Professora Maria Izabel - Coordenadora da Esp. em Orçamento e Licitação de Obras Civis.
O orçamento é uma etapa essencial para o planejamento e a construção de um empreendimento, sendo o elemento principal para a tomada de decisões.
É uma das tarefas mais fundamentais para uma empresa de construção civil a elaboração do orçamento de obras, pois sua correta mensuração de quantitativos, escolha adequada de composições de custo e cálculo do BDI são a chave para a execução da obra, sem desvios ou prejuízos, e que atenda às expectativas importantes para o segmento.
A estruturação de um orçamento vai ser de acordo com o tipo de obra: construção, reforma ou restauração e licitação com suas modalidades específicas, levando em consideração a especificidade, que pode ter incidência maior nos equipamentos ou mais na mão de obra e materiais. Por conta disso, pode-se afirmar que o orçamento não é um modelo específico, e sim uma leitura atenta do edital, projeto, especificações do projeto a orçar, contando com a expertise do orçamentista.
O universo do orçamento nos leva a planejar, prever custos e estabelecer análises dinâmicas para o objeto a executar. Pode -se afirmar que o orçamento é um documento com todas as informações físicas e financeiras do empreendimento. Sua execução , quando bem elaborada, leva a:
eficiência e controle do planejamento;
redução de gastos;
melhor organização financeira;
negociação de preços na compra dos insumos;
rentabilidade.
O orçamento objetiva o não imprevisto ou gastos extras. Sua comunicação é concretizada através de relatórios e planilhas em que se encontram os parâmetros executivos, BDI, prazos, equipes de produção e a qualidade a ser estabelecida. Ferramentas tecnológicas, BIM e metodologias são fundamentais, porque dão praticidade, precisão e agilidade, fazendo toda a diferença no cotidiano prescrito do orçamentista.
A Pós-Graduação em ORÇAMENTOS E LICITAÇÕES DE OBRAS CIVIS vai proporcionar total conhecimento para o ato de orçar, planejar, licitar, do BDI através de processos, metodologias, softwares e BIM, indo ao encontro da melhoria contínua, integração, motivação, oportunidades, criatividade e esquemas executivos e técnicas consagradas, que dão certo no Brasil, nos EUA e na Europa.
O diploma é de ESPECIALISTA EM ORÇAMENTO, em que a capacitação, o aperfeiçoamento e atualização vão acontecer ao longo de 20 disciplinas, enriquecendo a vida profissional do aluno por meio de todo o contexto exposto e lecionado, material didático, práticas e professores atuantes no mercado de trabalho orçamentário.