O
sistema VAMO - Veículos Alternativos
para Mobilidade é uma maneira mais inteligente e sustentável de se locomover pela cidade. A iniciativa,
que surgiu em setembro de 2016, foi feita para promover a mobilidade urbana
sustentável através de uma rede de compartilhamento de carros elétricos,
disponibilizados na cidade de Fortaleza.
Com
a proposta de ser uma iniciativa de vanguarda em termos nacionais e na América
Latina nas pautas de mobilidade e sustentabilidade ambiental, o sistema
aloca-se dentro das diretrizes do Plano de Ações Imediatas em Transporte e
Trânsito (PAITT) e do departamento da Secretaria de Conservação e Serviços
Públicos (SCSP), que teve início em 2014 e busca promover a redução na emissão de poluentes dentro
da matriz de transportes.
Para
viabilizá-lo, sistemas de outros países em todo o mundo foram estudados,
buscando seus pontos positivos e negativos e a melhor forma de adaptar tais
ideias ao contexto urbano de Fortaleza e
do Brasil, em especial.
Assim,
o sistema foi concebido visando fornecer uma alternativa para as pessoas que querem realizar os deslocamentos e
precisam das características do veículo individual, mas sem precisar arcar com
os custos globais de possuir um, tais como depreciação, manutenção, etc.
Parceria
A
experiência é pioneira no Brasil e na América Latina, mostrando caminhos e
desafios para a promoção de um sistema compartilhado de carros elétricos. Cada
carro compartilhado, num sistema amplo, evita
entre 6 e 9 carros particulares.
A
idealização do sistema, assim como sua regulação e o seu planejamento técnico,
ocorrem por parte da Prefeitura de
Fortaleza, por meio de uma parceria público-privada tripartite, envolvendo
a Serttel, empresa aprovada no
chamamento público que cuida da operação do sistema (em tarefas como a
manutenção dos veículos, gerenciamento dos usuários) e o patrocinador, Hapvida, que promove a saúde pública
por meio da redução de emissões em meio urbano.
O
investimento inicial, assim como a manutenção, não envolve custos por parte do poder público, fazendo parte do
acordo da parceria.
Características
Embora
o conceito de compartilhamento de carros exista em várias cidades de todo o
mundo, o modelo do VAMO é mais raro
e só existe atualmente em Fortaleza, posto que apresenta três principais
características.
-
Envolvimento da Prefeitura de Fortaleza, por ter regulação e planejamento do poder público.
- Democratização do acesso ao sistema, sempre visada durante as alocações de estações,
buscando sempre beneficiar o máximo de pessoas.
-
Políticas tarifárias, a exemplo da
redução do valor no passe mensal para usuários do Bilhete Único, atual modelo
de integração utilizado no transporte coletivo de Fortaleza.
Inspiração
O
Autolib, sistema de Paris, foi a
principal inspiração, a partir do qual foram absorvidas ideias centrais (como a
importância da mobilidade elétrica), adequando-se ao contexto da cidade.
Certamente,
o exemplo mais claro seja a adequação acerca do financiamento do sistema que, em Paris, ocorre por meio da própria
tarifa, enquanto que no VAMO funciona por meio de uma parceria público-privada.
Desta forma, o sistema se torna mais robusto a variações na demanda, mantendo
sua qualidade de modo mais seguro (enquanto que, em Paris, o sistema por vezes
recebeu críticas à manutenção dos veículos, por exemplo).
Como funciona
O
sistema funciona em uma estrutura próxima ao sistema de bicicletas
compartilhadas da cidade. Existem 20
pontos de retirada e devolução de veículos (sendo 12 estações com pontos de
recarga e 6 vagas sem estrutura de recarga), onde o usuário pode iniciar ou finalizar
sua viagem a partir do aplicativo (disponível tanto para Android quanto para
iOS).
(Foto: Prefeitura de Fortaleza)
As
estações e os veículos estão mapeados em
tempo real, podendo ser reservados por até 15 minutos (permitindo que o
usuário se desloque até o carro com a garantia de que irá encontrá-lo) e
destravados a partir do celular.
(Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza)
O
usuário paga R$20,00 (R$15,00 se for
usuário do transporte público) para cada
mês de uso, convertendo em 60 minutos. A tarifação da viagem é baseada no
tempo entre a retirada e a devolução, ilustrado na tabela abaixo (disponível no
site do sistema, www.vamofortaleza.com,
assim como no aplicativo).
Dados e números
O
sistema possui um acompanhamento
intensivo dos dados de viagens e do perfil dos usuários, visando melhor
balizar a tomada de decisão e a proposição de políticas complementares.
Até
o último relatório, foram realizadas 3753
viagens, com forte participação em viagens curtas.
São
disponibilizados 20 veículos: 5 do
modelo BYD (maior porte, com 5 vagas) e 15 do modelo Zhidou (com 2 lugares). São
12 estações e 6 vagas VAMO (estruturas onde o indivíduo pode retirar e devolver
os veículos, mas sem o ponto de recarga). Existem planos para expansão, porém o
principal objetivo hoje é balancear as
viagens entre as estações e vagas.
Atualmente,
existem estações com uso bem mais intensos e que concentram grande parte das
viagens, o que, dentro de uma expansão, pode causar problemas de confiabilidade
e dispersão dos veículos, reduzindo os benefícios para os usuários. Há casos
especiais, inclusive, de polos geradores
de viagens (shoppings, em especial) que demandam e custeiam a alocação de
estações ou vagas.
Vantagens
Através
do feedback de alguns usuários frequentes e da análise de dados, pode-se
perceber algumas vantagens e padrões. O principal deles é de que a maior gama de
usuários está na faixa de 18 a 40 anos
e, em grande parte, não possuem
automóvel particular, utilizando o VAMO em conjunto ao transporte coletivo
ou aplicativos de transporte individual.
Os
usuários relatam, sobretudo, duas vantagens: a do menor custo direto da viagem e a da conveniência. O primeiro, presente sobretudo em viagens mais
longas, é relativo à vantagem financeira da viagem em relação aos táxis e aos
aplicativos.
Um
usuário, por exemplo, relatou uma diferença
de 10 reais no deslocamento trabalho-casa. O VAMO lhe custou apenas R$
15,00, enquanto os táxis e aplicativos eram mais caros.
O segundo é relativo ao custo global e à liberdade trazida pela não-necessidade de possuir um veículo, onde o usuário pode avaliar as diversas alternativas sem o peso dos custos do automóvel particular. Assim, ganha uma alternativa dentro de várias opções, na qual pode avaliar e escolher a que melhor se adequa.
Outra vantagem envolve a sustentabilidade, já que o carro é 100% elétrico e evita a emissão de poluentes na atmosfera.