Pós-Graduação — Vale A Pena Investir Em Uma Especialização?



a pós-graduação vale a pena?

Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play ou fazer download para ouvir off-line!



Cada vez mais as empresas procuram profissionais qualificados e especializados para suprir as necessidades e exigências do mercado de trabalho. Para isso, é necessário a busca constante por aprendizados e conhecimentos sólidos para se manter sempre atualizado sobre a área em que atua, e a pós-graduação pode ser a sua grande aliada nessa questão. 


Para você entender a importância dessa especialização, uma pesquisa realizada em 2020, pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP) aponta um crescimento de 74% nas matrículas de cursos de pós-graduação em quatro anos. 


Esse cenário mostra que a competitividade do mercado de trabalho só aumentará, uma vez que terão profissionais cada vez mais capacitados.

Quer saber mais sobre os motivos para começar uma especialização? Veja a seguir!

3 motivos para investir em uma pós-graduação

Para começar, temos a resposta para a sua pergunta: sim, vale a pena investir em uma pós-graduação!

Além de abrir portas para uma nova oportunidade de trabalho, um curso de especialização pode ser uma chance de conquistar uma melhor colocação profissional e, até mesmo, um cargo de liderança na empresa em que você sempre sonhou trabalhar.


Então, para te ajudar, listamos abaixo os motivos pelos quais você não vai se arrepender de fazer esse tipo de curso. 

1. Enriquece o currículo


Apesar da especialização não ser uma garantia de ascensão profissional, quando combinada com os valores ideais — como comprometimento e vontade de aprender —, acaba sendo um grande diferencial no seu currículo. 


Por isso, o enriquecimento curricular é o principal motivo que comprova a eficiência dos cursos de especialização.  2. Atualiza o conhecimento

2. Atualiza o conhecimento


Imagine que você se formou a quatro anos atrás e hoje precisa de novos conhecimentos para se atualizar sobre o mercado e a sua área de atuação. 


Pode ser que sozinho, com pesquisas na internet, você consiga aprender, mas para garantir um aprendizado aprofundado e sólido o recomendado é investir em uma pós-graduação. 


Os cursos de especialização são fundamentais para se manter atualizado sobre as novidades tecnológicas e as demandas que surgiram ao longo dos anos. Assim, você se tornará um especialista na área, adquirindo novas habilidades e competências para ocupar um cargo de extrema relevância. 


3. Amplia a rede de contatos


Estar perto de pessoas da sua área profissional e com os mesmos interesses que o seu é essencial para aumentar a sua rede de contatos. 


Também conhecida como networking, essa prática poderá abrir as portas para novas oportunidades de carreira e para o seu crescimento profissional. 


Agora que você já sabe os motivos para investir em uma pós-graduação, acesse o blog do INBEC e leia outros conteúdos para se manter informado!