CURSO DE PROJETO E DIMENSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Módulo Básico

Extensão
 /   /  Presencial

OBJETIVOS

• Apresentar os princípios e conceitos básicos necessários para a elaboração de projetos das instalações prediais hidráulicas e sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais);  

• Mostrar a importância da compatibilização do projeto hidráulico-sanitário com os projetos arquitetônico e estrutural, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta;

• Apresentar uma visão conceitual mais prática, didática e simplificada do dimensionamento das instalações prediais hidráulico-sanitárias em PVC (água fria e quente, esgoto e águas pluviais).

• Apresentar os princípios e conceitos básicos para a elaboração de projetos e dimensionamento - Sistema PEX.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

JUSTIFICATIVA

O projeto hidráulico é indispensável ao bem construir, pois evita inúmeros erros na montagem das instalações. Quando o assunto é hidráulica, além de um bom projeto é necessário o emprego de materiais de qualidade comprovada pois os reparos no sistema de canalizações sempre apresentam custos elevados. 

Para se ter uma ideia da negligencia com relação ao projeto e execução das instalações hidráulico-sanitárias, de acordo com várias pesquisas, estima-se que o maior percentual das patologias dos edifícios (vícios, falhas e defeitos construtivos) corresponde a problemas relacionados com as instalações hidráulicas e sanitárias, sendo que aproximadamente 40 % dessas falhas têm origem no projeto.

Pelo fato das instalações do edifício ficarem embutidas (ocultas) pouca importância é dada ao seu projeto sendo muito comum a execução de obras rica em improvisações e gambiarras na busca por máxima economia utilizando-se de materiais de qualidade inferior que somando à baixa qualificação da mão de obra acaba-se por comprometer a qualidade final da obra.

Pela carência de projetistas e o vasto campo a ser explorado, apostar nesse viés é muito promissor.

Este curso foi desenvolvido com o intuito de abordar os conceitos e princípios básicos para elaboração de projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias com ênfase no dimensionamento, além de evidenciar as normas brasileiras que regem cada assunto tratado.

Trata-se de um curso básico para arquitetos, engenheiros civis e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que pretendem se inserir nesse mercado de trabalho. O curso foi desenvolvido com a finalidade de apresentar aos iniciantes uma visão conceitual mais didática, prática e simplificada das instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais .

PÚBLICO ALVO

Engenheiros, Arquitetos, projetistas de instalações prediais hidráulico-sanitárias, alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo e todos os profissionais que trabalham na construção civil.

METODOLOGIA

No curso serão desenvolvidas duas atividades: a de instrumentação (aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais e quadro negro) e desenvolvimento de exercícios de dimensionamento aplicados ao projeto hidráulico-sanitário (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais). A de instrumentação terá como objetivo a transmissão dos conceitos e normas para um adequado funcionamento das instalações prediais e suas possíveis interferências com o projeto espacial/funcional. Os exercícios serão aplicados em sala de aula e corrigidos posteriormente pelo professor. É importante ressaltar que não será utilizado nenhum software especifico durante o curso.

Trata-se de um curso conceitual e teórico sobre os princípios e conceitos básicos necessários para elaboração de projetos em softwares, aplicativos das áreas de engenharia e arquitetura

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

CARVALHO JR., R. Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios básicos para elaboração de projetos. 3ª ed., São Paulo: Editora Blucher, 2018.

CARVALHO JR., R. Instalações Hidráulicas e o projeto de arquitetura. 11ª. Ed., São Paulo: Editora Blucher, 2018.

COMPLEMENTAR

MACINTYRE, A.J. Instalações hidráulicas prediais e industriais. 4ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2010.

CREDER, H. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. 6ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.


PRINCIPAIS NORMAS (ABNT)

NBR 5626 – Instalação predial de água fria, 1998.

NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução, 1999.

NBR 7198 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente, 1993.

NBR 10844 – Instalações prediais de águas pluviais, 1989.


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso

Receba o programa do curso
Para receber informações sobre os valores, data de início, local de realização, favor preencher o formulário abaixo:

Fale com o Coordenador
  • Carga Horária 20 horas
  • Duração 1 final de semana
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)
    • Matrículas abertas
    • Belém, Campinas, Florianópolis, Foz Do Iguaçu, João Pessoa, Porto Velho, Rio De Janeiro, Uberlândia, Vitória

Não perca tempo! Torne-se um Especialista de sucesso