Coordenação do Curso
  • ADRIANO DE ALENCAR SALES

    M. SC. ADRIANO DE ALENCAR SALES

    Mestre em Arquitetura com o tema “Avaliação Pós – Ocupação e BIM” - UNICAMP, sob orientação da Profa... Mestre em Arquitetura com o tema “Avaliação Pós – Ocupação e BIM” - UNICAMP, sob orientação da Profa. PhD Regina Coeli Ruschel, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda – CUML. Montagem, Coordenação e defesa junto ao MEC do curso de Arquitetura e Urbanismo da FACIMED (Cacoal-RO), atingindo nota 4 em sua avaliação pelo MEC. Tradutor oficial da primeira versão brasileira do software BIM Archicad (Versão 16). Consultor do CAU/SP junto ao grupo de trabalho de fomentação e implantação de BIM no Estado de São Paulo - GT/BIM – CAU. (2014/2015). Veja Mais Voltar

CURSO DE BIM - BUILDING INFORMATION MODELING COM ARCHICAD - 20h

CURSO DE BIM - BUILDING INFORMATION MODELING COM ARCHICAD - 20h

Objetivo geral:

O curso será desenvolvido, tendo como base o software Archicad, contemplando toda sua estrutura de funcionalidade e fluxo de trabalho. 

Durante o encontro de 20 horas, através de procedimentos pedagógicos específicos (demonstração de procedimentos e execução de tarefas), os alunos serão municiados de informações e procedimentos essenciais para que no final do curso estejam aptos a migrar para a plataforma (ARCHICAD), focando nas especificidades que a plataforma oferece, que lhe sejam mais convenientes (modelagem básica, arquitetura, orçamentação e planilhas, representações gráficas 3D, e etc.).

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Produzir um modelo de dois pavimentos, com as respectivas pranchas contendo plantas cotadas, imagens de elementos construtivos (maquete eletrônica, e quantitativos).

Simulando o início de procedimento projetual, o exercício propõe, modelagem e georreferenciamento de um terreno, implantação e desenvolvimento de uma construção 3D.

Posteriormente o refinamento desta edificação com produção de documentação (plantas e pranchas).

Serão simulados ao longo do encontro, entradas e saídas de referências em DWG (AUTOCAD) e IFC, para simulações de compatibilização de disciplinas e procedimentos de interoperabilidade.

O produto final será um modelo de dois pavimentos e duas pranchas (prefeitura e executiva), contemplando modelagem, documentação, quantitativos e interoperabilidade.

a) A entrada e/ou criação de informações e dados (Inputs);

b) O manuseio e modelagens destas informações;

c) Produtos (outputs), documentos, modelos, simulações, visualizações de modelos tridimensionais, e etc.

PRODUTO FINAL:

Os alunos terão compreendido no final do encontro o fluxo de trabalho (início, meio e fim) de desenvolvimento de modelo BIM desta no Archicad, reforçando análises críticas e comparativas desta ferramenta com procedimentos de modelagens de informação de outros softwares de autoria BIM disponíveis no mercado como Revit, VectorWorks, Sketchup e outros.

O aluno estará apto a iniciar a migração para a plataforma (CAD para BIM).


Deseja receber mais informações sobre este curso?

PÚblico alvo:

Engenheiros, Arquitetos, alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo e todos os profissionais que trabalham na construção civil. 

Para melhor aproveitamento do curso, o aluno deve levar seu notebook com software Archicad instalado. 

Pré-Requisitos

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

Será emitido certificado de participação no curso para os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.