Saiba mais: Vagas de empregos e estágios em Arquitetura e Engenharia
Postado em: 05/08/2024
A Gestão de Integridade de ativos críticos como poços de petróleo é atividade fundamental para profissionais/engenheiros que atuem no planejamento, projeto, construção, operação e serviços de poços. Companhias operadoras de poços, prestadoras de serviço, contratadas de perfuração, estão todas sujeitas ao regulamento do Sistema de Gestão de Integridade de Poços e devem ser capazes de avaliar os riscos envolvidos nas suas atividades, garantir o controle e a qualidade dos itens críticos para a integridade de poço e planejar e executar atividades de verificação e manutenção dos elementos.
Este curso oferece as ferramentas básicas para que qualquer profissional possa iniciar a atuação a Gestão de Integridade de Poços Offshore.
Apresentar a filosofia por trás do planejamento e Gestão de Integridade dos Poços ao longo do ciclo de vida, atendendo ao regulamento brasileiro e as principais normas e práticas internacionais. Discutir sobre os elementos críticos para a integridade, seus critérios de aceitação e processos de verificação e manutenção. Por fim, apresentar os principais problemas que afetam a integridade do poço ao longo das etapas e ações existentes.
O curso aborda a gestão de integridade sobre a perspectiva da gestão de riscos de segurança de processo e operacionais, tratando inclusive dos aspectos de transferência dos riscos, seja internamente a organização através dos processos de well handover ou mesmo a partir da transferência de ativos entre Operadoras.
Neste curso, você irá explorar os Elementos Críticos de Integridade, incluindo as Barreiras de Segurança e o princípio dos Conjuntos Solidários de Barreira. Abordaremos as tabelas CAE, que definem os Critérios de Aceitação dos Elementos.
Além disso, mergulharemos na Integridade no Ciclo de Vida do Poço, analisando todas as fases, desde o projeto até o abandono. Exploraremos Normas, regulamentos e melhores práticas da indústria, incluindo o SGIP (Sistema de Gerenciamento de Integridade de Poço) da ANP, bem como padrões como NORSOK D-010, ISO 16530 e NOG-117.
Você aprenderá sobre a Gestão da Integridade e Análise de Risco, incluindo a verificação de elementos, monitoramento de poços, modelos de falha e transferência de ativos. E, por fim, abordaremos Tópicos Avançados em Integridade de Poços, como elementos compartilhados, cimentação, falha de válvulas, integridade estrutural, corrosão e extensão de vida útil, bem como o CCUS (Captura e Armazenamento de Carbono). Prepare-se para uma compreensão abrangente da integridade de poços na indústria.
É esperado que com a conclusão do curso o aluno possa ser capaz de entender as necessidades relativas à Gestão de Integridade de Poços e tomar melhores decisões a fim de atender ao regulamento técnico estabelecido pela ANP acerca da gestão de integridade aplicada ao ciclo de vida do poço.
Ao final do curso é esperado que os alunos conheçam:
• O papel da integridade de poços ao longo de todas as etapas do ciclo de vida dos poços;
• Os requisitos do Regulamento Técnico SGIP definido pela Resolução ANP nº46/2016;
• Os principais cadernos de boas práticas do IBP relacionados a integridade de poço: Diretrizes para Abandono de Poços, Diretrizes para Projeto e Construção de Poços Marítimos, Diretrizes para Monitoramento de Poços em Abandono Temporário, Integridade de Poços na Transferência de Ativos; Conhecer as melhores práticas internacionais (ISO 16530-1; NORSOK D-010; NOG-117; OLF-70)
• Os riscos associados a integridade de poços;
• As técnicas de avaliação de risco;
• O processo de well handover ou transferência de ativos;
• Os principais problemas relacionados a integridade de poços (cimentação, falha de válvulas, compartilhamento de elementos, corrosão, integridade estrutural)
• Desafios atuais: extensão de vida útil, poços geotérmicos ou de CCUS, poços em áreas ambientalmente sensíveis.
Engenheiros, Tecnólogos e Técnicos de grau médio com formação nas áreas elétrica, química, mecânica, civil, produção, petróleo.