CURSO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE IMÓVEIS RURAIS

Extensão
 /   /  Presencial

OBJETIVOS DO CURSO

Desenvolver e apresentar conhecimentos e habilidades necessárias para a realização de Vistorias de Avaliação e Perícias de Imóveis Rurais, apresentando os conceitos gerais, procedimentos básicos e específicos, metodologias, aplicações, legislação e normas técnicas vigentes.

As aulas serão desenvolvidas de forma objetiva e prática, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, trabalhando com as diversas áreas de conhecimento envolvidas com a Engenharia de Avaliações e Perícias de Imóveis Rurais, na qual os profissionais das ciências agrárias desenvolverão abordagens inovadoras, com ênfase no senso crítico, no rigor técnico e na responsabilidade civil requerida por esse tipo de atividade.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso
CARACTERIZAÇÃO E LEVANTAMENTOS DE IMÓVEIS RURAIS (COM PRÁTICA DE CAMPO)

Ementa: Levantamento de dados e informações cadastrais (SNCR/SIGEF/CAFIR/CAR); Sistema de Cadastro Ambiental Rural (necessidade de computadores individuais e internet); levantamentos de benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas; aferição do valor da terra nua; Relatório de Análise de Mercados de Terras Rurais (RAMT); Planilha de Preços Referenciais de Terras Rurais (PPRT); exercícios práticos.

20h
ELABORAÇÃO DE LAUDOS TÉCNICOS DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE IMÓVEIS RURAIS

Laudos de avaliação de imóveis rurais (completos, simplificados, pareceres técnicos, manifestações); conteúdos dos laudos técnicos; técnica de redação de laudos; elaboração da ART; apresentação de trabalhos em equipe sobre abordagens inovadoras em avaliações de imóveis rurais.

20h
ENGENHARIA LEGAL (PERÍCIAS JUDICIAIS E EXTRA JUDICIAIS)

Ementa: Procedimentos em perícias judiciais e extra judiciais; requisitos do perito (prática profissional, atribuições e regulamentação); nomeação do perito e contratação dos assistentes técnicos (ética profissional; elaboração da proposta de honorários periciais; interface com clientes, advogados e magistrados); etapas de uma perícia; formatação de quesitos pelos assistentes técnicos; avaliação nas desapropriações de imóveis rurais (procedimentos administrativos e judiciais); estudos de casos; exercícios práticos.

20h
GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE IMÓVEIS RURAIS

Ementa: Conceitos gerais em geociências e geotecnologias; Sistemas de Informações Geográficas (arquitetura de SIG’s; grandezas e escalas; projeções e SRC’s; configuração de projetos; instalação de plugins; manipulação e conversão com dados vetoriais e raster; álgebra de mapas; manipulação de tabelas de atributos; cálculos de áreas e perímetros); sensoriamento remoto (princípios gerais; principais sensores; tratamento e classificação de imagens de satélite; análise ambiental); noções de georreferenciamento de imóveis rurais (Norma Técnica INCRA); exercícios práticos (elaboração de mapas temáticos com QGIS).

20h
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS

Ementa: Conceitos e princípios gerais da Engenharia de Avaliações de bens; aspectos legais; Norma Brasileira ABNT NBR 14.653 - Avaliação de Bens (partes 1, 3 e 6); procedimentos básicos e específicos na avaliação de imóveis rurais; especificação das avaliações; fontes de informação para o Engenheiro Avaliador; exercícios práticos.

20h
METODOLOGIAS APLICADAS ÀS AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE IMÓVEIS RURAIS

Ementa: Método Comparativo Direto de Dados de Mercado; Método Evolutivo; Método Involutivo; Método da Capitalização da Renda; Método da Quantificação de Custos; exercícios práticos.

20h
MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS À ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE IMÓVEIS RURAIS

Ementa: Levantamento de dados; estudo e definição das variáveis; Estatística Descritiva (tratamento de dados por fatores de homogeneização); Inferência Estatística (tratamento de dados por regressão linear múltipla; análise dos resíduos do modelo incluindo a normalidade dos resíduos; auto-correlação serial e temporal; heterocedasticidade; multicolinearidade; outliers; análise gráfica; teste de sensibilidade do modelo; tabela de fundamentação); noções de estatística espacial; exercícios práticos.

20h

D. SC. DEODATO DO NASCIMENTO AQUINO
DEODATO DO NASCIMENTO AQUINO
Titulação: DOUTOR

Doutor em Engenharia Agrícola - UFC - Área de concentração: Manejo de Bacias Hidrográficas no Semiárido (2012 - 2015). Período de Doutorado Sanduíche no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - (2014), Mestre em Agronomia - Irrigação e Dren... Doutor em Engenharia Agrícola - UFC - Área de concentração: Manejo de Bacias Hidrográficas no Semiárido (2012 - 2015). Período de Doutorado Sanduíche no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - (2014), Mestre em Agronomia - Irrigação e Drenagem - UFC atuando na Linha de Pesquisa: Utilização de Sistemas de Informações Geográficas em Manejo de Bacias Hidrográficas do Semiárido Nordestino, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2001 - 2005), Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Iguatu/CE (1996-1998). Perito Federal Agrário (Engenheiro Agrônomo) do INCRA-SR(02) Ceará (2007 - atualmente). Membro Titular do Comitê da Reserva Biosfera da Caatinga do Estado do Ceará e membro do Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental do Ceará. Veja Mais Voltar

M. SC. EVALDO TAVARES DE SOUZA FILHO
EVALDO TAVARES DE SOUZA FILHO
Titulação: MESTRE

Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é Engenheiro Agrônomo/Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonizaç... Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é Engenheiro Agrônomo/Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/CE). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Vistoria e Avaliação de Imóveis Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Levantamento de Solos e Meio Ambiente. Veja Mais Voltar

M. SC. ERNESTO SANTANA DOS REIS
ERNESTO SANTANA DOS REIS
Titulação: MESTRE

Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2011), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (2002). Peri... Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2011), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (2002). Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA SR-05 ( BA) desde 1997. Estudante de Direito na Faculdade de Ilhéus. Veja Mais Voltar

M. SC. HELDER GRAMACHO DOS SANTOS
HELDER GRAMACHO DOS SANTOS
Titulação: MESTRE

Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação - UFPE (2014), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005). Atualmente é Perito Federal Agrário do INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRI... Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação - UFPE (2014), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005). Atualmente é Perito Federal Agrário do INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA desde setembro de 2006. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Sistemas de Geoinformação, com ênfase em Geotecnologias aplicadas ao estudo de áreas agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Estatística Espacial, Geoestatística, Econometria Espacial, Avaliações e Perícias de Imóveis Rurais, Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais. Veja Mais Voltar

M. SC. JOSÉ ANTONIO MOURA E SILVA
JOSÉ ANTONIO MOURA E SILVA
Titulação: MESTRE

Graduado em Agromonia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1996), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2005). Atuou como pesquisador bolsista entre 1998 e 2002 na EMBRAPA SEMI-ÁRIDO em Petrolina/PE nas linh... Graduado em Agromonia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1996), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2005). Atuou como pesquisador bolsista entre 1998 e 2002 na EMBRAPA SEMI-ÁRIDO em Petrolina/PE nas linhas de pesquisa de manejo de irrigação, física do solo e manejo e conservação de solos, onde é autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior e trabalhos completos e resumos apresentados em congressos. Desde 2004 atua como Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA na Superintendência Regional do Médio São Francisco - SR29, onde desempenha trabalhos relacionados a fiscalização da função social, avaliação de imóveis rurais, além de coordenação e acessoria e diversas áreas da agronomia. Veja Mais Voltar

Pré-Requisitos

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

Será emitido certificado de participação no curso para os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença.


Receba o programa do curso
Sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo:

  • Carga Horária 140 horas
  • Duração 7 meses
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)
  • Matrículas abertas

Não perca tempo! Torne-se um Especialista de sucesso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.