiais eco-friendly;

  • conservação de recursos;

  • uso de matéria-prima local, evitando deslocamentos longos e desnecessários;

  • uso de madeira de reflorestamento;

  • telhados verdes e jardins verticais;

  • reutilização da água da chuva;

  • entre outros.


Quais são as habilidades e conhecimentos necessários para criar projetos verdes?

Muitos profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo perguntam quais são as habilidades e competências que precisam ter para desenvolver projetos sustentáveis. 

No INBEC, há cursos que ensinam justamente sobre isso. No MBA em Construções Sustentáveis, por exemplo, os principais conhecimentos que o arquiteto precisa ter são as habilidades em projetar, gerenciar, avaliar, e operar edificações sustentáveis. 

Além disso, é necessário:


Conhecer profundamente os conceitos fundamentais das construções sustentáveis

O profissional que deseja criar projetos para o futuro verde deve dominar as técnicas e tecnologias utilizadas para desenvolver obras que são eficientes e economizam recursos.

Conhecer os a arquitetura wellness

Os arquitetos e projetistas devem entender o conceito de wellness e suas variáveis na arquitetura. Basicamente, o termo se refere a construção de ambientes que promovam a saúde e bem estar de quem vai usufruir do espaço. Esses espaços também são conhecidos como green buildings ou construções verdes.

Para aprender mais sobre como incluir a sustentabilidade em seus projetos e obras, conheça o curso do INBEC sobre Construção Sustentável e Como Projetar Green Buildings e seja um profissional que atende a essa demanda da sociedade por um mundo melhor.