CURSO DE BIM PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA URBANA

Extensão
 /   /  Presencial

OBJETIVOS

BIM PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA - URBANA tem por objetivo apresentar aos alunos a tecnologia e a metodologia BIM de forma prática aplica a projetos, monitoramento e controle de obras de terraplenagem.

Além disso, é escopo do curso levar a atualização do aluno para as novas tecnologias da indústria 4.0 utilizadas no Brasil no mundo para obras de infraestrutura: Softwares BIM, Design Generativo por meio de I.A, I.O.T, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Scanner Laser, e o uso de informações geográficas precisas baseado no banco de dados (GIS) treinar os alunos a utilizar ferramentas de modelagem, prepara-los para a concepção de projetos de loteamento urbano.

E, por fim, o curso de BIM PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA tem como objetivo atualizar, recolocar, impulsionar, os profissionais da construção civil por meio do ensino de softwares, métodos e ferramentas que transformar carreira do profissional e do cenário da construção .


Deseja receber mais informações sobre este curso?

JUSTIFICATIVA

Ganhos na produtividade e na qualidade em projetos proporcionados pela tecnologia BIM é um fato observado nos últimos anos, em todos os setores da Industria AEC. E especificamente nas obras de Infraestrutura a eficiência na elaboração projetos, quantificação de serviços, visualizações em 3D, Integração de bancos dedados também é um passo que a engenharia consolida a cada nova implementação da Modelagem da Informação para a construção (BIM) para os canteiros de obra.

Assim, o BIM é o presente em diversas áreas da construção e desenvolver projetos na área da construção civil é um processo em contínua evolução, principalmente a partir da introdução das tecnologias digitais e das novas abordagens gerenciais.

A metodologia (BIM) Building Information Modeling aplicada em projetos conceituais de infraestrutura urbana como auxilio de softwares com inteligência paramétrica possibilitando ao profissional uma tomada de decisão mais eficaz, ágil, integrada as diversas áreas de conhecimento existentes em um projeto real (Escopo, Cronograma, Orçamento, Recursos, Suprimentos, Qualidade) antes mesmo do Start da obra.

Portanto, é com precisão as tendências do mercado atual, tecnológico que o INBEC apresenta o Curso de extensão: BIM PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA URBANA (20 horas).

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Arquitetura, da Engenharia, de estudantes e profissionais da área.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Disciplinas

MÓDULO 01 - BIM-INFRA

O curso de ‘‘BIM para a Infraestrutura Urbana’’ é estruturado em dois módulos integrados. O primeiro tratará do entendimento prático da metodologia BIM e suas aplicações em canteiros de obra.

O curso tratará da compreensão dos conceitos práticos da tecnologia BIM e de infraestrutura possibilitando a modelagem correta de um loteamento seguindo todas as diretrizes brasileira de vias, meios-fios, raios de curva e etc. Sendo todo esse fluxo de trabalho no software da Autodesk InfraWorks.

- PARTE 1

Apresentação do professor;

Apresentação da programação das aulas;

Conceituar e caracterizar tecnologia BIM: Diferenciar softwares que não integram a plataforma BIM;

Possibilidades de automação de fluxos de trabalho; Mercado BIM;

O BIM na prática – BIM BRASIL 2020

Lean Construction + BIM

A gestão de obras de Infraestrutura com BIM

Diversificação de níveis de detalhamento (LoD);

Entendendo a inteligência paramétrica

INFRAWORKS 2020 apresentação do software (interface e principais configurações)

- PARTE 2

Demonstração e Introdução prática do software INFRAWORKS;

Ferramentas de navegação pelo projeto;

Barras de navegação;

Realismo na navegação.

Trabalhando com tipos de vista;

Ferramentas de medição;

Ferramentas de marcação;

Inspecionando as propriedades dos objetos;

- PARTE 3

Modelagem de ruas e avenidas do tipo planejamento;

Criação de coberturas;

Modelagem da forma do terreno (Corte/Aterro)

Geração preliminar de quantitativos

Inserção de componentes 3D vindos de outros softwares

- PARTE 4

Modelagem de ruas e avenidas por componentes de estrada;

Inserção de componentes a via

Edição de intercessões e rotatórias

Edição da vista perfil do solo

Inserção preliminar de elementos de drenagem urbana

- PARTE 5

Criação de vista (imagens estáticas) para apresentação

Compartilhamento de vista panorâmicas

Criação de animação de vídeo para exposição do projeto

BONUS: Inserção de dados oriundos do Google Earth

20h

Professores


ESP. LUCAS FERNANDES BICALHO

LUCAS FERNANDES BICALHO
Titulação: ESPECIALISTA

MBA em Planejamento e Controle de Obras – INBEC/UNICID, Engenheiro Civil. Atuante na área de implementação de filosofia LEAN em canteiro de obras e no desenvolvimento de tecnologia BIM 4D para as áreas de planejamento, monitoramento e controle de obr... MBA em Planejamento e Controle de Obras – INBEC/UNICID, Engenheiro Civil. Atuante na área de implementação de filosofia LEAN em canteiro de obras e no desenvolvimento de tecnologia BIM 4D para as áreas de planejamento, monitoramento e controle de obras. Experiência em procedimentos de serviços, aperfeiçoamento de processo de execução de obra, medição mensal, adequação de certificação ISO 9001. Supervisão e gerenciamento de contratos. Implantação de processos de gerenciamento de projetos com base no guia PMBOK. Elaboração de: orçamentos (TCPO, SINAP), cronograma físico de obra (MS PROJECT), relatórios mensais de obras do tipo RDC, cronograma físico-financeiro, controle de custo, acompanhamento de progresso (EAP, CURVA S). Acompanhamento de campo em obra, execução projetos as built. Tipologia de obras executadas: perdias em concreto armado, túneis no método NATM, reformas e ampliação hospitalar, edificação, estrutura metálica, steel framing, lajes steel deck, concreto armado, concreto projetado, terraplenagem, contenção de taludes, estaca raiz, drenagem, limpeza urbana. Veja Mais Voltar

Pré-Requisitos

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

Será emitido certificado de participação no curso para os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença.


Receba o programa do curso
Para receber informações sobre os valores, data de início, local de realização, favor preencher o formulário abaixo:

Fale com o Coordenador
  • Carga Horária 20 horas
  • Duração 1 final de semana
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)
  • Matrículas abertas

20 Não perca tempo! Torne-se um Especialista de sucesso