Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição



Marcos arquitetônicos ucranianos enfrentam ameaça de destruição

Foto de Andriyko Podilnyk no Unsplash. ImageLviv - ArchDaily Brasil/Reprodução




A invasão russa da Ucrânia desencadeou uma grande crise humanitária e de refugiados, com 4,2 milhões de pessoas fugindo para os países vizinhos e 6,5 milhões de deslocamentos internos. Conforme o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (UNOCHA), 18 milhões de pessoas devem ser afetadas em um futuro próximo com a atual escala e direção da violência militar em curso. 


Além da ameaça à vida humana, a cultura da Ucrânia também está em risco, pois cidades e edifícios históricos estão sendo destruídos. Em março, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) expressou preocupação com os danos causados a marcos históricos na Ucrânia e apelou para a proteção de seu patrimônio cultural.


A seguir reunimos alguns dos marcos arquitetônicos mais importantes da Ucrânia, que agora correm o risco de serem destruídos em meio ao conflito.


Rbrechko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons. Catedral de St.Sophia, Kiev. Image St. Catedral de Sofia - ArchDaily Brasil/Reprodução



A Catedral de Santa Sofia em Kiev data do século XI e é um dos sete patrimônios mundiais da UNESCO na Ucrânia. O marco é um dos poucos edifícios sobreviventes da Rússia de Kiev, o primeiro estado eslavo oriental e um testemunho da arte e arquitetura bizantina. 


O interior preserva uma coleção única de afrescos e mosaicos do século XI. Edifícios monásticos construídos nos séculos XVII e XVIII no estilo barroco ucraniano rodeiam a Catedral, formando o conjunto arquitetônico de Kiev-Pechersk Lavra, integrando edifícios e estruturas subterrâneas dos séculos XI-XIX. Juntos, eles são uma prova da interação cultural entre a Rússia de Kiev, o Império Bizantino e a Europa Ocidental.


Via Shutterstock. Image Residência dos Metropolitas Bukovinianos e Dálmatas - ArchDaily Brasil/Reprodução



A Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia em Chernivtsi é outro patrimônio mundial da UNESCO. Construída no século XIX pelo arquiteto tcheco Josef Hlávka, a edificação é um exemplo de arquitetura historicista que combina elementos bizantinos, góticos e barrocos. O local compreende a antiga Residência dos Metropolitas com a Capela de São Ivan de Suceava, o antigo Seminário e Igreja do Seminário, e o antigo mosteiro com a torre de relógio dentro de um jardim e parque. O conjunto de edifícios agora faz parte da universidade da cidade.


Via Shutterstock. Image Igreja de madeira ucranianaVia Shutterstock. Image Igreja de madeira ucraniana - ArchDaily Brasil/Reprodução



A Ucrânia também abriga inúmeras igrejas de madeira dos séculos XVI a XIX conhecidas como Tserkvas. Embora muitas ainda estejam localizadas em áreas rurais em toda a região dos Cárpatos, algumas foram realocadas para museus populares ao ar livre perto de Kiev e Lviv. Estas estruturas são um reflexo da tradição eclesiástica ortodoxa e do conhecimento de construção vernacular. Apresentando um plano tripartite com cúpulas octogonais, os tserkvas são características da região dos Cárpatos dentro da Ucrânia e Polônia, e um aspecto importante do patrimônio arquitetônico da região.


Via Shutterstock. ImageDerzhprom - ArchDaily Brasil/Reprodução



Derzhprom, ou o Palácio da Indústria, é um edifício construtivista que data de 1928 e está atualmente na lista provisória da UNESCO de futuros sítios patrimoniais. Localizado na Praça da Liberdade de Kharkiv, a extensa estrutura de nove edifícios dispostos radialmente em forma de H, é uma das maiores do mundo, além de ser o maior projeto construtivista já construído. 


O projeto apresenta pontes suspensas e ruas interinas e é uma expressão da arquitetura de vanguarda. A Praça da Liberdade foi bombardeada em 1º de março, e a Ópera Acadêmica Estadual de Kharkiv, o Teatro de Ballet e a Filarmônica de Kharkiv adjacentes foram destruídos ou severamente danificados.


A guerra ameaça a cultura da Ucrânia não só pelo perigo que representa para seu patrimônio artístico e arquitetônico, mas também pela interrupção da educação. A Escola de Arquitetura de Kharkiv tomou a decisão de continuar seus programas e relocou seus funcionários e alunos para Lviv. 


A escola está determinada a criar uma estrutura para a reconstrução pós-guerra da Ucrânia e está buscando a colaboração internacional com instituições acadêmicas europeias e o apoio intelectual de especialistas que poderiam ajudar a consolidar o conhecimento e a experiência profissional no país. 


No momento, o objetivo da universidade é equipar a jovem geração de arquitetos com as ferramentas necessárias para enfrentar adequadamente o cenário do pós-guerra.


Conheça a lista de organizações e grupos de ajuda que podem contribuir para aliviar a atual crise humanitária.



Fonte:

- ArchDaily Brasil.



Pós-Graduação