Imagem: ADECE - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará
Acionistas da Autoridade do Porto de Roterdã, do Município
de Roterdã e do Ministério da Fazenda aprovaram a participação na Companhia de
Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (CIPP S.A), porto
em rápido crescimento no Nordeste brasileiro.
A participação envolve um investimento de cerca de 75 milhões
de euros e, além de deter 30% das ações, o Porto de Roterdã terá controle
conjunto de decisões estratégicas e posições na Diretoria Executiva, Conselho
Fiscal e nível gerencial.
Espera-se que o Porto de Roterdã e o Estado do Ceará assinem
a decisão no próximo mês. Os meses seguintes serão usados para finalizar
ainda mais a participação. Allard Castelein, CEO do Port of Rotterdam Authority
está satisfeito com a decisão: “Nossa participação no porto brasileiro de Pecém
é promissora para todas as partes. Temos trabalhado com o Pecém há vários anos.
Este investimento intensificará ainda mais a parceria”.
O Brasil oferece muito potencial, por sua abundância de matérias-primas e expectativa em se tornar um mercado em crescimento nas próximas décadas. Além da participação no Pecém, Roterdã também está envolvido no Porto Central, no estado do Espírito Santo.
Além disso, o Porto do Pecém tem a possibilidade e a ambição de se transformar em um polo industrial e logístico para o Nordeste, o que oferecerá muitas oportunidades para fluxos de comércio internacional e investimentos da Europa.
CIPP S/A
A Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP S/A que antes se denominava Companhia de Integração Portuária do Ceará - Cearáportos, é uma empresa de economia mista criada por meio de Decreto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e sancionada pela Lei n. º 12.536 /95, de 22 de dezembro de 1995, do Governo do Estado do Ceará. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está constituída sob a forma de sociedade anônima, companhia aberta de capital autorizado, possui como objetivo conforme o Estatuto Social:
I - Administrar, operar, explorar e desenvolver o Terminal
Portuário do Pecém, a zona industrial adjacente, e a Zona de Processamento de
Exportação do Ceará, que conjuntamente compõem o Complexo Industrial e
Portuário do Pecém;
II – Arrendar, alienar ou ceder imóveis e equipamentos de
apoio, observada a legislação pertinente, no que seja necessário para as
atividades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém;
III – Promover medidas de coordenação e de assistência
administrativa e técnica às empresas instituídas no Complexo Industrial e
Portuário do Pecém;
IV – Promover e estimular a formação e o treinamento de
pessoal especializado, necessário às atividades do Complexo Industrial e
Portuário do Pecém;
V – Oferecer soluções seguras e eficientes de logística de
transporte multimodal de cargas, atuando como indutor de novos negócios,
diretamente ou por meio de parcerias, promovendo o desenvolvimento sustentável
para o Estado do Ceará;
VI – Construir, reformar, ampliar, melhorar, arrendar e
explorar instalações portuárias e destinadas ao apoio e suporte de transporte
intermodal, localizadas no Estado do Ceará, bem como a prestação de serviços
correlatos; e
VII – Executar outras atividades afins.
O Terminal Portuário do Pecém é um elo na cadeia logística
do transporte marítimo e tem como um de seus objetivos viabilizar a operação de
atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao
desenvolvimento de um Complexo Industrial do Pecém, assumindo por isso as
características de Porto Industrial. Ele é constituído de 03 (três) piers
marítimos, sendo o primeiro (Pier 1) para granéis sólidos, líquidos e carga
geral não conteinerizada, o segundo (Pier 2) para granéis líquidos e o terceiro
(TMUT) para granel sólido, carga geral conteinerizada e não conteinerizada.
Por se tratar de um terminal "off shore", os Piers de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de "L" com 2.770 m de extensão. Os Piers são ligados ao continente por uma ponte rodoviária que interliga o Pátio de Armazenagem às instalações de atracação de navios.
São os seguintes os produtos previstos para serem
movimentados nas instalações do Terminal:
- Embarque e desembarque de matérias primas siderúrgicas,
tais como o minério de ferro
- Embarque e desembarque de produtos siderúrgicos acabados,
tais como chapas planas e bobinas
- Embarque e desembarque de fertilizantes e cereais em
granel
- Embarque e desembarque de contêineres
- Embarque e desembarque de graneis líquidos e gasosos
- Embarque e desembarque de cargas de projeto e
superdimensionadas não conteinerizadas
Aliado ao porto, o Complexo possibilita a instalação de
industriais de inúmeros setores, com toda a estrutura necessária para a
implantação e desenvolvimento de suas atividades e possibilitando inclusive a
promoção de atividades industriais integradas. Dotado da infraestrutura
necessária para garantir condições de sustentabilidade a um parque industrial diversificado,
possui acessos rodoviários e ferroviários livres e independentes de
confinamentos provocados por centros urbanos.
Porto de Roterdã
O Porto de Roterdã (Países Baixos), tem mais de 600 anos de
experiência em gestão e desenvolvimento de infraestrutura portuária de classe
mundial em Roterdã e internacionalmente com a sua Rede Global de Portos. É o
maior hub logístico e industrial da Europa e o oitavo maior do mundo.
Com uma movimentação de 450 milhões de toneladas de carga por ano, é a principal porta de entrada para o mercado europeu, com mais de 350 milhões de consumidores. O Porto de Roterdã possui cerca de 12.500 ha de extensão, entre conexões marítimas e fluviais, comportando uma grande diversidade de terminais, capazes de receber as maiores embarcações do mundo, 24 horas por dia/7 dias por semana. O escoamento das cargas é realizado de forma rápida, eficiente e econômica por meio de acessos aquaviários, rodoviários, ferroviários e por dutos, assim como através de transbordos/feeders e da navegação de curta distância.
O Porto de Roterdã, com seu conhecimento, experiência e conexão internacional, permite que os seus parceiros ultrapassem suas fronteiras de negócios.
Fontes:
- Port
of Rotterdam Authority aims to participate in the Port of Pecém