Arquitetura para a Saúde Mental
Postado em: 03/09/2024
Os responsáveis por estabelecimentos de saúde ou de interesse da saúde assim como os profissionais da arquitetura (ao desenvolver projetos de interesse da saúde) se deparam com o processo de análise de projeto arquitetônico para emissão de alvará sanitário, o que é obrigatório para que ambientes de alto risco sanitário entrem em funcionamento. Esse processo acaba se tornando algo moroso, caro e burocrático. O se esclarecer as etapas e como ser mais eficiente nas documentações necessárias, se espera oferecer aos profissionais informações para que essa etapa seja mais fluida e sem tantos percalços.
O curso visa dar ao profissional da área de arquitetura, engenharia, profissionais gestores da área de saúde, e outros profissionais de áreas afins e responsáveis por estabelecimentos, o treinamento necessário para conseguirem compreender o processo de análise de projeto, suas etapas e como organizar a documentação necessária para a provação. Dessa maneira é possível tornar um processo que por muitas é moroso e burocrático em algo simples e com maior agilidade.
Ao conhecer como funciona o processo de análise de projeto arquitetônico, que é obrigatório para emissão de alvará sanitário, o arquiteto(a) ou engenheiro(a) se tornará um profissional mais eficaz tanto na administração de estabelecimentos de interesse da saúde como na produção de projetos arquitetônicos.
Esse processo é composto de uma documentação obrigatória que serve de apoio à análise de projetos e em por muitas vezes a morosidade do processo, causa prejuízos aos donos de estabelecimento e investidores, portando, ao entregar uma documentação correta e completa agilizamos e otimizamos todo a andamento da aprovação. Por essas razões, entendemos que ao dominar esse conhecimento, o profissional certamente será visto como fundamental e necessário para o processo de aprovação desses projetos.
Vale reforçar que a necessidade de aprovação do projeto para emissão de alvará sanitário não se limita somente a novos estabelecimentos. Ela é obrigatória em caso de reforma ou adequação de espaços, ampliação ou alguma mudança da legislação. Portanto, dominar essa área é importante tanto para quem vai iniciar um empreendimento como para quem precisa mantê-lo em pleno funcionamento.
Arquitetos, engenheiros, profissionais gestores da área de saúde, e outros profissionais de áreas afins, administradores e responsáveis por estabelecimentos de saúde ou de interesse da saúde.