Inaugurada a primeira arena de eventos sem impactos ambientais da Alemanha



Inaugurada a primeira arena de eventos sem impactos ambientais da Alemanha

Cortesia de Populous - ArchDaily Brasil/Reprodução



O escritório de arquitetura Populous foi escolhido para projetar uma nova arena de eventos multiuso, sem impactos para o clima e com capacidade para 20.000 pessoas em Munique, na Alemanha. 


A estrutura visa criar uma experiência única; um local "compacto, eficiente e visualmente deslumbrante" que será instantaneamente reconhecível e refletirá o caráter e a cultura da área metropolitana da Baviera, servindo como um novo marco. O local com capacidade para 20.000 pessoas remete-se à herança bávara através de uma estrutura de suporte que homenageia a forma de losango usada na bandeira do estado da Baviera.


O projeto vencedor foi selecionado após um concurso de arquitetura em várias etapas, com júri presidido pelo professor Markus Allmann. Pela primeira vez na Alemanha a arena de eventos não terá impactos para o clima. 


Isso se deve ao planejamento baseado no ciclo de vida para reduzir a pegada de carbono durante a construção, bem como ao gerenciamento positivo do clima da fase operacional. Somados ao potencial de energia geotérmica e aquecimento urbano, milhares de painéis solares serão colocados no telhado da arena e ao redor dela, garantindo que a energia para operação da arena possa ser gerada e fornecida no local. 


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas forneceram a estrutura para a estratégia de sustentabilidade e clima da arena e serão certificados de acordo com um sistema de sustentabilidade reconhecido internacionalmente.


Cortesia de Populous- ArchDaily Brasil/Reprodução



O design do interior da arena leva em consideração as diversas demandas dos artistas em termos de tecnologia, shows e produções, para proporcionar experiências únicas de shows ao vivo. 


Os assentos são dispostos em forma de ferradura, ao redor do palco multifuncional, e são complementados com elementos acústicos personalizados para aprimorar ainda mais a experiência. 


Para atender plenamente aos requisitos de shows e eventos de entretenimento ao vivo, a SWMUNICH está buscando um conceito que estabelecerá novos padrões de qualidade para arquitetura externa e design de interiores, especialmente em termos de acústica, linhas de visão, equipamentos e hospitalidade, bem como os aspectos importantes de sustentabilidade, transporte e meio ambiente.


A arena ficará localizada em um novo espaço verde ao lado do LabCampus, o centro de tecnologia e inovação no Aeroporto de Munique. O local pretende valorizar a oferta cultural da região, dinamizando o turismo e a economia local.



Cortesia de Populous - ArchDaily Brasil/Reprodução



‘’O design do MUCcc Arena coloca as pessoas no centro, proporcionando uma experiência única e imersiva ao visitante, além de apresentar o que há de mais moderno em métodos de design sustentável. O projeto criará um novo centro cultural para Munique e toda a região da Baviera para competir com os melhores locais de entretenimento ao vivo do mundo.’’ – Declan Sharkey, arquiteto-chefe do projeto e diretor sênior da Populous’.



Cortesia de Populous  - ArchDaily Brasil/Reprodução



A SWMUNICH Real Estate GmbH, com sede na Baviera, planejará, construirá e operará o centro multiuso de shows e convenções.


Fonte:

- ArchDaily Brasil. 




Editora de Conteúdo.

Pós-Graduação