Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndios avança em agenda de projetos
Postado em: 13/10/2020
A ocorrência de incêndios em edificações é uma situação crítica que pode resultar em perdas humanas, materiais e ambientais significativas. Diante desse cenário, é fundamental contar com profissionais qualificados em Perícia de Incêndio, capazes de investigar e analisar as causas e consequências desses eventos, a fim de prevenir sua ocorrência futura e fornecer informações precisas para a tomada de decisões. Com um conhecimento aprofundado sobre as causas e fatores que contribuem para a ocorrência de incêndios, os peritos de incêndio podem identificar deficiências nos sistemas de segurança, nos processos e nas práticas de construção, e recomendar melhorias que reduzam as chances de ocorrência de incêndios e aumentem a segurança das pessoas que utilizam esses espaços, como também realizar análise de sinistro para seguradoras.
Além disso, para processos cíveis ou criminais, o Código de Processo Penal Brasileiro determina que o juiz deverá ser assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico e científico. Os peritos deverão ser nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastros mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado. Os cursos de engenharia não se aprofundam neste tema e se faz necessário uma complementação acadêmica para que o engenheiro adquira os conhecimentos necessários para atuar nesta função.
Capacitar o profissional a realizar uma Perícia de Incêndio ou explosão em edificação com base no método científico preconizado pela NFPA 921 através da análise da dinâmica do incêndio, dos padrões de queima e do comportamento dos materiais ao fogo e confeccionar um laudo pericial de incêndio para subsidiar processos judiciais, análise de risco em plantas industriais e avaliação de sinistros para seguradoras.
Engenheiros, Arquitetos, Químicos, Físicos e Tecnólogos com formação de construção civil.