Coordenação do Curso
  • ODILON MAZZINI JUNIOR

    D. SC. ODILON MAZZINI JUNIOR

    Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Mestre em Op... Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO). Graduação em Engenharia Militar pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Atuou como Diretor de Administração do Superior Tribunal Militar, tendo como encargos a gestão de todos os contratos, em especial de obras e serviços de engenharia. Coordenador de projetos de sustentabilidade e para a aplicação de certificação LEED nos futuros empreendimentos da Justiça Militar. Professor de Cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de Gestão da Qualidade em Obras Públicas, Gerenciamento de Projetos e Gestão Estratégica. Veja Mais Voltar

Conteúdos Relacionados

ACESSE NOSSO BLOG

CURSO DE ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS - PPP - 20h

CURSO DE ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS - PPP - 20h

Objetivos

O objetivo geral do Curso de Estruturação de Projetos de Parcerias Público Privadas é capacitar profissionais que já compõem ou que venham a compor as equipes técnicas relacionadas a projetos de PPP, atuando na administração pública ou no setor privado, para o exercício de suas funções. Para isso, o curso terá como objetivos específicos:

• Capacitar profissionais que estejam aptos a formular, implementar, monitorar e avaliar projetos de PPP, com vistas a mobilizar capital para projetos de infraestrutura para melhorar a qualidade da prestação dos serviços públicos.

• Prover linguagem comum e conhecimento básico sobre as Parcerias Público-Privadas;

• Descrever o marco e os trâmites legais para implementação de Concessões e PPP;

• Proporcionar o desenvolvimento dos mecanismos de compliance a ­fim de garantir melhor prestação dos serviços e gestão dos contratos com maior efi­ciência, transparência e controle social.

• Proporcionar a interação de saberes, organizando o conhecimento acumulado na realização de projetos de PPP no Brasil, compreendendo os processos de interação entre o público e o privado como uma alternativa para aquisição de obras e serviços relacionados à infraestrutura;


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Justificativa

A relevância do tema se justifica pelo fato de que houve um sensível incremento na cooperação entre os setores público e privado para a implementação e para a operação de projetos de infraestrutura em uma gama diversificada de atividades econômicas no Brasil e no mundo, nos últimos anos.

Os arranjos de Parcerias Público-Privadas (PPP) foram determinados pela limitação dos orçamentos públicos para atender a todas as demandas de investimentos, mas também pelo foco em ampliar a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade na prestação dos serviços públicos assim como as condições de atendimento das normas de sustentabilidade.

Destaca-se que a capacidade gerencial e a agilidade operacional apresentadas pelo setor privado são preponderantes para que a os anseios da sociedade sejam atendidos tempestiva e completamente, com segurança operacional e jurídica.

A sistemática de concessões, conforme preconizado na legislação das PPP encontra-se entre as mais avançadas formas de atuação conjunta entre os entes públicos e o setor privado, podendo alavancar o alcance de metas de desenvolvimento e de progresso social e econômico.

A capacitação na área é um fator de destaque, seja no meio empresarial ou mesmo no meio governamental, pela inclusão de diferencial qualitativo aos profissionais, focando-se especialmente nas oportunidades futuras de aplicação dos conhecimentos, além da incorporação de princípios de compliance e ética, que indicam a evolução da sociedade brasileira.

O curso apresenta visão holística das definições, conceitos e diretrizes de PPP no Brasil, apresenta as principais funções do setor privado no desenvolvimento de um projeto de PPP, evidencia as diretrizes de PPP bem-sucedidas, analisa os requisitos de projetos e o marco legal das PPP. 

Público alvo

O público alvo do curso é constituído por profissionais, gestores e membros de equipes técnicas do setor público ou do setor privado, que atuam ou estejam ingressando em atividades relacionadas ao universo das Parcerias Público-Privadas.

Pré-Requisitos

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

Será emitido certificado de participação no curso para os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.