INBEC e ACCA firmam parceria que disponibiliza ferramentas gratuitas para projetos acadêmicos focados em BIM



INBEC e ACCA firmam parceria que disponibiliza ferramentas gratuitas para projetos acadêmicos focados em BIM

É com grande satisfação que o INBEC anuncia parceria com ACCA,  empresa com o maior número de softwares BIM certificados IFC no mundo, disponibilizando de forma totalmente gratuita ferramentas no âmbito de projetos acadêmicos focados em BIM para nossos Alunos e Professores da Pós-Graduação MBA em Plataforma BIM!


ACCA software oferece soluções para Arquitetura, Engenharia e Construção


ACCA foi criada em 1989 e estabeleceu-se na indústria de software para Arquitetura, Engenharia e Construção graças à facilidade de uso dos próprios softwares, à abordagem criativa, à atitude prática, ao forte impulso à inovação e à capacidade de fornecer respostas adequadas às crescentes necessidades dos profissionais.


A simplicidade e a alta tecnologia dos programas ACCA revolucionaram o setor da Construção dando mais produtividades à atividade de centenas de milhares de engenheiros, arquitetos, topógrafos, empresas de construção e instalações, governos e empresas públicas e empresas privadas, escolas e Universidades.


ACCA software apresentou-se recentemente no cenário internacional de software para construção, mas é uma realidade com centenas de milhares de clientes. Uma empresa jovem e ágil que aporta inovação com os próprios softwares e pode rapidamente propor novas tecnologias, serviços e sistemas de vendas mais baratas.


Uma empresa mais jovem em comparação com outros velhos e engessados players do setor, colocada numa condição única para propor software altamente profissional e inovador com serviços e baixo custo.


O que são softwares BIM? Quais os softwares BIM? Quais as vantagens?


Os softwares BIM foram concebidos para melhorar o mundo da arquitetura, engenharia e construção (AEC). Para entender o que são softwares BIM, a primeira pergunta é: o que é BIM?


BIM é o acrônimo de Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção), ou seja, o sistema de informações digitais da construção composto pelo modelo digital 3D integrado aos dados.


Os softwares BIM são as melhores soluções para criar a modelagem de informação da construção.


Para criar um modelo BIM correto, são necessários três tipos diferentes de software BIM:

  

      BIM authoring (Autoria BIM) para criar o modelo 3D (arquitetura, estruturas, instalações MEP, etc.).

      BIM tools (Ferramentas BIM) para atribuir dados ao modelo BIM (BIM 4D, BIM 5D, - BIM 6D, para tempos de construção, custos, desempenho energético, etc.).

 

Plataformas colaborativas BIM para federar modelos e dados BIM em um único ambiente colaborativo na nuvem que permite que arquitetos, engenheiros, topógrafos, construtores, mantenedores e proprietários trabalhem juntos.


Software de modelagem BIM para projeto integrado


Com os softwares BIM, é possível criar um modelo informativo da construção dinâmico, multidisciplinar e em constante evolução.


A vantagem dos softwares de modelagem BIM consiste na possibilidade de:

 

      usar soluções integradas para encarar os vários aspectos do projeto (arquitetura, estrutura, MEP, etc.) e vários problemas do mundo da construção (AEC);

      definir uma ideia compartilhada do projeto baseada em modelos coordenados;

      criar o ambiente ideal para a melhor colaboração entre equipes multidisciplinares.


Software BIM para projeto arquitetônico

 

 


 

Os softwares BIM para arquitetura são softwares para projeto 2D e 3D com funções específicas para o projeto arquitetônico, que permitem criar e exibir projetos arquitetônicos e modelos 3D realistas com materiais, texturas, luzes, etc.


Os recursos de design de interiores são acompanhados por recursos de visualização arquitetônica (renderização foto realista, Renderização em Tempo Real e VRI - Realidade Virtual Imersiva) para atender às necessidades do arquiteto.


Os softwares arquitetônicos BIM também aplicam a modelagem 3D a outros aspectos do projeto arquitetônico, como design de interiores, design de jardins e espaços verdes, paisagismo e modelagem de instalações MEP.


Software BIM para modelagem de canteiros de obras e gerenciamento de projeto BIM 4D


Os softwares BIM podem proporcionar novas e mais avançadas ferramentas de planejamento de projetos e permitir que todos os atores no processo de construção conheçam os tempos de execução reais e a sobreposições críticas de atividades.


Com um software BIM 4D você pode:

 

      analisar e avaliar diferentes cenários;

      reduzir os custos de gerenciamento;

      coordenar as atividades;

      melhorar a comunicação entre os responsáveis pelo projeto ou pela execução.


Os softwares BIM 4D também simulam a evolução do canteiro de obras desde a fase de projeto até a realização, com os diferentes níveis de detalhe (LODs) e o estudo das interferências espaciais e temporais.


Software BIM 5D para orçamento a partir do modelo BIM


BIM 5D é o acrônimo para a quinta dimensão do BIM: o custo do modelo BIM 3D.


O custo do modelo de informações da construção é apenas outra vista do modelo, além das gráficas 2D e 3D.


Quando uma ferramenta de orçamento BIM estiver integrada ao software de modelagem BIM, é fácil enriquecer as informações do modelo BIM com os custos de cada objeto e ter imediatamente o orçamento de construção.


Os softwares BIM 5D não são apenas softwares para levantamento das quantidades, como também uma ferramenta para otimizar o projeto com o controle imediato dos custos das ideias do projeto a serem realizadas.


Antes dos softwares BIM, costumavam se usar softwares para o take off para levantar automaticamente as dimensões das áreas, linhas e polilinhas do desenho e trazê-las para o orçamento.


Hoje, com os softwares BIM 5D, você pode extrair do modelo os itens de EP e as dimensões, o cálculo é automático e atualizado dinamicamente a cada alteração do modelo BIM.


Software BIM 6D para a análise energética

 


 

Com os softwares BIM 6D, são criados modelos energéticos do edifício e das instalações (BEM - Building Energy Modeling, Modelagem Energética de Edifícios)


A Modelagem 3D com objetos paramétricos permite que você tenha:

 

      o cálculo automático das perdas de calor e das pontes térmicas;

      o controle do comportamento termodinâmico do edifício e das instalações;

      as características do desempenho ao longo de todo o ciclo de vida do edifício.


Com um software BIM 6D, você coloca seu modelo BIM em qualquer lugar e obtém automaticamente o sombreamento e o efeito de iluminação natural.


Os dados climáticos e as características termodinâmicas dos objetos do modelo BIM fornecem automaticamente as simulações de energia em condições estáticas ou dinâmicas.


Software BIM para cálculo estrutural de edifícios


Os softwares BIM para modelagem e cálculo estrutural na engenharia civil oferecem vantagens extraordinárias em comparação com outros programas não atualizados para a tecnologia BIM:

 

      Entrada fácil de estruturas de concreto, aço, madeira, alvenaria, etc.

      Segurança, velocidade e precisão do cálculo

      Menores interferências

      Documentação automática e dinâmica integrada ao modelo estrutural BIM


Os softwares BIM de modelagem 3D para engenheiros civis e estruturais oferecem muitas outras vantagens no projeto, na análise estrutural e na realização da construção:

 

      você integra modelagem BIM e modeladores FEM para simulações estáticas e dinâmicas ou sísmicas;

      integra a análise e o projeto estrutural ao processo BIM;

      importa o modelo arquitetônico BIM ou MEP;

      gerencia conflitos, interferências e sobreposições (Clash Detection) com o modelo arquitetônico ou das instalações;

      enriquece e aumenta o LOD do modelo estrutural com dados, documentos e armaduras produzidos pelo cálculo estrutural integrado à modelagem BIM;

      usa o modelo estrutural BIM e os documentos produzidos automaticamente para uma melhor realização do trabalho no canteiro de obras.


Software BIM para modelagem de instalações MEP (mecânicas, elétricas e hidráulicas)


Os software BIM para instalações MEP, utilizados no projeto de instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas, permitem que engenheiros e técnicos especializados:

 

      integrem dinamicamente modelagem, cálculo e documentação para melhorar o projeto e a construção de instalações MEP;

      desenhem corretamente os caminhos e as peças das instalações;

      integrem o projeto de instalações com o projeto arquitetônico e estrutural 3D;

      verifiquem as interferências (Clash Detection) entre os modelos das diferentes disciplinas de projeto;

      visualizem o modelo 3D das instalações MEP na Renderização em Tempo Real;

      realizem tours virtuais no modelo de instalações MEP na Realidade Virtual Imersiva;

      aproveitem uma Bibliotecas de objetos BIM para o projeto de instalações;

      criem novos objetos BIM com a configuração paramétrica de objetos MEP;

      transformem os Objetos 3D arquitetônicos em objetos MEP para integrar instalações e mobiliário.


Software BIM 7D para gerenciamento de ativos

 

 

 

O software BIM 7D "acompanha" a vida da construção na fase de operação, gerenciamento e manutenção da obra.


O software para gerenciamento de ativos com tecnologia BIM oferece às empresas, proprietários e gerentes de propriedades ferramentas inovadoras para:

 

      - gerenciar ativos e manutenção da propriedade de maneira integrada com a representação digital em 3D do edifício e do mobiliário;

      - garantir a eficiência, a segurança e a conformidade com os padrões ao longo do seu ciclo de vida;

      - implementar sistemas de monitoramento para otimizar recursos e custos de manutenção.


Os softwares BIM 7D para gerenciamento de ativos integram os dados da manutenção e do uso da construção com todos os outros dados do modelo BIM.


No software BIM 7D, o modelo digital 3D se torna o sistema de armazenamento, acesso e controle de custos, recursos, níveis de desempenho, necessidades e intervenções de manutenção de cada objeto no modelo.


Além dos softwares BIM 7D para gerenciamento e manutenção durante o uso do edifício, existem ferramentas BIM para o estudo da manutenção durante o projeto.


As ferramentas BIM permitem integrar o modelo BIM com planos de manutenção programada durante o projeto e ter automaticamente todas as intervenções de manutenção a serem feitas durante o gerenciamento da obra.

 

 

 

Software BIM para coordenação e colaboração

 


 

Coordenação e colaboração de atividades sempre foram um objetivo principal para quem trabalha em equipe. Os antigos softwares para programar e agendar recursos e horários criavam planos de atividades não integrados aos softwares.


Os novos softwares de coordenação e colaboração BIM são plataformas na nuvem que permitem atualizar toda a equipe de trabalho em tempo real. Programação, controle e suporte para o trabalho em equipe são todos recursos da plataforma colaborativa BIM.


A equipe gerencia e integra projetos multidisciplinares (arquitetura, estruturas, instalações, etc.) na plataforma com recursos on-line ou off-line para integrar modelos BIM de diferentes disciplinas, detecção de interferências, code checking e com fluxos de trabalho que permitem acompanhar qualquer processo.


Os recursos on-line da plataforma de BIM Management oferecem em tempo real o confronto entre os membros da equipe em todas as fases da vida da construção (projeto, realização e gerenciamento) e seu gêmeo digital:

 

- compartilhe e trabalhe simultaneamente no modelo BIM;

- trabalhe simultaneamente on-line em documentos, relatórios e cálculos;

- gerencie conflitos e solução de problemas on-line;

- atribua, autorize, rastreie e verifique as atividades de todos os membros da equipe.


O uso de um único ambiente de compartilhamento de dados (CDE), como uma plataforma BIM de colaboração e coordenação na nuvem, garante vantagens indiscutíveis na eficiência e na produtividade ao longo de todo o ciclo de vida da construção e permite criar um sistema avançado de building intelligence que aumenta exponencialmente o valor da propriedade.


Software BIM para arquitetura, engenharia e construção (AEC)


O processo BIM realiza o gêmeo digital do edifício e atualiza o modelo e os dados ao longo de todo o ciclo de vida da obra. Todos os atores envolvidos na construção (engenheiros, arquitetos, topógrafos, construtores, empresas, gerentes de propriedades, donos, usuários, etc.) acessam o modelo digital, adquirem e atualizam dados manualmente ou com sistemas automáticos, como sensores IOT.


Existem softwares BIM (de autoria, ferramentas e plataformas) para suportar atividades específicas a serem realizadas durante a vida da construção e para obter ou atualizar os dados do modelo BIM.


Os softwares BIM para o setor de construção são, por exemplo:

 

      Software BIM para a modelagem 3D do canteiro de obras

      Software BIM para a segurança no canteiro de obras ou no local de trabalho

      Software BIM para o projeto de andaimes e segurança

      Software BIM para desenho sistemas solares fotovoltaicos


Os softwares enriquecem e trocam dados com o modelo BIM por meio de formatos abertos e, em particular, pelo formato IFC padrão.


Somente o uso dos formatos Open BIM (IFC) permite acesso gratuito e seguro aos dados ao longo do tempo.


Pós-Graduação