Mochila criada na África do Sul gera luz própria e ajuda crianças a estudarem à noite



Mochila criada na África do Sul gera luz própria e ajuda crianças a estudarem à noite
(Foto: Repurpose Schoolbags/Facebook/Reprodução)
 

Na África, onde muitas comunidades não têm acesso à energia elétrica, uma dupla empreendedora formada por Reabetswe Ngwane e Thato Kgatlhanye desenvolveu uma solução criativa para este problema.

 

Através de sua empresa, Rethaka, eles criaram a Repurpose Schoolbags, uma mochila escolar que faz bem mais do que acomodar livros e cadernos – ela também ajuda as crianças a ler e a voltar para casa durante a noite.

 

A Rethaka recicla sacolas de plástico – material fácil de ser encontrado em toda a paisagem sul-africana – transformando-as em mochilas escolares movidas a energia solar. Estas mochilas possuem painéis solares que são carregados durante todo o dia, enquanto as crianças estão na escola e, quando o sol se põe, já estão completamente cheios, fornecendo muita luz para ler, fazer a lição, ou voltar para casa com segurança.


(Foto: Repurpose Schoolbags/Facebook/Reprodução)
 

Esta solução inteligente e simples para um problema persistente surgiu através de um trabalho de escola em 2014. Thato Kgatlhanyeteve teve a ideia e acabou sendo premiada com o Prêmio Anzhisha – que premia jovens da África que desenvolveram e implementaram soluções inovadoras para desafios sociais ou iniciaram empresas bem-sucedidas em suas comunidades.



(Foto: Repurpose Schoolbags/Facebook/Reprodução)
 

Agora, ao lado de seu parceiro comercial, Ngwane, seus negócios não estão apenas iluminando o caminho dos alunos, mas também estão criando empregos para sua comunidade na província do noroeste da África do Sul.



(Foto: Repurpose Schoolbags/Facebook/Reprodução)
  

Três problemas sociais estão sendo abordados com uma solução – crianças têm recebido ajuda para aprender, empregos têm sido criados na região e o plástico, que antes estava apenas entulhando o meio ambiente, tem sido reciclado para algo útil gerando assim menos impacto ambiental.

 

Atualmente, são oito funcionários responsáveis por todo o processo desde a coleta, lavagem e classificação das mochilas, até a costura final e entrega das Repurpose Schoolbags.

   


Detalhes da Repurpose Schoolbags.

 

A mochila de reaproveitamento dá à criança a dignidade de dia e de noite, servindo como uma luz para estudar. Já foram distribuídas 10.000 Repurpose Schoolbags para crianças em 6 países no continente africano. 

 

Além de possibilitar o carregamento dos livros em um material plástico para crianças que não têm, às vezes, nenhuma mochila escolar, a Repurpose Schoolbags muda a vida da criança, encorajando-a a se comprometer com a permanência na escola.


(Foto: Repurpose Schoolbags/Facebook/Reprodução)
 

Cada mochila é equipada com um painel solar portátil que se transforma em lâmpada de mesa, fornecendo até 12 horas de luz para ler e fazer lição de casa.

 

Além disso, seu material retrorrefletivo aumenta efetivamente a visibilidade das crianças enquanto caminham para a escola no início da manhã, especialmente durante os meses escuros das manhãs de inverno.


A Repurpose Schoolbag é perfeitamente projetada para dignidade e durabilidade, aproveitando a tecnologia solar wearable (moda movida à energia solar). Cada bolsa é feita inteiramente de painéis de PVC e, ao reaproveitá-las em um uso significativo, é garantida a preservação do meio ambiente.

 

Conheça mais sobre a jovem mulher que reuniu a reciclagem e a tecnologia solar para ajudar as crianças do município a estudarem quando o sol se põe:


 

 

Fontes:

- Mochila criada na África do Sul gera luz própria e ajuda crianças estudarem à noite

- Rethaka Foundation

 

Pós-Graduação