O que é sistema Light Steel Frame?



O que é sistema Light Steel Frame?

Imagem:Celere/Reprodução



Leveza, durabilidade e rapidez. Se essas palavras são importantes para uma obra, é muito importante conhecer um dos sistemas construtivos mais modernos que tem ganhado espaço nos canteiros de obras, o Light Steel Frame, que pode ser traduzido como estrutura de aço


Essa técnica à base de aço galvanizado é capaz de substituir as tradicionais construções de concreto, blocos e tijolos, garantindo economias expressivas por conta da redução de materiais necessários na hora da montagem. 


Para que essa técnica seja bem aplicada, é necessário ter profissionais que saibam trabalhar com esqueletos de aço e fechamentos internos e externos. E é por isso que uma das opções mais indicadas nesses casos, por tratar-se de tecnologias avançadas, que prezam pela otimização da obra e facilidade de manutenção, é o drywall.



Light Steel Frame e suas vantagens


A versatilidade das placas de gesso, revestidas por lâminas de cartão duplex, e o modo de construção a seco formam o casamento perfeito para aqueles que prezam por agilidade e sustentabilidade, já que o Light Steel Frame é feito de material 100% reciclável e totalmente passível de personalização após a finalização.


São inúmeras as vantagens que se obtêm ao escolher o Light Steel Frame na construção de um imóvel. Além de alta resistência e durabilidade, a técnica colabora com o meio ambiente por ser sustentável, pois utiliza o mínimo de recursos naturais para a produção e tem baixa geração de resíduos.


Com o Light Steel Frame também é possível: 


  • Realizar a obra em um espaço mais curto de tempo

  • Segurança estrutural

  • Economizar na fundação

  • Conforto térmico e acústico

  • Ter mais organização no canteiro de obras

  • Manutenção mais fácil



Drywall em evidência


Imagem: Palco/Reprodução



Muito usado para a construção de paredes, nichos de decoração, forro de teto, cabeceiras e até guarda-roupas, o drywall é um dos materiais mais “coringas” do mercado e que complementa perfeitamente o sistema construtivo Light Steel Frame.



Mas, como montar?


É importante destacar mais um componente das estruturas de Light Steel Frame: elas são revestidas de zinco – o que evita a corrosão das peças – e têm durabilidade de até 300 anos. Por isso, são ideais para a montagem de edificações.


Na hora de montá-las, a fundação mais indicada pelos especialistas para suportar os pilares feitos normalmente sob medida é a radier. Isto é, rasas, como lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que receberá a carga.


Depois não há segredo. O esqueleto de aço é montado e a estrutura preenchida por lã de vidro e placas de gesso.



Desenho esquemático de uma residência em Steel Frame


Imagem: Steel Framing: Arquitetura (Instituto Aço Brasil)/Celere-Reprodução



Vantagens e aplicações do Steel Frame


O Steel Frame pode ser aplicado em diversos tipos de construções – como por exemplo:


  • Residências;

  • Edifícios residenciais e comerciais;

  • Hotéis;

  • Hospitais, clínicas, estabelecimentos de ensino;

  • Unidades modulares;

  • E no retrofit de edificações.


A principal limitação do Steel Frame é a altura da edificação. Por se tratar de um aço leve, não é indicado para construções com mais de cinco andares.


Porém, por outro lado, há diversas vantagens e benefícios em usar o Steel Frame em projetos de construção. Por exemplo:



Garantia de qualidade


Os produtos que constituem o sistema são padronizados e de tecnologia avançada. Os elementos construtivos são produzidos industrialmente. Assim, a matéria prima utilizada, os processos de fabricação, suas características técnicas e acabamento passam por rigorosos controles de qualidade.



Alta resistência e durabilidade


O aço é um material de resistência comprovada e com alto controle de qualidade, o que permite maior precisão dimensional e melhor desempenho da estrutura. Além disso, o processo de galvanização promove alta durabilidade e longevidade à estrutura metálica.



Facilidade de montagem


Por conta da leveza dos elementos Steel Frame, esse sistema traz maior facilidade de montagem, manuseio e transporte. E ainda, os perfis perfurados previamente e a utilização dos painéis de gesso acartonado facilitam as instalações elétricas e hidráulicas.



Menor número de etapas de construção


As obras em Steel Frame são mais rápidas, com um menor número de etapas de construção. Isso porque as peças já chegam prontas ao canteiro de obras, eliminando a necessidade de uma série de fases da edificação.



Sustentabilidade


Esse sistema utiliza construção a seco, diminuindo consideravelmente o uso de recursos naturais. A produção das estruturas de Steel Frame também é sustentável, uma vez que grande parte da matéria-prima é fruto de reciclagem. Ainda no quesito sustentabilidade, além da pouca ou quase nenhuma utilização de água, esse sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais.



Ganho de área


Quando comparada a uma planta de edificação em alvenaria, uma construção feita com aço galvanizado oportuniza ganho de área. Afinal, a espessura das paredes internas nas edificações em Steel Frame é menor do que a de tijolos e blocos, por exemplo.



Considerações importantes ao se utilizar Steel Frame


Componentes internos e externos

Como apontamos anteriormente, o Steel Frame é composto pela estrutura de aço galvanizado, mais o fechamento externo e interno – que pode utilizar diferentes painéis estruturais com o objetivo de garantir conforto térmico, acústico e maior resistência.


O fechamento externo tem os seguintes componentes:


  • Estrutura: composta pelos painéis de aço galvanizado.

  • OSB (Oriented Strand Board): painel de tiras de madeira prensadas que geram alta resistência.

  • Membrana: impede a entrada da umidade, mas permite a transpiração da edificação. Assim, serve principalmente para evitar a formação de mofo e de infiltrações.

  • Placa cimentícia: utilizada para auxiliar na planicidade e para evitar deformações por variação de temperatura. É composta por massa de cimento reforçada com fibra de vidro.

  • Base Coat: é o revestimento da placa cimentícia, responsável pela impermeabilização e por fazer as juntas da placa cimentícia desaparecerem.

  • Acabamento: a parede recebe o tratamento convencional para prepará-la para receber o acabamento – seja ela pintura, textura, porcelanato, pedras etc.

  • Isolamento Termoacústico: pode ser feito com lã de vidro ou lã de PET.


Imagem: Celere-Reprodução



Já os componentes das paredes internas são:


  • Estrutura: composta de aço galvanizado tratado com anticorrosivo.

  • Lã de vidro: utilizada como isolante térmico e acústico. Aplicada dentro dos painéis, como se fosse um “recheio”.

  • Placa de gesso acartonado: uma placa produzida de gesso com o papel cartão.

  • Massa niveladora: um acabamento para as placas de gesso. É uma massa aplicada em toda a extensão da parede. Garante a impermeabilização e a unificação das placas quando utilizada junto com as fitas microperfuradas. Ou seja, as juntas se tornam imperceptíveis e estarão muito bem fixas.

  • Revestimento de acabamento: a parede pode ser tratada de forma convencional, com possibilidade de receber pintura, texturas, revestimentos cerâmicos ou qualquer outro tipo de revestimento, tal como pedras, porcelanato ou madeira.


Imagem: Celere-Reprodução




Laje


As lajes seguem o mesmo modelo das paredes externas, sendo compostas por uma estrutura metálica revestida com placas de OSB. Contudo, a diferença é que a laje recebe uma camada de concreto, contrapiso e, só então, a argamassa de acabamento e revestimento.


Imagem: Construindo Casas/Celere-Reprodução



E ainda, parte do preenchimento da laje no Steel Frame é feito com lã de vidro, para diminuir os barulhos gerados no andar superior.


Imagem: Construindo Casas/Celere-Reprodução



Cobertura


De um modo geral, os elementos das coberturas são:


1) Vedação propriamente dita (telha), que pode ser de diversos materiais;


2) A armação ou conjunto de elementos – que dão suporte à cobertura –, como as ripas, caibros, terças, tesouras, treliças, elementos de contraventamento;


3) O sistema de escoamento das águas pluviais, como condutores, calhas e rufos.


As coberturas para Steel Frame possuem as mesmas características e princípios das estruturas convencionais. Portanto, podem ser utilizadas com telhas metálicas, cerâmicas, fibrocimento e shingle, entre outras.


Por fim, por sua leveza e versatilidade, as coberturas prontas para Steel Frame podem ser utilizadas em edificações de sistemas construtivos tradicionais e são capazes de vencer grandes vãos, inclusive podem ser empregadas em galpões e edificações de usos gerais de serviços.





Normas técnicas relacionadas ao sistema Steel Frame:


NBRs:

  • 6.355:2003 Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização

  • 14.715:2001 Chapas de Gesso Acartonado – Requisitos

  • 14.717:2001 Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas

  • 14.762:2001 Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento

  • 15.217:2009 Perfis de Aço para Sistemas de Gesso Acartonado – Requisitos

  • 15.253:2005 Placa Plana Cimentícia sem Amianto – Requisitos e Métodos de Ensaio

  • 15.498:2007 Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas

  • DIRETRIZ SINAT Nº 003 Sistemas Construtivos em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamento em Chapas Delgadas (sistema leves tipo “Light Steel Framing)



Fontes:

- Celere

- Placo



Pós-Graduação